terça-feira, 29 de maio de 2012

Tema: Minha família/ Quem faz parte da minha família?

Tema: Minha família/ Quem faz parte da minha família?
Quem mora comigo? Profissões e Moradia


Justificativa:
Vivemos num mundo em que as mudanças acontecem de forma acelerada. Estamos sempre correndo, preocupados com o tempo que se tornou curto, em relação à quantidade de tarefas que temos à realizar; e com isso, acabamos esquecendo de coisas importantes. Não paramos para refletir se tudo o que fazemos é realmente necessário. É neste contexto que se encontra a nossa família. Será que estamos nos dedicando à ela? Estamos tratando nossa família como um tesouro? E nossos amigos, que devido valor lhe são dados?
Optamos em trabalhar o tema com intuito de despertar a importância e o valor da instituição família na educação de nossas crianças.
 Objetivos:
Ø  Amar e respeitar a família.
Ø  Conhecer o plano original de Deus para as famílias.
  Objetivo geral:
v  Propiciar á criança a reflexão de sua estrutura familiar e o relacionamento entre as pessoas de sua família, e com as demais pessoas que a rodeiam.
 Objetivos específicos:
- Reconhecer a importância de todos os membros da família
- Diferenciar os comportamentos e relacionamentos entre diferentes famílias
- Identificar diferentes tipos de moradia
- Reconhecer a família como parte de sua formação como pessoa
- Conhecer e explorar os diferentes tipos de moradia;
- Construir a noção de ambiente;
- Conhecer as diferentes realidades de moradia da população brasileira;
- Explorar sentimentos de respeito, igualdade e justiça.
- Desenvolver a linguagem oral e escrita
- Identificar algumas letras e números relacionados ao tema
- Identificar as pessoas que fazem parte da família.
-Reconhecer as profissões dos membros da família.
-Conhecer papéis desempenhados por pessoas que fazem parte da família.
-Valorizar a figura materna, bem como outros membros da família.
-Resgatar o valor da família.
-Conhecer e valorizar os tipos de famílias existentes.
-Relatividades de atributos ( MAIOR QUE, MENOR QUE, MAIS LEVE QUE, MAIS PESADO QUE, ETC).
-Narração de fatos.
-Leitura de imagens. contagem, registro numérico e quantidade.
-Expressar oralmente idéias e opiniões.
-Estimular a linguagem oral, artística e escrita;
-Estimular o gosto pela poesia, músicas, histórias e textos diversos.
-Perceber-se como ser humano, menino e menina.
-Números naturais:

Conteúdo:
§  A Família
§  Profissões
§  Números de membros na família
§  Nome e sobrenome
§  Noções de quantidade
§  Moradia
§  Tipos de casa
§  Higiene: Pessoal, social e mental.

Procedimentos:
v  Conversas informais (a vida em família em casa, no trabalho, o que gosta, como se veste etc).
v  Murais (com fotos, recortes, recados para a família)
v  Descrever a família através do desenho.
v  Confeccionar lembranças para a família/amigos
v  Recortar gravuras de presentes para a família/amigos
v  Usar palitos para representar cada membro da família.
v  Sobrenome da Família
v  Comparar membros da família (maior / menor).
v  Árvore genealógica.
v  Procurar gravuras de diferentes tipos de família.
v  Profissão dos membros da família.
v  Comparar as famílias dos colegas e descobrir qual possui maior ou menos número de pessoas.
v  Fixar no mural o sobrenome de cada família.
v  Descobrir a importância do sobrenome.
v  Dramatizar cenas da vida em família.
v  Atividades, cantigas e brincadeiras sobre a higiene física, mental e social.
v  Montar um painel com desenhos; “A minha casa”; Depois de explorar o tema tipos de moradias trabalhar profissões, quem constrói as casa e apartamentos? O construtor.
v  Diferenciar diferentes ambientes que compõe uma casa. Relacionar objetos ao lugar a que aparecem em uma casa. Recortando móveis da sala, quarto, cozinha, quarto; Pesquisar diferentes tipos de moradia, depois desenhe sua casa


 AVALIAÇÃO: Participação e interesses dos alunos, lembrar dos registros diários e leitura do diário de classe.

Profissões na Educação Infantil
















Projeto: Festas Juninas-2012

Tema: Festas Juninas 2012
Justificativa:
Estamos no mês de junho e começam as comemorações das Festas Juninas. Vender balaios, ensaiar a quadrilha e danças típicas, enfeitar a escola… Chega o dia da festa e pronto! O que fica disso para as crianças? Qual o significado dos festejos juninos? A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo o mês de junho.
Objetivo Geral:
Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural;
Objetivos Específicos:
v Conhecer a origem e as características das festas juninas;
v Admirar e respeitar o trabalho do homem do campo;
v Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
v Ouvir com interesse as informações trazidas pelos colegas;
v Valorizar a tradição das festas juninas;
v Socializar com a comunidade escolar e familiar;
v Desenvolver a linguagem oral e escrita;
v Ampliar o vocabulário;
v Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
v Desenvolver a valorização do homem do campo e de suas atividades;
v Incentivar o gosto pela culinária junina;
v Conscientizar sobre os perigos dos balões e fogos de artifício;
v Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras;
v Promover a Festa junina;
Eixos de Ação:
v Identidade e Autonomia
v Artes visuais
v Movimento
v Música
v Linguagem oral e escrita
v Natureza e Sociedade
v Matemática
Sugestão de atividades:


O primeiro passo para desencadear o projeto é ler em sala de aula um livro ou um texto sobre festas juninas, apresentar figuras de festas juninas e musicas de festas juninas para partilhar com os alunos. O professor pode planejar algumas atividades previamente e mobilizar os alunos.



Vale lembrar que é preciso também estar atento aos interesses do grupo, pois o papel do professor neste projeto é de organizador da aprendizagem.

Atividade: O Painel
Faixa etária: 3 a 6 anos de idade.
Conteúdo: Língua Portuguesa, História, Natureza e sociedade.
Objetivos: aprender novos conceitos e descobrir áreas de interesse
Materiais: figuras da festa junina, papel pardo, cola, tesoura, livro sobre festas juninas, textos sobre festas juninas.
O professor preparará um grande painel com as fotos e figuras dos elementos da festa junina e lerá textos sobre festas juninas.
Elementos da festa junina: correio elegante, a fogueira, a quadrilha, o casamento, as bandeiras, os doces, o mastro, os fogos de artifício, as brincadeiras (pau de sebo, bingo, Corrida dos sacos, boliche de latas, caça ao objeto, cadeia, corrida do milho, corrida do ovo na colher, corrida do saco, corrida do saci ou corrida dos sapatos, dança da laranja, pesca da maçã, jogo do bicho ou do rabo do burro, jogo de argolas).
Trabalhar com esses elementos.
Músicas;
Colagem;
Recortes;
Produção de enfeites para a sala com os alunos;
Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, etc.)
Tradições (ensaio para a festa junina)
Ditado Junino;
Comidas típicas;
Origem da Festa Junina;
Elaboração de um mural com as características de uma verdadeira Festa Junina;
Colorir desenhos;
Trabalhar as letras das palavras festas juninas;
Trabalhar Matemática com maior e menor, sequência numérica, números vizinhos, quantidade de letras das palavras;
Confecção  da viseira em conscientização de não soltar balões.


Atividades escolares para São João















Mais São João











Convites e desenhos para São João 2012