quarta-feira, 23 de abril de 2014

Modelos de lembranças para o dia das mães 2014















Projeto para homenagear as mães:PARABÉNS MAMÃE!!! 2014


TEMA: PARABÉNS MAMÃE!!!




JUSTIFICATIVA:

A mãe tem papel primordial na formação da personalidade da criança. Na Educação Infantil, vemos claramente como ocorre efetivamente a participação destas na vida de nossas crianças. Suas figuras representam dentre outros: amor, alegria, verdade, cooperação e tantos outros sentimentos. Neste sentido, trabalharemos músicas e histórias referente ao Dia das Mães, e a importância que elas representam na vida dos pequenos, pois as músicas alegram e embalam e as histórias encantam e dão asas a imaginação. Desta forma, podemos ouvir, cantar, contar e recontar, memorizar, atuar, imitar, enfim, participar ativamente de atividades que com certeza, vão trazer muita aprendizagem e principalmente muito prazer e alegria.

CONTEÚDOS NORTEADORES:

 • Linguagem Oral e escrita 
(Verbalização, prática da escuta, nomes, recontos de histórias, leitura como fonte de prazer, interpretação de fatos oralmente, produção de texto coletivo, interpretação de texto oralmente, trabalho com a letra inicial, leitura de imagens, etc. • Matemática: Exploração de atributos, classificação, formação de pares, igual e diferente, contagem oral, menos e mais, sequência lógica, numeração, ordenação, função social do número, etc. • Natureza e Sociedade: características físicas da mãe, regras de convivência, importância da família, membros da família, diferenças entre as mães, diversidade, etc.) • Artes: cores, formas, criatividade, inventividade, formas, texturas, reaproveitamento de material, organização espacial, organização de ideias, etc. • Música: ritmo sonoro, rimas,

coerência melodia e letra musical, sons externos e internos, reconhecimento de diversidade musical, etc. • Movimento: coreografias e ritmos, representações teatrais, atividades lúdicas diversificadas, jogos e brincadeiras, dramatizações, etc.

OBJETIVO GERAL: Valorizar o papel da mãe refletindo sobre as estruturas familiares, desenvolver a afetividade, linguagem, a socialização, a imaginação e o raciocínio, etc..
OBJETIVOS: - Valorizar através de homenagens internas da escola a figura materna; - Estimular a linguagem oral em meio às conversas, brincadeiras, comunicação e expressão de desejos, opiniões, necessidades, ideias, etc. - Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que despertem e esclareçam curiosidades sobre a família. - Participar de coreografias e mímicas das músicas a serem trabalhadas; - Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação; - Interpretar músicas e canções diversas acerca da temática central do Projeto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano;
· Proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Estabelecer e ampliar as relações sociais;
· Estimular a afetividade entre as crianças a as mães;
· Desenvolver atenção e a criatividade;
· Praticar a coordenação motora fina e ampla;
· Desenvolver a expressão corporal;
· Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
 .Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.

 DESENVOLVIMENTO:

. Conversa informal sobre o Dia das Mães,
· Músicas:  “Mãezinha do céu” (CD dia das mães)
· Confecção de cartazes:
· Grafismo (atividade: ligar os objetos a mamãe);
· Colagem: (recortes e colagem de figuras de revistas);
· Pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta guache;
Lembrando que, esse ano não terá festa em homenagem as mães. Tudo acontecerá em setembro no mês da família.
Referência Bibliográfica
·         COLEÇÃO NANA NENÊ – UMA HISTÓRIA PARA CADA DIA. MÊS DE MAIO.
·         COLEÇÃO: O DIA-A-DIA DO PROFESSOR VOLUME 1-6











































Sugestões de atividades com crianças de 2 a 3 anos-2014

Sugestões de atividades com crianças de 2 a 3 anos

As crianças de 2 e 3  anos são muito alegres e quando possuem um lápis e um papel se divertem bastante.


• As tintas de dedo são as preferidos. Com as mãos sobre o papel estão prontas para pintar com muita alegria. Papéis mais grossos são os indicados, como também maiores.
• Gostam também de construir suas próprias casinhas. Feitas de caixa de papelão com portas e janelas de abrir e fechar. Os móveis também podem ser construídos com caixinhas. Elas mesmas podem pintá-las.
 • As crianças podem fazer colares de diversos materiais
• No segundo ano de vida podem também começar a cantar. Cantem juntos! Elas aprendem rapidamente.
• De às crianças instrumentos musicais simples e fáceis de fazer manualmente. Esses podem ser uma tampa de panela, uma colher que proporciona ritmos como também os instrumentos rítmicos industrializados: tambor, chocalho flauta, etc.

* * Desenvolvimento da fala * *


• Com brinquedos simples o desenvolvimento das crianças pode ser estimulado. Pode-se sempre perguntar: “Onde está...?” Com essa indagação feita sobre diversos materiais e móveis existentes na sala, ou em um livro, você ajuda a elas a aprender o nome dos objetos de entorno e a conhecer o mundo à sua volta.
 • Ainda que a criança não compreenda o sentido da palavra ela apreende o sentido da língua, coisas e relações observando e vivenciando.
•Como outra brincadeira, você pode apontar perguntar-lhe:
- Aonde está seu nariz?
... Sua orelha... sua cabeça... seu braço... sua boca?
E assim ela vai aprender brincando.
 • Nessa idade um bom brinquedo para a criança é um livro de capa e folhas duras. Ali elas podem folhear, sentir e você pode esclarecê-las sobre cada figurinha que esteja ali. (Na creche tem alguns e outros de plásticos também)Incentive smpre o cuidado e explique como manusear esses livros.
 • Para que a linguagem se desenvolva converse com ela e deixe que ela converse com outras crianças. Logo verá como falará mais e cada dia mais corretamente. Conte historinhas para elas. Gostarão de ouvir e pedirão que as repita. Você verá que um dia elas já terão até mesmo decorado a historinha e quando você a contar ela a irá complementar. 

Música com materiais simples.
Caixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira, etc. Podem transformar- se em instrumentos musicais. Use a criatividade!
Enchendo objetos
Dê para as crianças diferentes latinhas, copos de iogurte vazios, papelões, garrafas de plásticos, etc. Elas poderão encher esses objetos com areia, e no verão brincar no parque ou também utilizando água. Comece você mesmo demonstrando como se pode construir uma  torre, uma montanha, etc. com areia, logo elas estarão fazendo o mesmo.

Conhecendo as formas
Recorte  as caixas de papelão (de produtos caseiros) ou caixas de sapato diferentes formas: círculo, triângulo, retângulo, etc. .
Dê para as crianças cortiça, bloquinhos de madeira para montar, pedaços de papéis grossos e peça- as para que as coloquem nos buraquinhos (de diferentes formas) das caixas.

Rolos de papel higiênico
Dê a elas alguns rolos de papel higiênicos vazios ou rolos de papel de cozinha (alumínio, toalha) e elas poderão brincar com eles, fazendo- os rolar, apertando-os, o mais forte consegue até rasgá-los, podem também pisar em cima !
Se as crianças forem um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com tinta de dedo ou ainda colar papeizinhos coloridos que podem ser rasgados em cima ( não se preocupe com a bagunça)
Painéis de textura
Numa cartolina cole uma lixa de papel, folha de alumínio, tecido, algodão, botões, cortiça, formando dois painéis. Deixem as crianças sentir as diferentes texturas.
Você pode escondê-las sobre um pano e as  crianças maiorezinhas poderão pelo tato adivinhar o que é .

Cobra de pano
Costure uma cobra comprida, feita de retalhos de tecido e encha- as com algodão. As crianças irão gostar muito de apalpá-la com a mão. Você poderá utilizar outros materiais para enchê-la.
Recipiente com tampas (vasilhas de margarina, copo de requeijão plásticos)
Você poderá também encher um potinho essas vasilhas com , arroz, pedrinhas. Depois, é só fechar bem e para segurança lacre- a com auxilio de fita isolante ou crepe. (instrumentos)
Papelão
Pode- se pintar um papelão com tintas de dedo. Uma caixa de papelão pode virar uma casinha. É só cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa deverá ser grande.
Com papelão a criança maiorzinha poderá ensaiar recortes (com tesoura sem ponta) e poderá fazer estrelas, ovos de páscoa ( para servirem de móbiles após serem pintados), etc .
Lembre- se que quando elas trabalharem com tinta de dedo, devem usar uma roupa velha ou
um avental ( podemos tentar fazer de TNT)  e o chão ou mesa devem estar protegidos com jornal.
 Aprendendo a guardar os brinquedos
Deixe as crianças guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas podem pô-los em uma caixa de papelão vazia. Podem por: bolas de papel, algodão, bolinhas, etc . Quando tudo estiver dentro todo mundo canta uma musica e se houver tempo coloca- se tudo no  chão novamente e de novo começam a guardar e depois a cantar.

Espelho de papel alumínio
Você pode colar uma folha de papel alumínio na parede para que as crianças  olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de se mirar no espelho. .
Travesseiros de balões
Colocar dentro de algumas fronhas alguns balões cheios e pedir para as crianças deitarem e colocarem a cabeça, rolar por cima e depois estourar ( com certeza será uma grande festa).

Brincadeira na areia
Quando estiverem no parque , dê à crianças forminhas, regadores, água e colheres e deixe- as brincar à vontade. Pode ser também latas, garrafas pet cortadas, vasilhas de margarina, etc.
 Rasgar e colar
Deixe as crianças rasgarem diferentes tipos de papéis: Jornais, papéis transparentes, coloridos, dourados e depois colarem sobre uma cartolina ou papel.

Tecido e lã
Colar restos de tecidos de diferentes formas e tamanhos (posso conseguir). Para se colar lã é necessário uma destreza maior, pois a  criança precisará firmá-la com a ajuda outros dedos para que se fixe no papel.

Caixas de ovos vazias
São também boas para que as  crianças  rasguem  ou também poderão brincar de colocar materiais dentro da caixinha de ovos: papéis amassados, cortiças, etc. Tome porém, cuidado para que não levem objetos pequenos na boca.
 Rasgar e cortar
Catálogos velhos ou jornais podem ser um ótimo material para que as crianças brinquem de rasgar. Quando são maiores podem exercitar-se em cortar as figuras. (lembre- se com tesoura sem ponta)
Areia e cola
A areia pode ser muito bem misturada com a cola, com isso aplicar essa mistura em latinhas e em  ima enfeitar com conchinhas do mar, milho, feijão  etc. .
 Navio de puxar
Com uma caixa de ovos podemos construir um navio de puxar. Com isso as crianças podem pintá-lo com tinta de dedo. Ponha um barbante em uma extremidade e o barquinho está pronto.
Aventuras para crianças pequeninas
Um túnel para as crianças engatinharem por dentro pode ser feito  com papelões grandes, cartolinas, diferentes tipos de tapetes, diferentes tipos de travesseiros , lençóis.etc.
Experimente você primeiro mostrar para elas como devem agir para brincarem e elas aprenderão rápido. Engatinhar embaixo do túnel, cantar rolar, etc.


Mãos a obra!

Projeto Índios e profissões-2014

Projeto Índios e profissões


Justificativa:
A Educação Básica tem como meta que os alunos conheçam e valorizem a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. (RCNEI)
O tema oportuniza o aluno perceber-se outros Grupos sociais, auxiliando-o na Construção da sua  identidade, Na atuação com o outro grupo na vida social, na Preservação do Meio Ambiente em que vive e na construção de valores.
Objetivos Gerais:
v  Refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil.
v  Socialização – estimulando as relações de coleguismo, de amizade e cooperação; 
v  Estimular a oralidade usando livro, música e audiovisual – compreensão e interpretação de histórias, cantar músicas; 
v  Reconhecer o ritmo na música; 
v  Estimular a linguagem e a expressão corporal – danças e imitações; 
v  Estimular a apreciação e valorização de objetos artesanais. 
v  Estimular a prática da coordenação motora em diferentes atividades de recorte, colagem e pintura; 
v  Reconhecer tamanhos – grande/pequeno, maior/menor,; 
v  Reconhecer quantidade - mais/menos; 
v  Reconhecer cores; 
v  Distinguir formas e imagens – igual/diferente; 
Sugestão de atividades:
o   Músicas sobre os índios.
o   Registros Através de textos e Desenhos.
o   Confecção um de mural.
o   Pesquisas.
o   Conversas Sobre o tema.
o   Confecção de cocar e chocalho.
o   Pintura no Rosto.
o   Desenhos para colorir.
Sugestões de planejamento:
Linguagem: Revisão das letras já estudadas e a letra Ii
Matemática: Números 1,2 e 3, quantidade, Maior e menor, alto e baixo, Curto e comprido.
Natureza e Sociedade: A Vida dos índios (Caça, Pesca, Onde moram, comidas, chás).
Jogos e brincadeiras:
Curumim vai pra Oca!
Material: Arcos (bambolês) ou riscar com giz no chão
Jogando:
Distribuir Os Arcos aleatoriamente Pelo Chão. Iniciar com a mesma quantidade de Crianças Participantes.
Como devem caminhar entre os arcos, ao sinal do professor "Curumim vai pra Oca!" Devem entrar no arco.
Dica: Esta brincadeira Foi baseada na brincadeira COELHINHO SAI DA TOCA