PROJETO OLIMPÍADAS 2012
PÚBLICO ALVO: todos os alunos da escola.
DURAÇÃO: início de agosto.
JUSTIFICATIVA
O esporte de uma forma geral com os jogos e as diversas formas de ginástica sempre estiveram muito presentes na nossa cultura, influenciando o comportamento, transmitindo valores, fazendo parte do dia-a-dia das pessoas. Com a proximidade de grandes eventos esportivos que acontecerão em Londres, queremos que os alunos, reconheçam a importância do esporte como momento de união entre os povos.
Desde a sua origem na Grécia Antiga, os jogos Olímpicos são considerados como o maior espetáculo da terra. Na antiguidade, era conhecido como um período de paz entre as guerras, hoje, atletas do mundo inteiro se reúnem em um grande espetáculo que mistura nações, cores, bandeiras e religiões, é o momento onde o esporte é valorizado, mostrando a sua força, acima das diferenças, sejam elas raciais, religiosas, políticas, culturais e das guerras.
Este momento deve ser aproveitado ao máximo, para que as crianças possam conhecer outros povos e diferentes culturas, deixando de lado a competição e ao mesmo tempo torcendo e incentivando atletas e a prática de esportes.
A educação e o esporte devem andar juntos. Além de tratar das questões ligadas ao corpo, a prática esportiva permite uma maior sociabilidade e integração entre as crianças e os jovens dentro das escolas.
Nesse sentido, é fundamental ampliar as oportunidades para a prática esportiva nas escolas, visto que a universalização do esporte dá oportunidade aos alunos de vivenciarem experiências esportivas, recreativas e de lazer, que poderão contribuir significativamente para a formação integral das crianças que se encontram no ambiente escolar.
OBJETIVOS
OBJETIVOS GERAIS:
- Envolver os alunos em atividades saudáveis;
- Resgatar valores, auto estima, integração escolar e social;
- Reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade cultural;
- Desenvolver espírito esportivo e gosto pelo esporte;
- Proporcionar aos estudantes uma maior integração social baseados, sobretudo, na amizade e no respeito mútuo;
- Estimular a prática de atividades físicas, visando à saúde do corpo (mente sadia em corpo sadio);
- Reconhecer o direito de participação sem discriminação de todos os povos e raças;
- Perceber e aceitar as regras como forma de organização e disciplina da própria vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer as variadas modalidades esportivas;
- Perceber a importância do esporte como fonte de saúde física e mental para os seus praticantes;
- Interpretar e produzir textos coletivos;
- Construir gráficos e tabelas utilizando os dados coletados durante os jogos;
- Conhecer a origem das olimpíadas;
- Aprofundar o conhecimento sobre o país e cidade sede das olimpíadas, pesquisando sobre a sua cultura e curiosidades;
- Incentivar o espírito esportivo e o trabalho coletivo;
- Relacionar as modalidades esportivas;
- Identificar as diversas modalidades esportivas;
- Caracterizar cada uma das modalidades esportivas apresentadas;
- Conhecer as regas que compõe cada modalidade.
DESENVOLVIMENTO
Os alunos terão o primeiro contato com as Olimpíadas através da mídia. Os jogos e o destaque dado por ela, colaboram para a curiosidade e interesse das crianças sobre este tema tão rico. Aproveitando esta curiosidade, tem-se dentro do espaço escolar, um momento único para trabalhar valores como ética, cooperação, solidariedade, valores cidadãos de respeito ao outro em sua individualidade, onde os conhecimentos poderão ser aprofundados através de conversas, leituras diversificadas e e reportagens apresentadas na mídia impressa, internet e televisiva.
CONTEÚDOS PROPOSTOS
- Pesquisas sobres as modalidades esportivas;
- Pesquisa sobre a origem das Olimpíadas;
- Pesquisa sobre os países que participarão das Olimpíadas 2012;
- Pesquisa sobre o país e cidade sede das olimpíadas, pesquisando sobre a sua cultura e curiosidades;
- Pesquisa sobre as Bandeiras dos países que participarão das Olimpíadas 2012;
- Regras de cada esporte;
- Produção de texto coletivo;
- Construção de gráficos e tabelas para acompanhar os resultados;
- Esportes.
RECURSOS
HUMANOS
- Equipe escolar;
- Professores;
- Pais de alunos;
- Alunos.
MATERIAIS
- Textos;
- Materiais esportivos;
- Rádio;
- TV;
- Vídeo;
- Lousa;
- Quadra esportiva;
- Papel sulfite;
- Pinceis;
- Lápis de cor;
- Cola;
- Tesoura;
- Fita métrica;
- Bandeiras;
- Jornais;
- Revistas;
- Livros de História;
- Xerox;
- Computador;
- Impressora;
- Réguas;
- Painéis para mural.
PRODUTO FINAL
- Mini olimpíadas na escola;
- Exposição de trabalhos realizados pelos alunos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será no decorrer do projeto, simultânea e permanente, através da observação e registro do professor, mediante a participação dos alunos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRACHT, Valter. Aprendizagem social e educação física. Porto Alegre: Magister, 1992.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: conhecimento de mundo. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
VAGO, Tarcísio Mauro. O esporte na escola e o esporte da escola: da negação radical para uma relação de tensão permanente. Movimento - Ano III - Nº 5 – 1996
0 comentários:
Postar um comentário