domingo, 4 de novembro de 2012

Consciência Negra na Educação Infantil 2012


Tema: Consciência Negra na Educação Infantil

 

JUSTIFICATIVA:

 

Comemorar o 20 de novembro – Dia da Consciência negra, dedicando o mês de novembro, para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho espero que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.

Despertar no aluno o desejo de escutar e ler contos de origem africana, proporcionando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, mesmo de forma não convencional, promovendo o fortalecimento da auto-estima, evidenciando o orgulho de pertencer a um grupo étnico-racial onde sua cultura, sua história, seja valorizada e respeitada.

Sensibilizar a comunidade escolar – crianças, pais e educadores – para perceber e lidar com questões de raça, etnia e diferenças individuais.

Dar visibilidade aos afro-descendentes, no contexto escolar e social.

Buscar compreender a dimensão histórica de cada um.

Proporcionar o conhecimento de si mesmo, reconhecendo-se como um ser de paz e responsável por construir um ambiente de paz, solidariedade e respeito.

Fortalecer a auto-estima e a auto confiança individual e coletiva.

O trabalho de educação anti-racista deve começar cedo. A criança negra precisa se ver como negra e aprender a respeitar a imagem que tem de si mesmo e ter modelos que confirmem essa expectativa.

O projeto visa à alegria e à majestade da cultura africana, tudo como deve ser sem constrangimentos nem equívocos.

Portanto, este projeto trata-se de uma proposta construída, mas não acabada e estará sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano em sala de aula.

 

Objetivos:

 

©     Perceber a mistura de raças existente no Brasil e que a maioria das crianças é fruto dessa mistura.

©     Desenvolver a coordenação motora

©     Introduzir Conhecimento

©     Conhecer contos e lendas africanas

©     Conhecer cantigas populares

©     Conhecer personalidades negras, grandes reis e rainhas da história da África e do Brasil.

©     Estimular o hábito da leitura

©     Estimular a conscientização e o respeito pelas origens

©     Divulgar a cultura negra

©     Trabalhar a igualdade social das etnias

©     Conhecer o artesanato africano

©     Conhecer a histórias dos negros no Brasil e como chegaram aqui, a escravidão, a Lei Áurea, a Lei do Ventre Livre.

©     Compreender o conceito de miscigenação racial

 

Desenvolvimento: Sugestões de Atividades

 

¨     Professor fazer uma leitura de alguns contos que abordam as diferenças raciais. Após o conto, o professor aborda com os alunos sobre o tema em destaque. O professor ainda poderá utilizar bonecas (os) que representam as diferenças raciais.

 

¨     Rodinha de bate-papo e de histórias

¨     Cantigas de roda

¨     Recorte e colagem

¨     Confecção de bijuterias

¨     Artes com jornal

¨     Arte com tinta guache

¨     Dobraduras

¨     Vídeo Kiriku, audição de músicas

¨     A capoeira é um jogo/luta muito interessante, herança da cultura negra, da época da escravidão, vale a pena trazer um grupo para demonstração e pata treinar alguns passos.

¨     Fazer um mural para apresentação do projeto;

¨     Cartaz das raças brasileiras com colagem junto com as crianças;

¨     Fazer com os alunos um mural com desenhos da bonequinha preta ou da menina bonita do laço de fita ou outros.

¨     Ouvir músicas sobre o assunto;

¨     Trabalhar com letras, sílabas e palavras

¨     O projeto terá como encerramento um desfile, onde será dada a oportunidade á todas os alunos para desfilarem caracterizados com os estilos de roupas africanas no último dia do projeto

 

 

0 comentários:

Postar um comentário