Tema: Consciência Negra na
Educação Infantil
JUSTIFICATIVA:
Despertar no aluno o desejo de escutar e
ler contos de origem africana, proporcionando o desenvolvimento da linguagem
oral e escrita, mesmo de forma não convencional, promovendo o fortalecimento da
auto-estima, evidenciando o orgulho de pertencer a um grupo étnico-racial onde
sua cultura, sua história, seja valorizada e respeitada.
Sensibilizar a comunidade escolar –
crianças, pais e educadores – para perceber e lidar com questões de raça, etnia
e diferenças individuais.
Dar visibilidade aos afro-descendentes, no
contexto escolar e social.
Buscar compreender a dimensão histórica de
cada um.
Proporcionar o conhecimento de si mesmo,
reconhecendo-se como um ser de paz e responsável por construir um ambiente de paz,
solidariedade e respeito.
Fortalecer
a auto-estima e a auto confiança individual e coletiva.
O
trabalho de educação anti-racista deve começar cedo. A criança negra precisa se
ver como negra e aprender a respeitar a imagem que tem de si mesmo e ter
modelos que confirmem essa expectativa.
O
projeto visa à alegria e à majestade da cultura africana, tudo como deve ser
sem constrangimentos nem equívocos.
Portanto,
este projeto trata-se de uma proposta construída, mas não acabada e estará
sujeito a mudanças de acordo com o cotidiano em sala de aula.
Objetivos:
©
Perceber
a mistura de raças existente no Brasil e que a maioria das crianças é fruto
dessa mistura.
© Desenvolver a coordenação
motora
© Introduzir Conhecimento
© Conhecer contos e lendas
africanas
© Conhecer cantigas
populares
©
Conhecer personalidades negras, grandes reis e
rainhas da história da África e do Brasil.
© Estimular o hábito da
leitura
© Estimular a conscientização
e o respeito pelas origens
© Divulgar a cultura negra
© Trabalhar a igualdade
social das etnias
© Conhecer o artesanato
africano
© Conhecer a histórias dos
negros no Brasil e como chegaram aqui, a escravidão, a Lei Áurea, a Lei do
Ventre Livre.
© Compreender o conceito de
miscigenação racial
Desenvolvimento: Sugestões
de Atividades
¨
Professor
fazer uma leitura de alguns contos que abordam as diferenças raciais. Após o
conto, o professor aborda com os alunos sobre o tema em destaque. O professor
ainda poderá utilizar bonecas (os) que representam as diferenças raciais.
¨ Rodinha de bate-papo e de
histórias
¨
Cantigas de roda
¨ Recorte e colagem
¨ Confecção de bijuterias
¨ Artes com jornal
¨ Arte com tinta guache
¨ Dobraduras
¨ Vídeo Kiriku, audição de
músicas
¨ A
capoeira é um jogo/luta muito interessante, herança da cultura negra, da época
da escravidão, vale a pena trazer um grupo para demonstração e pata treinar
alguns passos.
¨ Fazer um mural para apresentação do
projeto;
¨ Cartaz das raças brasileiras com colagem
junto com as crianças;
¨ Fazer com os alunos um mural com
desenhos da bonequinha preta ou da menina bonita do laço de fita ou outros.
¨ Ouvir músicas sobre o assunto;
¨ Trabalhar com letras, sílabas e palavras
¨
O projeto terá como encerramento um desfile, onde
será dada a oportunidade á todas os alunos para desfilarem caracterizados com
os estilos de roupas africanas no último dia do projeto
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