Dinâmica para reunião com professores
Os professores devem estar sentados em círculos. Escreva no quadro o que devem fazer quando cada palavra que aparecer no quadro for citada.
Um garotinho chamado Amor
PAZ: Troca de lugar
AMOR: Um abraço
Um garotinho chamado Amor
PAZ: Troca de lugar
AMOR: Um abraço
ÉTICA: Um sonho
SOLIDARIEDADE: Beijo no rosto
BEM VINDOS: Bater palmas
Era uma vez, um garotinho chamado AMOR. Ele sonhava sempre com um mundo diferente, cheio de ÉTICA.
Um certo dia AMOR teve um sonho revelador, que a vida e o seu mundo só teriam sentido quando todos colocassem em prática a SOLIDARIEDADE e a PAZ. Ao acordar o AMOR partiu em busca de construir sua utopia.
Chegando à escola onde estudava encontrou seus amigos com um sorriso nos lábios e cheios de PAZ. Neste instante AMOR começou a perceber que o sorriso dos seus amigos transmitia PAZ e que SOLIDARIEDADE e a ÉTICA existem no interior de cada um de nós, basta saber resgatá-las e compartilhá-las com todos.
Neste momento, um amigo perguntou:
- AMOR, você encontrou um mundo cheio de ÉTICA que procurava?
O AMOR alegre respondeu:
- Sim encontrei! Ele existe na nossa essência humana, basta sabermos nos colocar no lugar do outro e assim, o AMOR, a ÉTICA, a SOLIDARIEDADE neste mundo brotarão.
E assim com muita paz desejamos sejam BEM-VINDOS!
SOLIDARIEDADE: Beijo no rosto
BEM VINDOS: Bater palmas
Era uma vez, um garotinho chamado AMOR. Ele sonhava sempre com um mundo diferente, cheio de ÉTICA.
Um certo dia AMOR teve um sonho revelador, que a vida e o seu mundo só teriam sentido quando todos colocassem em prática a SOLIDARIEDADE e a PAZ. Ao acordar o AMOR partiu em busca de construir sua utopia.
Chegando à escola onde estudava encontrou seus amigos com um sorriso nos lábios e cheios de PAZ. Neste instante AMOR começou a perceber que o sorriso dos seus amigos transmitia PAZ e que SOLIDARIEDADE e a ÉTICA existem no interior de cada um de nós, basta saber resgatá-las e compartilhá-las com todos.
Neste momento, um amigo perguntou:
- AMOR, você encontrou um mundo cheio de ÉTICA que procurava?
O AMOR alegre respondeu:
- Sim encontrei! Ele existe na nossa essência humana, basta sabermos nos colocar no lugar do outro e assim, o AMOR, a ÉTICA, a SOLIDARIEDADE neste mundo brotarão.
E assim com muita paz desejamos sejam BEM-VINDOS!
Essa é uma Dinâmica de Grupo excelente para mostrar como é importante cooperar e se ajudar : É a Dinâmica do Nó !
Leve a sua turma para fora de sala ( para um lugar amplo tipo o pátio ou a quadra). Já traga uma caixa com vários pedacinhos de barbante cortado ( com mais ou menos 2 cm) . Peça para os meninos fazerem um círculo enorme e passe a caixa, pedindo para cada um pegar um pedacinho do barbante. Depois que todos pegaram, mande-os segurar com a mão que escrevem o pedaço de barbante e fale que com uma só mão eles têm que dar um nó no barbante.
Alguns alunos conseguem , mas a maioria não ! Pergunte -os : O que é mais fácil dar um nó com uma das mãos ou com as duas? Agora fale para que cada aluno peça ao amigo da direita ajudá-lo a dar outro nó em seus barbantes – sempre usando uma mão.
Agora passe para a discursão : O que aquilo os lembra ? Na vida dá pra fazer tudo sozinho ? E se você pedir ajuda a alguém, não fica mais fácil ?
Deixe -os falar, expor o que pensam. Geralmente, o trabalho em grupo de sala de aula melhora muito!
Dinâmica Inicio de Ano Letivo - O país imaginário - Normas e Regras para Alunos
Essa dinâmica para o inicio de ano letivo tem por objetivo levar as alunos a perceberem que os direitos também são baseados em necessidades. Desenvolve o relacionamento interpessoal, comunicação e responsabilidade.
Materiais: Folhas de papel; marcadores.
Procedimento: Os professores dividem as os alunos em grupos de 5 e lêem o seguinte texto:
"Imagina que descobriras um novo país, onde ninguém tinha vivido antes, e onde não havia leis nem regras. Tu e os outros membros do teu grupo serão os pioneiros nesta nova terra. Não sabes que tipo de estatuto vais ter lá.”
Individualmente, o aluno escreve uma lista com três direitos que pensa serem essenciais para toda as pessoas que vão habitar este país.
Assim, o professor pede para as pessoas partilharem o que escreveram e concordarem numa lista de 10 direitos que o grupo ache que devam ser garantidos.
Eles deverão dar um nome ao país e escrever numa grande folha de papel juntamente com a sua lista.
Cada grupo apresenta a sua lista aos outros estudantes.
Se houver direitos que surjam repetidos o professor ou educador deverá assinalar com uma cruz.
Depois de todos os grupos terem apresentado, o professor pede para as pessoas encontrarem (se houver) direitos que se contradigam.
Dicas: Questões para discussão:
Será que esta lista pode ser totalmente racionalizada?
Poderão direitos semelhantes estar agrupados em conjunto?
Quão perto da realidade estará esta lista?
No que o grupo se baseou para construir a lista?
Como ocorreu o trabalho nos grupos?
Como avaliam a atividade?
Que lições e aprendizagens podem levar desta vivência?
Observar se os alunos tem boa imaginação e se ocorreu identificação entre os participantes da dinâmica.
Espírito de Equipe
Objetivo: confiança que temos que ter no amigo, espírito de equipe e valorização de pessoas.
Pedir para o grupo de posicionar um de costas para o outro, ombro a ombro. Em seguida pedir para que cada dupla se abaixe até o chão sem colocar as mãos no chão. Alguns vão cair, outros vão conseguir.
Fechar falando da confiança que temos que ter no amigo, sobre o espírito de equipe e valorização das pessoas.
1 comentários:
Fátima, gostei muito das suas sugestões de dinâmicas. Sou educadora também e por coincidência sou natural da querida cidade de Santo Antônio de Jesus-BA. Breve irei matar as saudades da terrinha. Saudações Aurea -Betim-MG
Postar um comentário