quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Texto para inicio do ano letivo

Encontrei na net e achei bem interessante, por isso resolvi compartilhar...


"Entrar realmente no mundo do outro, com aceitação, cria um tipo de vínculo muito especial que não se compara a nenhuma outra coisa que eu conheça."
                                                                            Carl Rogers
E mais um ano letivo se inicia... As férias passaram tão rápido! Começar tudo de novo...
Quando o professor volta às aulas, é inevitável que deixe de ter tais pensamentos, mas também os alunos os têm. Assim é: somos todos únicos e, ao mesmo tempo, somos todos semelhantes.
A mensagem é que você acolha seus sentimentos neste retorno, não "brigue" com eles, mas também não se deixe contaminar pelo que desanima e enfraquece.
A mensagem é praticar um comportamento de acolhimento neste momento. "Como seria isto?", talvez você se pergunte.
Acolher, em educação,  é antes de tudo estar presente, é tentar entrar no mundo destes alunos que chegam, tentar entendê-los e levá-los a perceber que assim estamos em relação a eles. É algo parecido com navegar nas corredeiras de um rio, onde é necessário estar o tempo todo fluindo junto e respondendo a cada momento às mudanças que acontecem.
Para acolher, entretanto, o professor vai precisar entrar na sala de aula meio que "despido" de preconceitos e não se deixando contaminar por experiências negativas anteriores. É claro que nunca se consegue suspender completamente as próprias perspectivas e marcas de acontecimentos passados, mas é importante que estas visões e preconceitos sejam temporariamente colocados "entre parênteses”. Acolhimento envolve um sentimento de admiração perante o outro, se eu acreditar que, por um ano, no mínimo, farei parte da construção da história de vida daquela pessoa, daquela turma, daquele aluno.
Acolhimento em educação é baseado em um olhar e em uma escuta baseados no interesse por aquele a quem vamos ensinar e em suas necessidades, é querer estabelecer um vínculo, uma relação sadia, por menor que seja.
Entretanto, é importante, antes de acolhermos o outro, que façamos um mergulho em nós mesmos, a fim de percebermos a origem comum que nos une a todos, e, em especial, a nossos alunos, que como nós, têm dúvidas, desânimos, beleza interior e interesse pelo prazer de viver.
Cada escola é uma escola.
Cada professor é um professor.
Cada turma é uma turma.
Cada aluno é um aluno.
Que bom que assim seja!
Vamos por isso buscar o encontro dos nossos pontos comuns e CRESCER com a troca do diferente de cada um de nós.

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