terça-feira, 29 de maio de 2012

Projeto: Festas Juninas-2012

Tema: Festas Juninas 2012
Justificativa:
Estamos no mês de junho e começam as comemorações das Festas Juninas. Vender balaios, ensaiar a quadrilha e danças típicas, enfeitar a escola… Chega o dia da festa e pronto! O que fica disso para as crianças? Qual o significado dos festejos juninos? A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo o mês de junho.
Objetivo Geral:
Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural;
Objetivos Específicos:
v Conhecer a origem e as características das festas juninas;
v Admirar e respeitar o trabalho do homem do campo;
v Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
v Ouvir com interesse as informações trazidas pelos colegas;
v Valorizar a tradição das festas juninas;
v Socializar com a comunidade escolar e familiar;
v Desenvolver a linguagem oral e escrita;
v Ampliar o vocabulário;
v Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
v Desenvolver a valorização do homem do campo e de suas atividades;
v Incentivar o gosto pela culinária junina;
v Conscientizar sobre os perigos dos balões e fogos de artifício;
v Propiciar às crianças a participação em diversas brincadeiras;
v Promover a Festa junina;
Eixos de Ação:
v Identidade e Autonomia
v Artes visuais
v Movimento
v Música
v Linguagem oral e escrita
v Natureza e Sociedade
v Matemática
Sugestão de atividades:


O primeiro passo para desencadear o projeto é ler em sala de aula um livro ou um texto sobre festas juninas, apresentar figuras de festas juninas e musicas de festas juninas para partilhar com os alunos. O professor pode planejar algumas atividades previamente e mobilizar os alunos.



Vale lembrar que é preciso também estar atento aos interesses do grupo, pois o papel do professor neste projeto é de organizador da aprendizagem.

Atividade: O Painel
Faixa etária: 3 a 6 anos de idade.
Conteúdo: Língua Portuguesa, História, Natureza e sociedade.
Objetivos: aprender novos conceitos e descobrir áreas de interesse
Materiais: figuras da festa junina, papel pardo, cola, tesoura, livro sobre festas juninas, textos sobre festas juninas.
O professor preparará um grande painel com as fotos e figuras dos elementos da festa junina e lerá textos sobre festas juninas.
Elementos da festa junina: correio elegante, a fogueira, a quadrilha, o casamento, as bandeiras, os doces, o mastro, os fogos de artifício, as brincadeiras (pau de sebo, bingo, Corrida dos sacos, boliche de latas, caça ao objeto, cadeia, corrida do milho, corrida do ovo na colher, corrida do saco, corrida do saci ou corrida dos sapatos, dança da laranja, pesca da maçã, jogo do bicho ou do rabo do burro, jogo de argolas).
Trabalhar com esses elementos.
Músicas;
Colagem;
Recortes;
Produção de enfeites para a sala com os alunos;
Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, etc.)
Tradições (ensaio para a festa junina)
Ditado Junino;
Comidas típicas;
Origem da Festa Junina;
Elaboração de um mural com as características de uma verdadeira Festa Junina;
Colorir desenhos;
Trabalhar as letras das palavras festas juninas;
Trabalhar Matemática com maior e menor, sequência numérica, números vizinhos, quantidade de letras das palavras;
Confecção  da viseira em conscientização de não soltar balões.


0 comentários:

Postar um comentário