terça-feira, 29 de maio de 2012

Tema: Minha família/ Quem faz parte da minha família?

Tema: Minha família/ Quem faz parte da minha família?
Quem mora comigo? Profissões e Moradia


Justificativa:
Vivemos num mundo em que as mudanças acontecem de forma acelerada. Estamos sempre correndo, preocupados com o tempo que se tornou curto, em relação à quantidade de tarefas que temos à realizar; e com isso, acabamos esquecendo de coisas importantes. Não paramos para refletir se tudo o que fazemos é realmente necessário. É neste contexto que se encontra a nossa família. Será que estamos nos dedicando à ela? Estamos tratando nossa família como um tesouro? E nossos amigos, que devido valor lhe são dados?
Optamos em trabalhar o tema com intuito de despertar a importância e o valor da instituição família na educação de nossas crianças.
 Objetivos:
Ø  Amar e respeitar a família.
Ø  Conhecer o plano original de Deus para as famílias.
  Objetivo geral:
v  Propiciar á criança a reflexão de sua estrutura familiar e o relacionamento entre as pessoas de sua família, e com as demais pessoas que a rodeiam.
 Objetivos específicos:
- Reconhecer a importância de todos os membros da família
- Diferenciar os comportamentos e relacionamentos entre diferentes famílias
- Identificar diferentes tipos de moradia
- Reconhecer a família como parte de sua formação como pessoa
- Conhecer e explorar os diferentes tipos de moradia;
- Construir a noção de ambiente;
- Conhecer as diferentes realidades de moradia da população brasileira;
- Explorar sentimentos de respeito, igualdade e justiça.
- Desenvolver a linguagem oral e escrita
- Identificar algumas letras e números relacionados ao tema
- Identificar as pessoas que fazem parte da família.
-Reconhecer as profissões dos membros da família.
-Conhecer papéis desempenhados por pessoas que fazem parte da família.
-Valorizar a figura materna, bem como outros membros da família.
-Resgatar o valor da família.
-Conhecer e valorizar os tipos de famílias existentes.
-Relatividades de atributos ( MAIOR QUE, MENOR QUE, MAIS LEVE QUE, MAIS PESADO QUE, ETC).
-Narração de fatos.
-Leitura de imagens. contagem, registro numérico e quantidade.
-Expressar oralmente idéias e opiniões.
-Estimular a linguagem oral, artística e escrita;
-Estimular o gosto pela poesia, músicas, histórias e textos diversos.
-Perceber-se como ser humano, menino e menina.
-Números naturais:

Conteúdo:
§  A Família
§  Profissões
§  Números de membros na família
§  Nome e sobrenome
§  Noções de quantidade
§  Moradia
§  Tipos de casa
§  Higiene: Pessoal, social e mental.

Procedimentos:
v  Conversas informais (a vida em família em casa, no trabalho, o que gosta, como se veste etc).
v  Murais (com fotos, recortes, recados para a família)
v  Descrever a família através do desenho.
v  Confeccionar lembranças para a família/amigos
v  Recortar gravuras de presentes para a família/amigos
v  Usar palitos para representar cada membro da família.
v  Sobrenome da Família
v  Comparar membros da família (maior / menor).
v  Árvore genealógica.
v  Procurar gravuras de diferentes tipos de família.
v  Profissão dos membros da família.
v  Comparar as famílias dos colegas e descobrir qual possui maior ou menos número de pessoas.
v  Fixar no mural o sobrenome de cada família.
v  Descobrir a importância do sobrenome.
v  Dramatizar cenas da vida em família.
v  Atividades, cantigas e brincadeiras sobre a higiene física, mental e social.
v  Montar um painel com desenhos; “A minha casa”; Depois de explorar o tema tipos de moradias trabalhar profissões, quem constrói as casa e apartamentos? O construtor.
v  Diferenciar diferentes ambientes que compõe uma casa. Relacionar objetos ao lugar a que aparecem em uma casa. Recortando móveis da sala, quarto, cozinha, quarto; Pesquisar diferentes tipos de moradia, depois desenhe sua casa


 AVALIAÇÃO: Participação e interesses dos alunos, lembrar dos registros diários e leitura do diário de classe.

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei o projeto vou fazer com minha turma <3

Gilzete Fernandes disse...

gostei

Postar um comentário