terça-feira, 19 de junho de 2012

Texto sobre avós modernas

Novas avós ou novos conceitos?


“Há poucas décadas alteraram-se nossos prazos, e os conceitos sobre juventude, maturidade e velhice. Passamos a viver mais. Nem sempre a viver melhor. Minhas avós, muito mais jovens do que sou agora, eram velhas: lentas e vagamente reumáticas, roupa escura, cabelo grisalho, óculos na ponta do nariz, fazendo doces ou tricô. 

Hoje as avós dirigem seu carro, viajam, jantam fora com amigas, namoram, usam computador, e de modo geral parecem muito mais felizes do que as damas de antigamente. Mas por outro lado, mais do que nunca impera o repúdio à velhice.

Somos seres humanos completos em qualquer fase, ou melhor, na completude daquela fase. Custa-nos acreditar nisso na velhice, como na adolescência era difícil sermos confiantes nas nossas escolhas quanto ao futuro.

Porém, numa sociedade em que sucesso e felicidade se reduzem a dinheiro, aparência e sexo, se somos maduros ou velhos estamos descartados. Cada dia será o dia do desencanto. Em lugar de viver estaremos sendo consumidos. Em vez de conquistar estaremos sendo devorados pelos nossos fantasmas – na medida em que permitirmos isso.”

Um novo conceito em ser avó
Selecionado pela redatora Bia Brasil
É... modernas ou não, saradas ou fora de forma, o que elas querem mesmo é bom papo, conselho, carinho e amizade entre avós e netos.

Quando você escuta a palavra avó, qual a primeira imagem que vem à sua cabeça? A figurinha dócil, meiga, de cabelos brancos, sentada no sofá fazendo tricô? Bem, isso faz parte do passado! A nova geração de avós venceu preconceitos, o machismo, ultrapassou barreiras, queimou sutiãs e participou da revolução sexual. Essas mulheres deixaram as tarefas domésticas para trabalharem fora e isso não as impediu de criarem seus filhos. Agora, anos depois de tantas conquistas que mudaram a sociedade, elas se vêem às voltas com uma nova realidade: os netos. Como será que essas jovens senhoras estão vivendo essa nova etapa da vida? Será que elas aceitam as liberdades e o comportamento dos netos com o mesmo desembaraço e naturalidade do passado? O Bolsa de Mulher foi conversar com algumas mulheres para saber como vivem e o que querem essas vovós modernas.
As mulheres que eram jovens nas décadas de 60 e 70 hoje em dia têm pouco mais de 50 ou 60 anos de idade. Mas nem parece. Com o avanço da medicina, elas retardaram o envelhecimento e melhoraram a qualidade de vida. Participam ainda economicamente e socialmente de forma ativa e juntam a experiência de vida com um frescor pouco comum na juventude de hoje. É, o conceito de velhice mudou. "As mulheres de hoje são avós muito diferentes de suas avós. O modelo cultural mudou. Atualmente ela ainda trabalha, não é velha. A noção de velhice também se transformou. Uma senhora de 60 anos não tem a aparência de uma da mesma idade de algumas décadas atrás, ao contrário, é jovial e isso reconfigura tudo. Muitas se dizem encantadas por serem avós, sem medo".

0 comentários:

Postar um comentário