domingo, 5 de agosto de 2012

Atividade sobre olimpíada

Classe        Casa
SÍMBOLOS OLÍMPICOS
Existem símbolos que caracterizam os jogos olímpicos. Os mais importantes são:
Aros interligados: os cinco aros interligados na bandeira das olimpíadas, que têm as cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho, representam os cinco continentes e a união entre eles.
Tocha: apareceu pela primeira vez em Berlim (1936), é inspirada no fogo sagrado e purificador dos gregos antigos. Percorre diversos países, sendo conduzida pelos melhores esportistas de seus respectivos países. É mesmo emocionante ver a tocha chegar à pira olímpica no dia da abertura!
Lema olímpico: é simples e inspirado também nos gregos - Citius, Altius, Fortius, ou seja, o mais rápido, o mais alto, o mais forte - reflete a ideia de superação do atleta em busca da conquista da medalha olímpica.
Mascote: são personagens que acabam caracterizando cada edição dos jogos olímpicos. A primeira foi criada em 1968 para os jogos da França. O objetivo das mascotes é criar um vínculo afetivo com o público e são criadas levando em consideração as características da cultura ou à fauna do local onde estão sendo realizados os Jogos.
Hino: foi composto pelo compositor grego, Spirou Samara, com letra do músico, também grego, Cositis Palamas, em 1896. O COI adotou-o como “olímpico” em 1958. Desde então, o hino é executado quando a bandeira olímpica é hasteada em todas as cerimônias de abertura.
Juramento: os atletas tem que fazer um juramento antes das competições iniciarem. A leitura do juramento cabe a um atleta do país anfitrião e tem seguinte conteúdo: "Em nome de todos os competidores, eu prometo participar nestes Jogos Olímpicos, respeitando e cumprindo com as normas que o regem, no verdadeiro espírito esportivo, pela glória do esporte e em honra às nossas equipes".
Medalha: todos correm atrás delas, mas só os melhores conseguem! As medalhas olímpicas de premiação (ouro, prata ou bronze) tem medida padronizada, deve ter, no mínimo, 60 mm de diâmetro e 3 mm de espessura.

JOGOS PARAOLÍMPICOS
São competições específicas para atletas com algum tipo de deficiência, sensorial, física ou mental, com adaptações nas regras, de acordo com as necessidades especiais que os atletas apresentam. Esses jogos ocorrem no mesmo país que cedia as olimpíadas, mas tem início depois do encerramento das Olimpíadas.
Os primeiros jogos paraolímpicos ocorreram em 1960, na cidade de Roma. Esse evento reuniu 400 atletas, de 23 países diferentes, para disputar as competições. Desde então os atletas paraolímpicos vem se profissionalizando e o número de atletas vêm crescendo significativamente.



1-   Quais símbolos caracterizam as olimpíadas?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-   Qual desses símbolos olímpicos você considera mais interessante? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-   Como você aprendeu as pessoas que tem limitações também podem praticar esportes e competir nas olimpíadas, mostrando que podem superar seus limites e bater recordes. Agora, com a ajuda de um adulto, pesquise sobre a vida de um atleta paraolímpico que hoje é considerado um exemplo de superação.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-   Agora, cole figuras de esportes que são praticados por atletas paraolímpicos e escreva o nome de cada uma delas:

0 comentários:

Postar um comentário