Inicio do 2º Semestre 2013
Acredite nas suas possibilidades para
operar sobre as situações de modo a atingir objetivos. Só se realiza aquilo em
que se acredita.
Projeto:
"Afetividade, uma lição de carinho".
Duração:
03 a 12/07
APRESENTAÇÃO
Cultivar a amizade desde a infância tem um efeito
muito significativo na vida dos pequenos. Trabalhar a amizade não é algo que
acontece de imediato, ela se constrói no convívio com o outro e nas ações do
dia a dia. Dessa forma, a escola tem papel de extrema importância em garantir a
inclusão de todos em sala de aula, proporcionando um ambiente rico em conhecimento
e valores. Segundo Chalita (2009, p. 33), os professores devem incentivar
naturalmente o relacionamento. As trocas de experiências entre os alunos, a
soma de talentos, habilidades e competências garantem maior desenvolvimento a
todos
O
afeto é o princípio norteador da autoestima, sendo assim cultivar e trabalhar a
amizade é algo que não é imediato. Depois de desenvolvido o vínculo afetivo, a aprendizagem, a motivação
e a disciplina como 'meio' para
conseguir o autocontrole da
criança e seu bem estar são conquistas significativas.
A afetividade consiste em poder fazer com que a criança receba o contato
físico, verbal, a relação de cuidados, mas isso também implica conflitos,
envolvendo amor e raiva. O afeto refere-se a atitudes e sentimentos expressados
ou presentes no ambiente. Sua maneira de ser, atuar e falar é muito
significativa.
Sabe-se que num certo espaço de
tempo (os primeiros anos de vida), a criança passa por diversas etapas físicas,
mentais, sociais e emocionais, que são
fundamentais ao seu desenvolvimento e que influenciarão na formação e
desenvolvimento de sua personalidade. O comportamento agressivo aparece como desejo ou possessão de
um espaço, brinquedo, na busca pela
atenção de um adulto. Com a entrada na escola, passa a viver em dois microssistemas (família e
escola), gerando conflitos que, diante
de sentimento de impotência para resolvê-los ou de insegurança, manifestam a agressividade.
JUSTIFICATIVA
A ideia surgiu através da
observação e da necessidade de trabalhar a
afetividade, a amizade, o respeito pelo outro e a importância dele na
nossa vida, partilhando sentimentos, dizendo e ouvindo o que o outro
pensa, transformando as ações em um ato de afeto e carinho. Dessa
maneira, é interessante a proposta de atividades que façam com que a criança
se coloque no lugar do outro. Para que os estímulos tornem produtivos, é preciso que nós educadores procuremos meios de amenizá-la. Portanto este
projeto foi estruturado procurando métodos, a fim de amenizar tal agressividade.
nossa vida, partilhando sentimentos, dizendo e ouvindo o que o outro
pensa, transformando as ações em um ato de afeto e carinho. Dessa
maneira, é interessante a proposta de atividades que façam com que a criança
se coloque no lugar do outro. Para que os estímulos tornem produtivos, é preciso que nós educadores procuremos meios de amenizá-la. Portanto este
projeto foi estruturado procurando métodos, a fim de amenizar tal agressividade.
OBJETIVO
GERAL
·
Mostrar à criança a importância do afeto com as
pessoas. Que ele compreenda que
precisamos das pessoas para viver e tenha consciência de que é preciso respeitar e valorizar o "outro".
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
v Utilizar
a linguagem oral como meio de ampliação do vocabulário e pensamento organizando
as ideias e contar suas próprias experiências;
v Demonstrar
equilíbrio nas relações, atitudes de cooperação, respeito, afeto e aceitação perante os demais colegas;
v Realizar
atividades de grafia, recorte, colagem e desenho;
v Entrevistar
funcionários da unidade;
v Desenvolver
nas crianças as competências sociais;
v Destacar
como lidam com as quatro emoções básicas: medo, alegria, tristeza e ira;
v Vivenciar
situações de socialização e interação com a família e amigos;
v Desenvolver
a criatividade e a imaginação através das atividades propostas;
v Cuidar de
si e do próximo;
v Respeitar
limites e obedecer a regras;
v Desenvolver
o raciocínio lógico, a lateralidade, sequencias e seriação; capacidade de situar
cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no
espaço.
CONTEÚDO
Linguagem
oral:
© Discriminação auditiva e visual.
© Expressão oral (histórias, contos, músicas, dramatização,
etc.).
© Estudo do próprio nome;(continuação)
© Coordenação motora;
© Sentimentos;
© Palavras mágicas;
Lógico/matemática:
© Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação
© Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação
cor – forma – tamanho;
© Conceito de lateralidade (esquerdo e direito);
© Orientação espacial: antes/ depois/ atrás/ na frente/
fechado/ aberto/
de costa/ em cima/ debaixo/ em pé/ deitado/ sentado/ longe/
perto;
© Coordenação motora;
© Discriminação audiovisual;
© Sequencia e seriação;
© Desenvolver noção de contagem.
Artes:
© Recortes e colagens;(atenção para o excesso de colagens)
© Desenho e pinturas;
© Músicas;
© Sucata;
© Argila e massinha;
© Dramatização.
Movimento:
© Expressividade;
© Dança;
© Equilíbrio e coordenação;
© Esquema corporal;
© Brincadeiras e jogos diversos;
© Música.
Natureza
e sociedade:
© Identificação do EU/outro;
© Regras de convivência em grupo e o uso do espaço coletivo;
© Higiene corporal (mãos, dentes, uso do banheiro-continuação)
RECURSOS
METODOLÓGICOS:
© Livros, revistas e jornais, CD/som, TV/filmes, papéis
diversos, lápis coloridos, giz, giz de cera, hidrocor, tintas e pincéis, máquina fotográfica, livros de literatura
infantil, cola, tesoura, fichas com letras, sílabas, palavras, números,
figuras, tnt, bastão e pistola de cola quente, flores, e outros conforme a
necessidade.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS:
©
Trabalhar com o vaso de flores para expressarem seus sentimentos
(alegria
e tristeza);
©
Propiciar um momento diário onde as crianças digam
"Bom dia" aos amigos;
"Bom dia" aos amigos;
© Confecção de cartazes;
© Jogos e brincadeiras diversos e cooperativos;
© Fazer o trabalho de identidade, sobre ela para que os amigos
a
conheçam melhor e aprendam a respeitá-la;(continuação)
conheçam melhor e aprendam a respeitá-la;(continuação)
© Pesquisar em revistas pessoas diferentes (alto, baixo,
gordo, magro...) para observarem as
igualdades e diferenças no grupo;
© Propiciar momentos onde as crianças presenteiem(cartão) os
aniversariantes do primeiro semestre, mostrando a importância de ser carinhoso;
© Criação do cartaz com recortes de revistas e livros com o
tema:
“Ser Amigo é!”.
“Ser Amigo é!”.
© Confeccionar juntamente com as crianças “carinhas” montando
em seguida com essas carinhas o Mural dos Sentimentos e expor em locais de circulação da Creche(escola)
© Leituras, dramatizações, contações de histórias, fabulas e outros;
© Leituras, dramatizações, contações de histórias, fabulas e outros;
© Desenho, colagem, recorte e pinturas com diferentes
materiais e técnicas;
© Brincar com materiais pedagógicos e brinquedos variados, músicas (canções de roda, mímica);
© Rodas de conversa com as crianças para estabelecimento de
combinados com relação aos cuidados com o (a) amigo (a);
combinados com relação aos cuidados com o (a) amigo (a);
© Caixa surpresa;
© Outros conforme a necessidade no decorrer do projeto.
CULMINANCIA:
© Festa com lanche diferenciado;
som e cd diverso; TV com fotos das
crianças; amigo secreto entre as crianças, educadoras e a exposição de todos os trabalhos e atividades feitas pelas mesmas; cantinho da leitura(sala multiuso); DVD: Galinha pintadinha.
crianças; amigo secreto entre as crianças, educadoras e a exposição de todos os trabalhos e atividades feitas pelas mesmas; cantinho da leitura(sala multiuso); DVD: Galinha pintadinha.
AVALIAÇÃO:
Os alunos estarão sendo avaliados
globalmente durante o desenvolvimento do projeto, através da observação
contínua no desenvolvimento de novos hábitos em relação a si e ao próximo
através dos depoimentos e relatos diários. No desempenho de suas atividades, no
desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem; nas relações
e manifestações com os amigos e educadores; dificuldades e suas expressões
relacionadas ao seu desenvolvimento. Nas atitudes positivas ou negativas com
relação às atividades; capacidade de cooperação e aproveitamento de tempo.
Lembrar de registrar no diário de classe.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
GUILHERME, Yvone. Projeto Ciranda da Diversidade: Tema 03:
“Uma Lição de Carinho”, Trabalhando a Agressividade e a Afetividade na Creche.
Oito de junho de 2011. Disponível em <
http://crechejoannadeangelis.blogspot.com.br/2011/06/projeto-ciranda-da-diversidade-tema-03.html
>. Acessado em 07de Junho de 2013.
SETOR PSICOPEDAGÓGICO E SOCIAL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
PROJETO AFETIVIDADE EM SALA. 8 de junho de 2011, Patos. Disponível em <
http://sppseducao.blogspot.com.br/2011/06/projeto-afetividade-em-sala.html
>. Acessado em 07 de junho de 2013.
CANDREVA, Thábata. A agressividade na educação infantil: o
jogo como forma de intervenção. Revista pensar a pratica v. 12, n. 1 (2009).
Disponível em < http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/4520/4695
>. Acessado em 09 de Junho de 2013.
MATOS, Renata. Projeto Afetividade. Foz do Iguaçú, abriu 2007.
Disponível emhttp://blog.educacaoadventista.org.br/caixinhadedescobertas/index.php?op=post&idpost=9&titulo=Projeto+Afetividade
>. Acessado em 9 de junho de 2013
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