sexta-feira, 28 de junho de 2013

Projeto para educação Infantil sobre Amizade 2013


          Inicio do 2º Semestre 2013

Acredite nas suas possibilidades para operar sobre as situações de modo a atingir objetivos. Só se realiza aquilo em que se acredita.


Projeto: "Afetividade, uma lição de carinho".

Duração: 03 a 12/07

APRESENTAÇÃO

Cultivar a amizade desde a infância tem um efeito muito significativo na vida dos pequenos. Trabalhar a amizade não é algo que acontece de imediato, ela se constrói no convívio com o outro e nas ações do dia a dia. Dessa forma, a escola tem papel de extrema importância em garantir a inclusão de todos em sala de aula, proporcionando um ambiente rico em conhecimento e valores. Segundo Chalita (2009, p. 33), os professores devem incentivar naturalmente o relacionamento. As trocas de experiências entre os alunos, a soma de talentos, habilidades e competências garantem maior desenvolvimento a todos

O afeto é o princípio norteador da autoestima, sendo assim cultivar e trabalhar a amizade é algo que não é imediato. Depois de desenvolvido  o vínculo afetivo, a aprendizagem, a motivação e a disciplina como 'meio' para

conseguir o autocontrole da criança e seu bem estar são conquistas  significativas. A afetividade consiste em poder fazer com que a criança receba o contato físico, verbal, a relação de cuidados, mas isso também implica conflitos, envolvendo amor e raiva. O afeto refere-se a atitudes e sentimentos expressados ou presentes no ambiente. Sua maneira de ser, atuar e falar é muito significativa.

Sabe-se que num certo espaço de tempo (os primeiros anos de vida), a criança passa por diversas etapas físicas, mentais, sociais e emocionais,  que são fundamentais ao seu desenvolvimento e que influenciarão na formação e desenvolvimento de sua personalidade. O comportamento  agressivo aparece como desejo ou possessão de um espaço, brinquedo,  na busca pela atenção de um adulto. Com a entrada na escola, passa  a viver em dois microssistemas (família e escola), gerando conflitos que,  diante de sentimento de impotência para resolvê-los ou de insegurança,  manifestam a agressividade.

JUSTIFICATIVA

A ideia surgiu através da observação e da necessidade de trabalhar a  afetividade, a amizade, o respeito pelo outro e a importância dele na
nossa vida, partilhando sentimentos, dizendo e ouvindo o que o outro
pensa, transformando as ações em um ato de afeto e carinho. Dessa
maneira, é interessante a proposta de atividades que façam com que a criança
se coloque no lugar do outro. Para que os estímulos tornem produtivos, é preciso que nós educadores procuremos meios de amenizá-la. Portanto este
projeto foi estruturado procurando métodos, a fim de amenizar tal agressividade.

OBJETIVO GERAL

·        Mostrar à criança a importância do afeto com as pessoas. Que ele compreenda  que precisamos das pessoas para viver e tenha consciência de que é preciso  respeitar e valorizar o "outro".

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

v Utilizar a linguagem oral como meio de ampliação do vocabulário e pensamento organizando as ideias e contar suas próprias experiências;

v Demonstrar equilíbrio nas relações, atitudes de cooperação, respeito,  afeto e aceitação perante os demais colegas;

v Realizar atividades de grafia, recorte, colagem e desenho;

v Entrevistar funcionários da unidade;

v Desenvolver nas crianças as competências sociais;

v Destacar como lidam com as quatro emoções básicas: medo, alegria,  tristeza e ira;

v Vivenciar situações de socialização e interação com a família e amigos;

v Desenvolver a criatividade e a imaginação através das atividades  propostas;

v Cuidar de si e do próximo;

v Respeitar limites e obedecer a regras;

v Desenvolver o raciocínio lógico, a lateralidade, sequencias e seriação; capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu  tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.

CONTEÚDO

Linguagem oral:

© Discriminação auditiva e visual.

© Expressão oral (histórias, contos, músicas, dramatização, etc.).

© Estudo do próprio nome;(continuação)

© Coordenação motora;

© Sentimentos;

© Palavras mágicas;

 

Lógico/matemática:

© Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação

cor – forma – tamanho;

© Conceito de lateralidade (esquerdo e direito);

© Orientação espacial: antes/ depois/ atrás/ na frente/ fechado/ aberto/

de costa/ em cima/ debaixo/ em pé/ deitado/ sentado/ longe/ perto;

© Coordenação motora;

© Discriminação audiovisual;

© Sequencia e seriação;

© Desenvolver noção de contagem.

Artes:

© Recortes e colagens;(atenção para o excesso de colagens)

© Desenho e pinturas;

© Músicas;

© Sucata;

© Argila e massinha;

© Dramatização.

Movimento:

© Expressividade;

© Dança;

© Equilíbrio e coordenação;

© Esquema corporal;

© Brincadeiras e jogos diversos;

© Música.

Natureza e sociedade:

© Identificação do EU/outro;

© Regras de convivência em grupo e o uso do espaço coletivo;

© Higiene corporal (mãos, dentes, uso do banheiro-continuação)

 

RECURSOS METODOLÓGICOS:

© Livros, revistas e jornais, CD/som, TV/filmes, papéis diversos, lápis coloridos, giz, giz de cera, hidrocor, tintas e pincéis,  máquina fotográfica, livros de literatura infantil, cola, tesoura,  fichas  com letras, sílabas, palavras, números, figuras, tnt, bastão e pistola de cola quente, flores, e outros conforme a necessidade.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

© Trabalhar com o vaso de flores para expressarem seus sentimentos

(alegria e tristeza);

© Propiciar um momento diário onde as crianças digam
"Bom dia" aos amigos;

© Confecção de cartazes;

© Jogos e brincadeiras diversos e cooperativos;

© Fazer o trabalho de identidade, sobre ela para que os amigos a
conheçam melhor e aprendam a respeitá-la;(continuação)

© Pesquisar em revistas pessoas diferentes (alto, baixo, gordo, magro...)  para observarem as igualdades e diferenças no grupo;

© Propiciar momentos onde as crianças presenteiem(cartão) os aniversariantes do primeiro semestre, mostrando a importância de ser carinhoso;

© Criação do cartaz com recortes de revistas e livros com o tema:
“Ser Amigo é!”.

© Confeccionar juntamente com as crianças “carinhas” montando em seguida com essas carinhas o Mural dos Sentimentos e expor em locais de  circulação da Creche(escola)
©
 Leituras, dramatizações, contações de histórias, fabulas e outros;

© Desenho, colagem, recorte e pinturas com diferentes materiais e técnicas;

© Brincar com materiais  pedagógicos e brinquedos  variados, músicas (canções de roda, mímica);

© Rodas de conversa com as crianças para estabelecimento de
combinados com relação aos cuidados com o (a) amigo (a);

© Caixa surpresa;

© Outros conforme a necessidade no decorrer do projeto.

CULMINANCIA:

 

© Festa com lanche diferenciado; som e cd diverso; TV com fotos das
crianças; amigo secreto entre as crianças, educadoras e a exposição de todos os trabalhos e atividades feitas pelas mesmas; cantinho da leitura(sala  multiuso); DVD: Galinha pintadinha.

 

AVALIAÇÃO:

Os alunos estarão sendo avaliados globalmente durante o desenvolvimento do projeto, através da observação contínua no desenvolvimento de novos hábitos em relação a si e ao próximo através dos depoimentos e relatos diários. No desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem; nas relações e manifestações com os amigos e educadores; dificuldades e suas expressões relacionadas ao seu desenvolvimento. Nas atitudes positivas ou negativas com relação às atividades; capacidade de cooperação e aproveitamento de tempo. Lembrar de registrar no diário de classe.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

GUILHERME, Yvone. Projeto Ciranda da Diversidade: Tema 03: “Uma Lição de Carinho”, Trabalhando a Agressividade e a Afetividade na Creche. Oito de junho de 2011. Disponível em < http://crechejoannadeangelis.blogspot.com.br/2011/06/projeto-ciranda-da-diversidade-tema-03.html >. Acessado em 07de Junho de 2013.

SETOR PSICOPEDAGÓGICO E SOCIAL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. PROJETO AFETIVIDADE EM SALA. 8 de junho de 2011, Patos. Disponível em < http://sppseducao.blogspot.com.br/2011/06/projeto-afetividade-em-sala.html >. Acessado em 07 de junho de 2013.

CANDREVA, Thábata. A agressividade na educação infantil: o jogo como forma de intervenção. Revista pensar a pratica v. 12, n. 1 (2009). Disponível em < http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/4520/4695 >. Acessado em 09 de Junho de 2013.

MATOS, Renata. Projeto Afetividade. Foz do Iguaçú, abriu 2007. Disponível emhttp://blog.educacaoadventista.org.br/caixinhadedescobertas/index.php?op=post&idpost=9&titulo=Projeto+Afetividade >. Acessado em 9 de junho de 2013

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