sábado, 24 de setembro de 2011

Projeto Alimentação 2011


JUSTIFICATIVA:

O presente projeto tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudáveis a partir dos 2 anos de idade, ampliando os conhecimento das crianças sobre o tema.
Diariamente algumas crianças recusam provar o lanche que é oferecido, os alimentos são preparados com todo capricho e desperdiçados no lixo. Outra preocupação foi com relação aos pais, que também dizem que em casa eles recusam os alimentos.
Tal quadro deve nos mobilizar para realizar um trabalho prévio em sala de aula.

OBJETIVOS:

* Ampliar o vocabulário;
* Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
* Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos;
*Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
*Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
*Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);
*Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos;
*Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
* Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.
Identificar as preferências alimentar dos alunos;
·         Identificar diferentes tipos de alimentação
·         Desenvolver a atenção e percepção
·         Estimular a linguagem oral
·         Estimular a criatividade
·         Desenvolver a coordenação motora.

Sugestões de Atividades:



1ª ETAPA: Atividades orais.
* Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, etc.
* Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/o que aprendemos);

Perguntar aos alunos:
Vocês gostam de comer verduras, frutas e legumes?
Querem saber  por que é importante comer  esses alimentos?
 É importante por causa das vitaminas  e sais minerais?
Trabalhar com os alunos sobre as cores das frutas, legumes, e verduras através de fantoches, gravuras etc.

2ª ETAPA-Experimentos:

·         Confeccionar os fantoches das frutas e cantar:
Vamos juntos coleguinhas
Nesta roda das frutinhas
Vai dizendo o seu nome
Sua cor e seu sabor
( Ciranda cirandinha)
·         Levar os alunos a experimentar  o gosto dos alimentos e dizer o que sentiram.
·         A banana é doce?
·         O limão é azedo?
·         A pipoca é salgada?
·         O jiló é amargo?
·         Experiências;
Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas; (Atividade interessante para as crianças)
·         Com cenoura- cortar a ponta e deixar em água
·         Secar cascas de laranja

Adicionar legenda
3ª ETAPA

O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doce?
E o doce respondeu pro doce,
Que o doce mais doce
É o doce de bata doce.

·         Trabalhar a letra d
·         Fazer uma listagem de doces conhecidos
·         Desenhos com interferência e sem interferência;
·         Atividades com papel amassado;
·         Disponibilizar frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem

4ª ETAPA

·         Massa de modelar;
·         Confecção de painéis.
·         Registro dos alimentos mais consumidos na família;
·         Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;
·         Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;

5ª ETAPA
v  Fazer um sorvete com papel amassado
v  Brincadeiras
Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar
v  Olfativa: Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato
v  Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
v  Grupo- Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece
v  Jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra.

6ª ETAPA

v  Trabalhar com as letras da palavra alimentação;
v  Quantidade de letras q ela possui;
v  Trabalhar com os numerais, etc
v  Colorir desenhos;
v  Construir desenhos livres;
v  Ouvir CD
v  Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos
v  Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.

1 comentários:

natycantinhodoeva disse...

adorei o projeto, parabéns, você é muito criativa, vou utilizar a sua idéia com minha turminha, aagradeço pela disponibilização.

Postar um comentário