sábado, 24 de setembro de 2011

Projeto Plantas e Primavera 2011

Tema: Plantas e Primavera


Justificativa:
Este projeto visa promover o estudo das plantas, podendo o professor adaptá-lo para as diferentes idades dos alunos, bem como para as turmas, desde a educação infantil até 2º ano do ensino fundamental. Como também vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.
A preservação do meio ambiente é condição necessária a sobrevivência humana, e a educação ambiental é o meio mais eficaz de se formar cidadãos mais preocupados com o futuro do meio ambiente, e consciente da necessidade do desenvolvimento sustentável. Educar as crianças hoje, para a preservação ambiental e para o desenvolvimento sustentável é o melhor caminho de se garanti o futuro da humanidade.
 .Objetivo Geral:
Reconhecer a importância das plantas em nossa vida e suas diversas utilidades.
Objetivos específicos:

• Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências;
• Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência;
• Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança;
• Diferenciar as partes da planta;
• Reconhecer a importância das plantas para nossa vida;
• Desenvolver habilidades lógico matemáticas;
• Desenvolver habilidades de leitura e escrita.

Sugestão de Atividades:

Começar com a história da planta ( em anexo)
• Atividades orais e escritas;
• Plantio de diferentes mudas;
• Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo plantas; (o quebra cabeça de madeira que as escolas receberam)
• Brincadeiras;
• Músicas e Danças;
• Culinária (apresentação de chá);
• Pinturas, Dobraduras e Recortes;
• Matérias recicláveis (sucatas);
• Histórias com fantoches;
• Confecção de livros;
• Massinha de modelar;
• Confecção de flores de papel
• Murais;
• Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
Atividades com as letras e sílabas das palavras plantas e primavera;
Trabalhar com os numerais.
Observação e registro do desenvolvimento da planta (feijão, milho alpiste, etc)
.


0 comentários:

Postar um comentário