A indissociabilidade entre
o Cuidar e o Educar na Educação Infantil.
Trabalhar
com crianças pequenas, não é tarefa fácil, deve-se ter como princípio, conhecer
seus interesses e necessidades. Saber um pouco da historia de cada uma,
conhecer a família, as características de sua faixa etária e a fase de
desenvolvimento em que se encontra, sabendo verdadeiramente quem são. Assim
poderemos compreender quais são as reais possibilidades dessas crianças, lembrando que para elas a educação infantil
é a porta inicial de entrada para uma vida social mais ampla, longe do ambiente
familiar.
Como se pode observar nas considerações feitas,
durante muito tempo, a Educação Infantil foi vista como um meio de somente
cuidar das crianças, uma forma de assistencialismo. Com o passar do tempo houve
a necessidade de além de cuidados, proporcionar às crianças formas de
desenvolver aprendizagens, passando assim a ser vista como uma etapa educativa.
Modificar essa concepção de educação assistencialista significa direcionar a
visão para várias questões que vão além dos aspectos legais. Cabe então
atentar-se às especificidades da Educação Infantil e rever concepções sobre a
infância, de forma que as creches e pré-escolas enfatizem mais a educação em
si, não apenas os cuidados, passando a não mais serem vistas como um local para
se deixar as crianças enquanto os pais trabalham, mas um espaço em que ocorre o
desenvolvimento de atividades educativas.
Hoje já não é possível desintegrar o cuidar e o
educar, pois estes são o centro da Educação Infantil, e o desenvolvimento da
criança depende desses fatores. A esse respeito, o RCNEI (1998), afirma que:
“contemplar o cuidado na esfera da Educação Infantil significa compreendê-lo
como parte integrante da educação.” Dessa forma sendo que é na Educação
Infantil que as crianças iniciam a construção da sua identidade é
imprescindível o comprometimento do profissional com seu trabalho, realizando-o
de forma a auxiliar a criança no desenvolvimento de suas capacidades.
A indissociabilidade entre a relação cuidar/educar
significa propor uma ação pedagógica integrada ao desenvolvimento da criança
baseada em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade
específica da infância. Tanto o cuidar como o educar são bem desenvolvidos na
ação pedagógica quando há a valorização da criança por parte do professor, que
precisa interagir de forma criativa e dinâmica, respeitando os momentos e
espaços característicos da infância, que favoreçam a construção da aprendizagem
através de atividades lúdicas e interativas, adequando o tempo e o espaço às
crianças, considerando as dimensões essenciais ao desenvolvimento, de modo que
se desenvolva a aprendizagem face às múltiplas perspectivas da sociedade.
Antigamente,
a escola de educação infantil tinha uma concepção assistencial, onde as
crianças ali passavam o dia todo para que seus pais pudessem trabalhar. Nesse
período os papeis eram bem claros: um cuidava e o outro educava. As auxiliares passavam
o dia olhando as crianças brincarem e era o professor quem cuidava da parte
pedagógica, ou seja, com o desenvolvimento intelectual planejado. Tal visão
deve ser superada porque revela preconceito e sem fundamentação diante da
realidade em que se encontra, é preciso garantir espaço para que a criança
possa ter seus direitos respeitados.
As atividades que envolvem o cuidado e a saúde são
realizadas diariamente nas instituições de educação infantil e não podem ser
consideradas na dimensão estrita de cuidados físicos. [...] Todos os momentos
podem ser pedagógicos e de cuidados no trabalho com crianças de zero a cinco
anos. Tudo dependerá da forma como se pensam e se procedem às ações. Ao
promovê-las proporcionamos cuidados básicos, ao mesmo tempo em que atentamos para
construção da autonomia, dos conceitos, das habilidades, do conhecimento físico
e social. (BARBOSA e HORN, 2001, p.70).
Nesse sentido, atividades de cuidar e educar fazem
parte da rotina das instituições de Educação Infantil, e que, dependendo da
forma como são desenvolvidos, podem ocorrer de forma simultânea. Nessa faixa
etária, inicia-se o processo de inserção da criança no mundo, e para que isso
ocorra de forma integral é necessário que o cuidar e o educar estejam de forma
indissociável no processo de ensino aprendizagem.
Vale ressaltar que de certo modo, toda forma de
educação implica em um cuidado e ao cuidar o professor também está educando,
porém o educar vai além de cuidar, é algo mais profundo e mais abrangente, é um
processo que se constrói a partir de vários fatores. Cabe explicar que a
instituição de Educação Infantil não é apenas um substituto da família, e
sim um local de desenvolvimento da criança em todos os aspectos, mas
principalmente do cognitivo. Nesse ambiente ensina-se e aprende-se trocando
experiências e praticando o cuidar e o educar nas mais diversas atividades que
compõem a rotina.
Crianças de 1 a 3 anos necessitam de:
Ø proteção
para perigos físicos;
Ø cuidado
de saúde adequado;
Ø adultos
com os quais desenvolvam apego;
Ø adultos
que entendam e respondam a seus sinais;
Ø coisas
para olhar, tocar, escutar, cheirar e provar;
Ø oportunidades
para explorar o mundo;
Ø estimulação
adequada para o desenvolvimento da linguagem.
Ø apoio
na aquisição de novas habilidades motoras, de linguagem e pensamento;
Ø oportunidade
para desenvolver alguma independência;
Ø ajuda
para aprender a controlar seu próprio comportamento;
Ø oportunidades
para começar a aprender a cuidar de si próprias;
Ø oportunidades
diárias para brincar com uma variedade de objetos.
Crianças entre 3 e 5 anos (e acima desta idade) necessitam
de todas as condições acima, e mais:
Ø oportunidades
para desenvolver habilidades motoras finas;
Ø encorajamento
para exercitar a linguagem, através da fala, da leitura e do canto;
Ø atividades
que desenvolvam um senso de competência positivo;
Ø oportunidades
para aprender a cooperar, ajudar, compartilhar;
Ø experimentação
com habilidades de escrita e leitura.
Movimento
Expressividade
Equilíbrio
e coordenação
Música
Artes
visuais
Linguagem
oral e escrita
Natureza
e sociedade
Matemática
Além das
atividades permanentes:
• Alimentação
• Sono
• Higiene
Muitas vezes,
pensamos que na faixa etária de 0 a 6 anos as crianças são muito pequenas,
inocentes, indefesas e o que elas mais precisam é de carinho e cuidados para
não se machucarem e nem chorarem. Apesar de seu tamanho, as crianças da creche
necessitam de estímulos e orientações para desenvolver-se; não podemos fazer do
seu dia-a-dia na instituição apenas uma preocupação em alimentar, colocar para
dormir, mas proporcionar que o seu tempo na escola seja produtivo e que se
ofereça para atividades que estimulem o desenvolvimento de suas habilidades,
atividades que auxiliem no aprimoramento de sua coordenação motora, de sua
linguagem, afetividade.
Portanto, na Educação
Infantil todas as situações diárias são atos educativos, pois as brincadeiras,
jogos, as atividades dirigidas, a escovação, a alimentação, enfim as rotinas
diárias devem buscar a autonomia e a formação da identidade, a construção de
hábitos saudáveis entre outros aspectos. Isso é cuidar e educar para a vida!
A escola deve ser um
ambiente prazeroso, dinâmico, estimulante, desafiador, e estas ações só serão
alcançadas se as atividades proporcionadas estiverem ancoradas numa educação
que vise acima de tudo o cuidar/educar, que hoje deve ser o eixo norteador do
desenvolvimento infantil.
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