segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A indissociabilidade entre o Cuidar e o Educar na Educação Infantil.

A indissociabilidade entre o Cuidar e o Educar na Educação Infantil.
Trabalhar com crianças pequenas, não é tarefa fácil, deve-se ter como princípio, conhecer seus interesses e necessidades. Saber um pouco da historia de cada uma, conhecer a família, as características de sua faixa etária e a fase de desenvolvimento em que se encontra, sabendo verdadeiramente quem são. Assim poderemos compreender quais são as reais possibilidades dessas crianças, lembrando que para elas a educação infantil é a porta inicial de entrada para uma vida social mais ampla, longe do ambiente familiar.
Como se pode observar nas considerações feitas, durante muito tempo, a Educação Infantil foi vista como um meio de somente cuidar das crianças, uma forma de assistencialismo. Com o passar do tempo houve a necessidade de além de cuidados, proporcionar às crianças formas de desenvolver aprendizagens, passando assim a ser vista como uma etapa educativa. Modificar essa concepção de educação assistencialista significa direcionar a visão para várias questões que vão além dos aspectos legais. Cabe então atentar-se às especificidades da Educação Infantil e rever concepções sobre a infância, de forma que as creches e pré-escolas enfatizem mais a educação em si, não apenas os cuidados, passando a não mais serem vistas como um local para se deixar as crianças enquanto os pais trabalham, mas um espaço em que ocorre o desenvolvimento de atividades educativas.
Hoje já não é possível desintegrar o cuidar e o educar, pois estes são o centro da Educação Infantil, e o desenvolvimento da criança depende desses fatores. A esse respeito, o RCNEI (1998), afirma que: “contemplar o cuidado na esfera da Educação Infantil significa compreendê-lo como parte integrante da educação.” Dessa forma sendo que é na Educação Infantil que as crianças iniciam a construção da sua identidade é imprescindível o comprometimento do profissional com seu trabalho, realizando-o de forma a auxiliar a criança no desenvolvimento de suas capacidades.
A indissociabilidade entre a relação cuidar/educar significa propor uma ação pedagógica integrada ao desenvolvimento da criança baseada em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade específica da infância. Tanto o cuidar como o educar são bem desenvolvidos na ação pedagógica quando há a valorização da criança por parte do professor, que precisa interagir de forma criativa e dinâmica, respeitando os momentos e espaços característicos da infância, que favoreçam a construção da aprendizagem através de atividades lúdicas e interativas, adequando o tempo e o espaço às crianças, considerando as dimensões essenciais ao desenvolvimento, de modo que se desenvolva a aprendizagem face às múltiplas perspectivas da sociedade.
Antigamente, a escola de educação infantil tinha uma concepção assistencial, onde as crianças ali passavam o dia todo para que seus pais pudessem trabalhar. Nesse período os papeis eram bem claros: um cuidava e o outro educava. As auxiliares passavam o dia olhando as crianças brincarem e era o professor quem cuidava da parte pedagógica, ou seja, com o desenvolvimento intelectual planejado. Tal visão deve ser superada porque revela preconceito e sem fundamentação diante da realidade em que se encontra, é preciso garantir espaço para que a criança possa ter seus direitos respeitados.
As atividades que envolvem o cuidado e a saúde são realizadas diariamente nas instituições de educação infantil e não podem ser consideradas na dimensão estrita de cuidados físicos. [...] Todos os momentos podem ser pedagógicos e de cuidados no trabalho com crianças de zero a cinco anos. Tudo dependerá da forma como se pensam e se procedem às ações. Ao promovê-las proporcionamos cuidados básicos, ao mesmo tempo em que atentamos para construção da autonomia, dos conceitos, das habilidades, do conhecimento físico e social. (BARBOSA e HORN, 2001, p.70).
Nesse sentido, atividades de cuidar e educar fazem parte da rotina das instituições de Educação Infantil, e que, dependendo da forma como são desenvolvidos, podem ocorrer de forma simultânea. Nessa faixa etária, inicia-se o processo de inserção da criança no mundo, e para que isso ocorra de forma integral é necessário que o cuidar e o educar estejam de forma indissociável no processo de ensino aprendizagem.
Vale ressaltar que de certo modo, toda forma de educação implica em um cuidado e ao cuidar o professor também está educando, porém o educar vai além de cuidar, é algo mais profundo e mais abrangente, é um processo que se constrói a partir de vários fatores. Cabe explicar que a instituição de Educação Infantil não é apenas um substituto da família, e sim  um local de desenvolvimento da criança em todos os aspectos, mas principalmente do cognitivo. Nesse ambiente ensina-se e aprende-se trocando experiências e praticando o cuidar e o educar nas mais diversas atividades que compõem a rotina.
Crianças de 1 a 3 anos necessitam de:

Ø proteção para perigos físicos;
Ø cuidado de saúde adequado;
Ø adultos com os quais desenvolvam apego;
Ø adultos que entendam e respondam a seus sinais;
Ø coisas para olhar, tocar, escutar, cheirar e provar;
Ø oportunidades para explorar o mundo;
Ø estimulação adequada para o desenvolvimento da linguagem.
Ø apoio na aquisição de novas habilidades motoras, de linguagem e pensamento;
Ø oportunidade para desenvolver alguma independência;
Ø ajuda para aprender a controlar seu próprio comportamento;
Ø oportunidades para começar a aprender a cuidar de si próprias;
Ø oportunidades diárias para brincar com uma variedade de objetos.

Crianças entre 3 e 5 anos (e acima desta idade) necessitam de todas as condições acima, e mais:
Ø oportunidades para desenvolver habilidades motoras finas;
Ø encorajamento para exercitar a linguagem, através da fala, da leitura e do canto;
Ø atividades que desenvolvam um senso de competência positivo;
Ø oportunidades para aprender a cooperar, ajudar, compartilhar;
Ø experimentação com habilidades de escrita e leitura.
Movimento
Expressividade
Equilíbrio e coordenação
Música
Artes visuais
Linguagem oral e escrita
Natureza e sociedade
Matemática
Além das atividades permanentes:
Alimentação
Sono
Higiene

Muitas vezes, pensamos que na faixa etária de 0 a 6 anos as crianças são muito pequenas, inocentes, indefesas e o que elas mais precisam é de carinho e cuidados para não se machucarem e nem chorarem. Apesar de seu tamanho, as crianças da creche necessitam de estímulos e orientações para desenvolver-se; não podemos fazer do seu dia-a-dia na instituição apenas uma preocupação em alimentar, colocar para dormir, mas proporcionar que o seu tempo na escola seja produtivo e que se ofereça para atividades que estimulem o desenvolvimento de suas habilidades, atividades que auxiliem no aprimoramento de sua coordenação motora, de sua linguagem, afetividade.
Portanto, na Educação Infantil todas as situações diárias são atos educativos, pois as brincadeiras, jogos, as atividades dirigidas, a escovação, a alimentação, enfim as rotinas diárias devem buscar a autonomia e a formação da identidade, a construção de hábitos saudáveis entre outros aspectos. Isso é cuidar e educar para a vida!

A escola deve ser um ambiente prazeroso, dinâmico, estimulante, desafiador, e estas ações só serão alcançadas se as atividades proporcionadas estiverem ancoradas numa educação que vise acima de tudo o cuidar/educar, que hoje deve ser o eixo norteador do desenvolvimento infantil.

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