sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Projeto Alimentação Saudável 2013


   Comer bem, para viver melhor!

Data: de 23 de setembro a 04 de outubro de 2013
Justificativa:
O projeto teve como objetivo principal possibilitar a interação dos alunos com o professor, a criatividade, a interdisciplinaridade. Buscamos, assim, despertar entusiasmo em nossas crianças, por meio da interação, busca e curiosidade. Ou, como salienta Hoffmann (2000, p. 43), o projeto pedagógico tem por objetivo “o desenvolvimento da criança ao articular o conhecimento científico com a realidade espontânea da criança, promovendo a cooperação e a interdisciplinaridade num contexto de jogo, trabalho e lazer”.
Em resumo, frente às dificuldades das famílias de agir de forma conscientizadora em relação a alimentação do seus filhos é que acreditamos na relevância desse projeto o qual procurou destacar a importância da alimentação saudável aliado a um estilo de vida mais ativo na vida das crianças.
Para termos um corpo e uma mente saudável, devemos ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Cada alimento possui suas propriedades que ajudam no desenvolvimento mental e físico.      Alguns alimentos têm em suas características funções específicas que não podem deixar de serem ingeridas pelo organismo. Existem alimentos que são tão necessários que ao não ingerirmos comprometemos a nossa saúde.  Então, ter uma alimentação saudável torna a vida preciosa. É preciso mostrar a importância de uma boa alimentação, quais são os benefícios que ela traz, a necessidade de haver um equilíbrio e uma diversidade na alimentação. Justifica-se assim a aplicação deste projeto.
Objetivos:
·         Conhecer os alimentos que são importantes para a manutenção da saúde, bem como oportunizar novas experiências alimentares ao longo do projeto;
·         Incentivar as crianças a terem uma alimentação saudável e nutritiva imprescindível para seu pleno desenvolvimento;
·         Estimular o raciocínio lógico matemático – seriação, classificação,– a partir dos alimentos.
·         Valorizar o momento reservado à alimentação.
·         Incentivar aos bons hábitos alimentares;
·         Identificar as preferências alimentar dos alunos;
·         Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
·         Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;
·         Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos
Sugestão de atividades
- Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida das crianças;
- Registro dos alimentos mais consumidos na família;
- Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
- Construção de charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes;
- Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;

- Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;
- Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;
- Palestra com uma nutricionista;
- Escrita espontânea
- Reconhecimento de letras
-Contagem de frutas, cores, tamanho
-Confecção de carimbos com batata
-Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos
-Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.
-Trabalhar com as letras já estudas a partir dos rótulos
MÚSICA

Limoeiro
Peixe vivo
Se eu fosse peixinho
A galinha do vizinho
Terezinha de Jesus
Alecrim
Vai abóbora vai melão
Verso: batatinha quando nasce…

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