Comer bem, para viver melhor!
Data: de 23 de setembro a 04 de outubro de 2013
Justificativa:
O projeto teve como objetivo principal
possibilitar a interação dos alunos com o professor, a criatividade, a interdisciplinaridade.
Buscamos, assim, despertar entusiasmo em nossas crianças, por meio da
interação, busca e curiosidade. Ou, como salienta Hoffmann (2000, p. 43), o
projeto pedagógico tem por objetivo “o desenvolvimento da criança ao articular
o conhecimento científico com a realidade espontânea da criança, promovendo a
cooperação e a interdisciplinaridade num contexto de jogo, trabalho e lazer”.
Em resumo,
frente às dificuldades das famílias de agir de forma conscientizadora em
relação a alimentação do seus filhos é que acreditamos na relevância desse
projeto o qual procurou destacar a importância da alimentação saudável aliado a
um estilo de vida mais ativo na vida das crianças.
Para termos um
corpo e uma mente saudável, devemos ter uma alimentação rica em frutas,
verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Cada alimento possui
suas propriedades que ajudam no desenvolvimento mental e físico. Alguns alimentos têm em suas características
funções específicas que não podem deixar de serem ingeridas pelo organismo.
Existem alimentos que são tão necessários que ao não ingerirmos comprometemos a
nossa saúde. Então, ter uma alimentação
saudável torna a vida preciosa. É preciso mostrar a importância de uma boa
alimentação, quais são os benefícios que ela traz, a necessidade de haver um
equilíbrio e uma diversidade na alimentação. Justifica-se assim a aplicação
deste projeto.
Objetivos:
·
Conhecer os alimentos que são importantes para a
manutenção da saúde, bem como oportunizar novas experiências alimentares ao
longo do projeto;
·
Incentivar as crianças a terem uma alimentação
saudável e nutritiva imprescindível para seu pleno desenvolvimento;
·
Estimular o raciocínio lógico matemático –
seriação, classificação,– a partir dos alimentos.
·
Valorizar o momento reservado à alimentação.
·
Incentivar aos bons hábitos
alimentares;
·
Identificar as preferências
alimentar dos alunos;
·
Conscientizar os alunos sobre a importância
e os motivos pelos quais nos alimentamos;
·
Reconhecer os alimentos que faz
bem à nossa saúde;
·
Identificar cores, textura e os
diferentes sabores dos alimentos
Sugestão de atividades
- Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação
preferida das crianças;
- Registro dos alimentos mais consumidos na família;
- Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
- Construção de charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes;
- Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;
- Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;
- Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;
- Palestra com uma nutricionista;
- Registro dos alimentos mais consumidos na família;
- Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
- Construção de charadas que misturem informações sobre formas, cores e tamanhos das frutas, verduras e legumes;
- Construção de jogo da memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;
- Identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e tato, utilizando a caixa surpresa;
- Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável;
- Palestra com uma nutricionista;
- Escrita espontânea
- Reconhecimento de letras
- Reconhecimento de letras
-Contagem de frutas, cores, tamanho
-Confecção de carimbos com batata
-Trabalhar com os alunos rótulos
de embalagens de alimentos
-Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.
-Trabalhar com as letras já estudas a partir dos rótulos
-Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.
-Trabalhar com as letras já estudas a partir dos rótulos
MÚSICA
Limoeiro
Peixe vivo
Se eu fosse peixinho
A galinha do vizinho
Terezinha de Jesus
Alecrim
Vai abóbora vai melão
Verso: batatinha quando nasce…
Peixe vivo
Se eu fosse peixinho
A galinha do vizinho
Terezinha de Jesus
Alecrim
Vai abóbora vai melão
Verso: batatinha quando nasce…
0 comentários:
Postar um comentário