segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Projeto: Plantas, Primavera e Dia da Árvore 2013

Projeto: Plantas, Primavera e Dia da Árvore
Data: de 09 a 20 de setembro


JUSTIFICATIVA:

É na educação infantil que plantamos a sementinha da consciência ambiental, para  desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe são associados, e que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos. O contato com as plantas ajuda as crianças a entenderem a importância da natureza, estabelecendo relações entre o meio ambiente e suas formas de vida.
Quando pensamos em cuidar do ambiente, temos que vislumbrar um horizonte formado com crianças para que aprendam a consumir com responsabilidade e consciência. O consumo do planeta, hoje, é muito grande, tanto com a energia, a água, a poluição e a alimentação. Porém o consumo renovável é algo urgente para nossa sobrevivência. Por isso, desde pequenas, as crianças devem fazer parte do ambiente, como um organismo vivo, sabendo como tudo ocorre e a importância de cada ser vivo.
Garantir a preservação do meio ambiente como condição necessária para a sobrevivência humana.

OBJETIVO GERAL
v
Despertar o interesse sobre as plantas, reconhecendo-as como seres vivos e oportunizar o conhecimento de sua importância para o meio ambiente e para nossas vidas.


OBJETIVOS:
- Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.;

- Observar o desenvolvimento de um ser vivo;

- Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.;

- Desenvolver habilidades lógico matemáticas;

- Estimular o uso da linguagem oral;

- Destacar os fenômenos da natureza: sol e chuva.
-Conhecer S PARTES da planta
-Conhecer plantas medicinais

OBJETIVOS POR ÁREA DE COHECIMENTO:

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

• Pesquisar em, revistas e jornais;
• Participar de variadas situações de comunicação oral,
• Interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral e escrita, contando suas vivências;
• Familiarizar-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano comas atividades, revistas, histórias em quadrinhos, painéis etc;

MATEMÁTICA:

• Seqüenciar fatos;
• Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc;
• Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, encaixar, etc

CIÊNCIAS NATURAIS


• Aprimorar os cinco sentidos através de atividades com materiais concretos e lúdicos;(revisão)
• Desenvolver progressivamente hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto);
·        Conhecer as partes da planta
·        Conhecer plantas medicinais, etc

CIÊNCIAS SOCIAIS

• Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula,
• Caracterização dos vegetais e preservação do meio ambiente;
• Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com outras crianças;
• Estabelecer contato com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
• Estabelecer relações entre fenômenos da natureza.

ARTES

• Observar o limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens;
• Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada;
• Manipular sementes para colagens;
• Dramatizar trechos das histórias contadas;
• Iniciar recortes livres com tesoura;
• Ampliar o reconhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;

MOVIMENTO:

• Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
• Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
• Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
• Locomover-se pela escola com mobilidade;
• Reconhecer as suas próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas.
• Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc..., para o uso de objetos diversos;
• Modelar livremente com massinhas DE MODELAR;
• Aperfeiçoar gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento, etc..., por meio de experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações do cotidiano

DESENVOLVIMENTO:

No início do projeto deve ser realizada uma conversa informal entre as professoras e os alunos para que as crianças possam ter um primeiro contato com o assunto a ser trabalhado, compreender os objetivos do projeto e as ações que serão postas em prática. Assim, elas aprendem como as plantas estão presentes, de uma forma ou de outra, no dia-a-dia de todos nós.

Iniciar com um momento de sensibilização nas crianças. Levá-los a um local ao ar livre e falar da importância da natureza, do cuidado com as plantas, animais...

Músicas e histórias relacionadas ao tema;Sugestão de Livros: (ou verificar na escola os que tem)
O caracol e a plantinha (Celso Mathias, Marien Calixte, Milson Henriques)

Sugestão de Histórias
A sementinha bailarina (Isa Ramos de Azevedo Souza)

Faltavam poucas sementinhas para partir. Eu, como as outras mais novas, esperava a minha vez. Devia ser naquela manhã.
Esperávamos pela passagem do Vento, que seria o nosso automóvel. Vi quando ele vinha lá longe e avisei minhas irmãs.
O vento foi chegando e fomos levadas pelos ares, virando cambalhotas.
Aos poucos, fomos separando uma das outras. Fiquei sozinha.
Durante a viagem, recebi alguns dos passarinhos que voavam por cima de mim, quando ainda morava com minhas irmãs. Quis conversar com eles: impossível naquele sobe – e - desce. Num minuto eu estava pertinho do céu e via, lá embaixo, tudo pequeno! Noutro, descia bem rente da terra e via tudo crescendo para mim.
Num dos momentos em que estava bem no alto, um outro pé de vento me chutou para a terra. Eu vim caindo, rodopiando, até bater numa coisa dura que me deixou atordoado. Logo que pude olhar em volta, vi que estava em cima de uma pedra. Lembrei-me que podia viver em quase todos os lugares, exceto nas pedras.
Comecei a gritar, suplicando o Vento que me levasse mais adiante. Mas ele já ia longe e não me ouviu.
O Sol estava quente e eu sentia sede. Estava quase desmaiando quando uma menina passou correndo, esbarrou em mim e derrubou-me. Mal cheguei ao chão, um pezinho descalço apertou-me na terra. Tive a impressão de que o pezinho nunca mais sairia de cima de mim.
Quando finalmente me vi livre, percebi que não enxergava. Mas não estava cega, não. É que eu estava embaixo da terra. Por alguns dias, não veria a luz do sol. Mas ali eu tinha ar, água e tudo que necessitava para me tornar uma plantinha viçosa.
Já tinha saudades da planta de o nde viera e do jardim cheio de flores onde eu morava. Lá eu não trabalhava. Morava na flor e tudo o que havia de melhor para comer, a raiz nos mandava. Agora, porém, tinha de trabalhar. Desse momento em diante, começava a viver minha verdadeira vida de sementinha.

·        Entregar para cada criança uma semente de girassol e propor o plantio da mesma, pode ser em um copo descartável, ou garrafa pet, ressaltando a importância dos cuidados que devemos ter com as plantas
·        Trabalhar com a música de Vinícius de Moraes “O GIRASSOL”. Ou outra que o professor conheça
·         Explorar também sua cor. (amarelo)
·        Confecção de chocalhos a partir de sementes diversas ou recursos da natureza;  Você pode utilizar sementes variadas, e recipientes variados, como lata, caixa, garrafa pet. Produzindo assim sons diferenciados.
Com essa atividade trabalhamos os cinco sentidos.
·        Saco ou caixa surpresa contendo materiais naturais para percepção sensorial; Mais uma vez estamos trabalhando com os cinco sentidos. Cada aluno que estiver participando, quando estiver com a mão dentro da caixa pode ser questionado quanto o que está sentindo.
- O que você pegou na caixa (sem ver ele ira responder)?
- É grande, ou é pequeno? É liso, ou aspero? É macio, ? É duro?...
·        Experiências culinárias; Para falar da importância das plantas na culinária comece contando uma história:
Galinha Ruiva

Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda. Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para colher e virar um bom alimento. A galinha ruiva teve a idéia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar! Mas era muito trabalhoso... ela precisava de bastante milho para o bolo. Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé? Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho? Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo? Foi pensando nisso, que a galinha ruiva encontrou seus amigos:
- Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo?
- Eu não, disse o gato. Estou com muito sono
- Eu não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
- Eu não, disse o porco. Acabei de almoçar.
-Eu não disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.
Todo mundo disse não. Então, a galinha ruiva ficou triste e foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno. Quando o bolo ficou pronto... Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca.
Então a galinha ruiva disse:
- Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo? Todos ficaram bem quietinhos. (Ninguém tinha ajudado.)
- Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar olhando.
E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado.

·        Com essa história, além de outros temas, falamos dos alimentos. Que tal propor aos alunos fazer o bolo de milho da galinha ruiva, com a diferença que não precisamos colher o milho. Explicar que ele já vem pronto, colhido e moído nos supermercados.
·        Vivências diretas com a natureza; Montar painéis com elementos da natureza, fazer uma árvore com galhos e folhas -todos já caídos, reforçando a importância de não prejudicar a natureza.
·        Realização de laboratório com tintas naturais; As tintas podem ser produzidas em sala, com, beterraba, cenoura, couve...
·        Dramatização. Encerrar fazendo uma dramatização de uma das histórias contadas durante o projeto
·        Trabalhar com as letras da palavra Plantas
·        Trabalhar com os números


HISTÓRIA DA PLANTA


A raiz:        Do mundo não vejo nada,
                   Pois vivo sempre enterrada,
                   Mas não me entristeço, não,
                   Seguro a planta e a sustento
                   Sugando água e alimento.


O caule:     Sou tronco que levanta
                   E estende para os espaços
                   Braços, braços e braços
                   Colhendo a luz para a planta.


A folha:     Da planta sou o pulmão
                   Mas além de respirar,
                   Tenho uma grande função:
                   Roubo energia solar.


A flor:        Sou a mãe da vegetação
                   e me perfumo e me enfeito
                   para criar em meu peito
                   plantinhas que nascerão.

 O fruto:      Sou o cálice da flor,
                   Que inchou e ficou maduro
                   Pela força do calor
                   E guardo em mim, com amor,

                   As plantinhas do futuro

1 comentários:

Unknown disse...

muito interessante o projeto amei essa sugestao mim ajudou bastante top .

Postar um comentário