Projeto: Plantas,
Primavera e Dia da Árvore
Data: de 09 a 20 de
setembro
É na
educação infantil que plantamos a sementinha da consciência ambiental,
para desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o
ambiente e com os problemas que lhe são associados, e que tenha conhecimentos,
habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar individual e
coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a
prevenção de novos. O contato com as plantas ajuda as crianças a entenderem a
importância da natureza, estabelecendo relações entre o meio ambiente e suas
formas de vida.
Quando pensamos em cuidar do ambiente, temos que vislumbrar um horizonte formado com crianças para que aprendam a consumir com responsabilidade e consciência. O consumo do planeta, hoje, é muito grande, tanto com a energia, a água, a poluição e a alimentação. Porém o consumo renovável é algo urgente para nossa sobrevivência. Por isso, desde pequenas, as crianças devem fazer parte do ambiente, como um organismo vivo, sabendo como tudo ocorre e a importância de cada ser vivo.
Garantir a preservação do meio ambiente como condição necessária para a sobrevivência humana.
Quando pensamos em cuidar do ambiente, temos que vislumbrar um horizonte formado com crianças para que aprendam a consumir com responsabilidade e consciência. O consumo do planeta, hoje, é muito grande, tanto com a energia, a água, a poluição e a alimentação. Porém o consumo renovável é algo urgente para nossa sobrevivência. Por isso, desde pequenas, as crianças devem fazer parte do ambiente, como um organismo vivo, sabendo como tudo ocorre e a importância de cada ser vivo.
Garantir a preservação do meio ambiente como condição necessária para a sobrevivência humana.
OBJETIVO GERAL
v
Despertar o interesse sobre as plantas, reconhecendo-as como seres vivos e oportunizar o conhecimento de sua importância para o meio ambiente e para nossas vidas.
Despertar o interesse sobre as plantas, reconhecendo-as como seres vivos e oportunizar o conhecimento de sua importância para o meio ambiente e para nossas vidas.
OBJETIVOS:
- Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.;
- Observar o desenvolvimento de um ser vivo;
- Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.;
- Desenvolver habilidades lógico matemáticas;
- Estimular o uso da linguagem oral;
- Destacar os fenômenos da natureza: sol e chuva.
-Conhecer
S PARTES da planta
-Conhecer
plantas medicinais
OBJETIVOS POR ÁREA DE
COHECIMENTO:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
• Pesquisar em, revistas e jornais;
• Participar de variadas situações de comunicação oral,
• Interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral e escrita, contando suas vivências;
• Familiarizar-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano comas atividades, revistas, histórias em quadrinhos, painéis etc;
MATEMÁTICA:
• Seqüenciar fatos;
• Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc;
• Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, encaixar, etc
CIÊNCIAS NATURAIS
• Aprimorar os cinco sentidos através de atividades com materiais concretos e lúdicos;(revisão)
• Desenvolver progressivamente hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto);
·
Conhecer as partes da planta
·
Conhecer plantas medicinais, etc
CIÊNCIAS SOCIAIS
• Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula,
• Caracterização dos vegetais e preservação do meio ambiente;
• Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com outras crianças;
• Estabelecer contato com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
• Estabelecer relações entre fenômenos da natureza.
ARTES
• Observar o limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens;
• Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada;
• Manipular sementes para colagens;
• Dramatizar trechos das histórias contadas;
• Iniciar recortes livres com tesoura;
• Ampliar o reconhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
MOVIMENTO:
• Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
• Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
• Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
• Locomover-se pela escola com mobilidade;
• Reconhecer as suas próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas.
• Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc..., para o uso de objetos diversos;
• Modelar livremente com massinhas DE MODELAR;
• Aperfeiçoar gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento, etc..., por meio de experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações do cotidiano
CIÊNCIAS SOCIAIS
• Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula,
• Caracterização dos vegetais e preservação do meio ambiente;
• Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com outras crianças;
• Estabelecer contato com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;
• Estabelecer relações entre fenômenos da natureza.
ARTES
• Observar o limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens;
• Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada;
• Manipular sementes para colagens;
• Dramatizar trechos das histórias contadas;
• Iniciar recortes livres com tesoura;
• Ampliar o reconhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
MOVIMENTO:
• Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
• Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
• Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
• Locomover-se pela escola com mobilidade;
• Reconhecer as suas próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas.
• Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc..., para o uso de objetos diversos;
• Modelar livremente com massinhas DE MODELAR;
• Aperfeiçoar gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado no desenho, o lançamento, etc..., por meio de experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações do cotidiano
DESENVOLVIMENTO:
No início do projeto deve ser realizada uma conversa informal entre as professoras e os alunos para que as crianças possam ter um primeiro contato com o assunto a ser trabalhado, compreender os objetivos do projeto e as ações que serão postas em prática. Assim, elas aprendem como as plantas estão presentes, de uma forma ou de outra, no dia-a-dia de todos nós.
No início do projeto deve ser realizada uma conversa informal entre as professoras e os alunos para que as crianças possam ter um primeiro contato com o assunto a ser trabalhado, compreender os objetivos do projeto e as ações que serão postas em prática. Assim, elas aprendem como as plantas estão presentes, de uma forma ou de outra, no dia-a-dia de todos nós.
Iniciar com um momento de sensibilização nas crianças. Levá-los a um local ao ar livre e falar da importância da natureza, do cuidado com as plantas, animais...
Músicas e
histórias relacionadas ao tema;Sugestão de Livros: (ou verificar na escola os
que tem)
O caracol
e a plantinha (Celso Mathias, Marien Calixte, Milson Henriques)
Sugestão
de Histórias
A
sementinha bailarina (Isa Ramos de Azevedo Souza)
Faltavam poucas sementinhas para partir. Eu, como as outras mais novas, esperava a minha vez. Devia ser naquela manhã.
Esperávamos
pela passagem do Vento, que seria o nosso automóvel. Vi quando ele vinha lá
longe e avisei minhas irmãs.
O vento foi chegando e fomos levadas pelos ares, virando cambalhotas.
Aos poucos, fomos separando uma das outras. Fiquei sozinha.
Durante a viagem, recebi alguns dos passarinhos que voavam por cima de mim, quando ainda morava com minhas irmãs. Quis conversar com eles: impossível naquele sobe – e - desce. Num minuto eu estava pertinho do céu e via, lá embaixo, tudo pequeno! Noutro, descia bem rente da terra e via tudo crescendo para mim.
O vento foi chegando e fomos levadas pelos ares, virando cambalhotas.
Aos poucos, fomos separando uma das outras. Fiquei sozinha.
Durante a viagem, recebi alguns dos passarinhos que voavam por cima de mim, quando ainda morava com minhas irmãs. Quis conversar com eles: impossível naquele sobe – e - desce. Num minuto eu estava pertinho do céu e via, lá embaixo, tudo pequeno! Noutro, descia bem rente da terra e via tudo crescendo para mim.
Num dos
momentos em que estava bem no alto, um outro pé de vento me chutou para a
terra. Eu vim caindo, rodopiando, até bater numa coisa dura que me deixou
atordoado. Logo que pude olhar em volta, vi que estava em cima de uma pedra.
Lembrei-me que podia viver em quase todos os lugares, exceto nas pedras.
Comecei a
gritar, suplicando o Vento que me levasse mais adiante. Mas ele já ia longe e
não me ouviu.
O Sol
estava quente e eu sentia sede. Estava quase desmaiando quando uma menina
passou correndo, esbarrou em mim e derrubou-me. Mal cheguei ao chão, um pezinho
descalço apertou-me na terra. Tive a impressão de que o pezinho nunca mais
sairia de cima de mim.
Quando finalmente me vi livre, percebi que não enxergava. Mas não estava cega, não. É que eu estava embaixo da terra. Por alguns dias, não veria a luz do sol. Mas ali eu tinha ar, água e tudo que necessitava para me tornar uma plantinha viçosa.
Quando finalmente me vi livre, percebi que não enxergava. Mas não estava cega, não. É que eu estava embaixo da terra. Por alguns dias, não veria a luz do sol. Mas ali eu tinha ar, água e tudo que necessitava para me tornar uma plantinha viçosa.
Já tinha
saudades da planta de o nde viera e do jardim cheio de flores onde eu morava.
Lá eu não trabalhava. Morava na flor e tudo o que havia de melhor para comer, a
raiz nos mandava. Agora, porém, tinha de trabalhar. Desse momento em diante,
começava a viver minha verdadeira vida de sementinha.
·
Entregar para cada criança uma semente de girassol
e propor o plantio da mesma, pode ser em um copo descartável, ou garrafa
pet, ressaltando a importância dos cuidados que devemos ter com as plantas
·
Trabalhar com a música de Vinícius de Moraes “O
GIRASSOL”. Ou outra que o professor conheça
·
Explorar
também sua cor. (amarelo)
·
Confecção de chocalhos a partir de sementes
diversas ou recursos da natureza; Você pode utilizar sementes variadas, e
recipientes variados, como lata, caixa, garrafa pet. Produzindo assim sons
diferenciados.
Com essa atividade trabalhamos os cinco sentidos.
Com essa atividade trabalhamos os cinco sentidos.
·
Saco ou caixa surpresa contendo materiais naturais
para percepção sensorial; Mais uma vez estamos trabalhando com os cinco
sentidos. Cada aluno que estiver participando, quando estiver com a mão dentro
da caixa pode ser questionado quanto o que está sentindo.
- O que você pegou na caixa (sem ver ele ira responder)?
- É grande, ou é pequeno? É liso, ou aspero? É macio, ? É duro?...
- O que você pegou na caixa (sem ver ele ira responder)?
- É grande, ou é pequeno? É liso, ou aspero? É macio, ? É duro?...
·
Experiências culinárias; Para falar da
importância das plantas na culinária comece contando uma história:
Galinha Ruiva
Era uma
vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda. Um dia ela
percebeu que o milho estava maduro, pronto para colher e virar um bom alimento.
A galinha ruiva teve a idéia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam
gostar! Mas era muito trabalhoso... ela precisava de bastante milho para o
bolo. Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé? Quem podia ajudar a
debulhar todo aquele milho? Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a
farinha de milho para o bolo? Foi pensando nisso, que a galinha ruiva encontrou
seus amigos:
- Quem
pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo?
- Eu não,
disse o gato. Estou com muito sono
- Eu não,
disse o cachorro. Estou muito ocupado.
- Eu não,
disse o porco. Acabei de almoçar.
-Eu não
disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.
Todo
mundo disse não. Então, a galinha ruiva ficou triste e foi preparar tudo
sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e
colocou no forno. Quando o bolo ficou pronto... Aquele cheirinho bom de bolo
foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca.
Então a
galinha ruiva disse:
- Quem
foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo? Todos
ficaram bem quietinhos. (Ninguém tinha ajudado.)
- Então
quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês
podem continuar olhando.
E assim
foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos
foi convidado.
·
Com essa história, além de outros temas, falamos
dos alimentos. Que tal propor aos alunos fazer o bolo de milho da galinha
ruiva, com a diferença que não precisamos colher o milho. Explicar que ele já
vem pronto, colhido e moído nos supermercados.
·
Vivências diretas com a natureza; Montar
painéis com elementos da natureza, fazer uma árvore com galhos e folhas -todos
já caídos, reforçando a importância de não prejudicar a natureza.
·
Realização de laboratório com tintas
naturais; As tintas podem ser produzidas em sala, com, beterraba, cenoura,
couve...
·
Dramatização. Encerrar fazendo uma
dramatização de uma das histórias contadas durante o projeto
·
Trabalhar com as letras da palavra Plantas
·
Trabalhar com os números
HISTÓRIA DA PLANTA
A raiz: Do mundo não
vejo nada,
Pois vivo sempre enterrada,
Mas não me entristeço,
não,
Seguro a planta e a sustento
Sugando água e alimento.
O caule: Sou tronco que
levanta
E estende para os espaços
Braços, braços e braços
Colhendo a luz para a planta.
A folha: Da planta sou o
pulmão
Mas além de respirar,
Tenho uma grande função:
Roubo energia solar.
A flor: Sou
a mãe da vegetação
e me perfumo e me enfeito
para criar em meu peito
plantinhas que nascerão.
O fruto: Sou
o cálice da flor,
Que inchou e ficou maduro
Pela força do calor
E guardo em mim, com amor,
As plantinhas do futuro
1 comentários:
muito interessante o projeto amei essa sugestao mim ajudou bastante top .
Postar um comentário