segunda-feira, 11 de julho de 2011

Dia do Circo 2011



Oba! O Circo Chegou! Vamos brincar?

Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.
O circo é o lugar mágico que alimenta a fantasia. A riqueza de suas atrações e a arte fanstástica de seus profissionais emocionam pessoas de todas as idades.

Quando o circo chegou no Brasil?
No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século dezoito, eles eram perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista.
Procuravam adaptar suas apresentações ao gosto do público de cada localidade e o que não agradava era imediatamente tirado do programa.
Mas o circo com suas características itinerantes aparece no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo.
O palhaço brasileiro, por sua vez, adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu, que se comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, malandro, conquistador e possuía dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.
Oba! O Circo Chegou! Vamos brincar?
  
Objetivos:
Explorar o jogo simbólico, a imaginação e o brincar através da temática do circo abrindo espaço para que os alunos expressem sentimentos, emoções, pensamentos, desejos e necessidades.
Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
Conhecer, nomear e identificar personagens e animais do circo, favorecendo o desenvolvimento da oralidade e fluência;
Proporcionar o contato com materiais e texturas variados;
Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais
Promover o contato com cores, formas e tamanhos, construindo nações sobre esses atributos.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

  1. Tirar da cartola coisas que pertence o circo;
  2. Animais que tem no circo (cartazes);
  3. Equilibrar-se sobre vários objetos: corda, banco, linhas;
  4. Contação de histórias com o auxílio de fantoches, livros e fantasias dos personagens do circo;
  5. Brincar de mágica com as crianças, despertando a imaginação e a curiosidade;
  6. Personagens do circo em gravuras: descobrir quem é através de charadas;
  7. Confeccionar um fantoche de palhaço em saco de papel;
  8. Explorar os personagens através do saco surpresa;
  9. Assistir a um número de circo.
  10. Desfile do circo;(se possível na própria escola)
  11. Músicas e filmes;
  12. Construção do carro do palhaço com caixas de papelão
  13. Confeccionar a cartola do mágico;
  14. Construir com as crianças móbiles referentes ao tema;
  15. Confeccionar o chapéu do palhaço;
  16. Explorar comidas do circo, como pipoca, acompanhando o procedimento de preparo da mesma, o som, e sua transformação;
  17. Explorar objetos de sopro utilizados no circo, como apitos e bolinhas de sabão;
  1. Equilibrar bola na colher levando de um lado para o outro;
  1. Corrida de saco;
-Fazer os narizinhos de fundo de caixa de ovo, pintados de vermelho .

Bom trabalho!!!!

0 comentários:

Postar um comentário