JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem como objetivo principal divulgar o potencial educativo, formativo e lúdico das atividades circenses. Pretendemos mostrar a importância do Circo enquanto parte relevante da cultura corporal e como instrumento para a melhora da qualidade de vida de nossa sociedade.
O Circo é uma prática com um alto valor sócio-cultural e que está vivendo um aumento significativo do interesse popular nos últimos tempos. Além disso, esta atividade centenária traz consigo valores cívicos, morais e educacionais fundamentais para a vida em comunidade e para o desenvolvimento pessoal e social, dando resposta a estas grandes necessidades da sociedade contemporânea.
Público alvo
O projeto atende todos os públicos, especialmente crianças, que dificilmente teriam acesso a este tipo de manifestação artístico-cultural.
Competências e habilidades:
Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
Conhecer, nomear e identificar personagens do circo, favorecendo o desenvolvimento da oralidade;
Proporcionar o contato com materiais e texturas variados;
Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais;
Promover o contato com cores, formas e tamanhos, construindo nações sobre esses atributos
SUGESTOES DE ATIVIDADES:
- Desenhar o equilibrista e colocar a bolinhas de papel crepom deixar eles amassarem as bolinhas;
- Acertar na boca do palhaço com a bola;
- Tirar da cartola coisas que pertencem o circo;
- Equilibrar-se sobre vários objetos: corda, banco, linhas;
- Contar histórias com o auxílio de fantoches, livros e fantasias dos personagens do circo;
- Brincar de mágica com as crianças, despertando a imaginação e a curiosidade;
- Personagens do circo em gravuras: descobrir quem é através de charadas;
- Confeccionar um fantoche de palhaço em saco de papel;
- Explorar os personagens através do saco surpresa;
- Desfile do circo;
- Músicas e filmes;
- Confeccionar a cartola do mágico;
- Confeccionar o chapéu do palhaço;
- Explorar comidas do circo, como pipoca,algodão doce acompanhando o procedimento de preparo da mesma, o som, e sua transformação;
- Explorar objetos de sopro utilizados no circo, como apitos e bolinhas de sabão;
- Confecção da gravata do palhaço;
- Fazer os narizinhos de fundo de caixa de ovo, pintados de vermelho desenhar um palhaço gigante na folha de cartolina e dividir a turma em 4 grupos e cada um teria um palhaço p/ enfeitar. Na blusa colar restos de E.V.A, nas calças fazer bolinhas e pintar com cola colorida sendo que cada criança do grupo seria responsável por uma cor. Colar lã nos cabelos
- Confeccionar uma tenda do circo e deixar eles pintarem com guache;
- Equilibrar bola no ar;
- Dvd da Xuxa 5; PARA QUEM TEM DVD NA UNIDADE ESCOLAR
- Equilibrar em cordas fixadas no chão, dar cambalhotas
- Explorar a palavra circo com as letras, silabas, etc...
- Leitura de textos
1 comentários:
Amei!
Postar um comentário