domingo, 10 de julho de 2011

Projeto: Meios de Transportes

                                    Tema: Meios de transporte

JUSTIFICATIVA:
Foi-se o tempo em que para se transportar pessoas e cargas o único recurso era a força animal. Isso foi por volta do ano 6.000 AC. De lá para cá, muita coisa mudou!
A invenção da roda, uma das invenções mais importantes de todos os tempos, revolucionou o transporte de pessoas e de cargas pesadas.
Por isso é necessário  conhecer a evolução dos meios de transportes desde a antiguidade até os dias atuais. Vamos pesquisar os transportes que usam a tração animal e a humana, os transportes fluviais e marítimos, os transportes ferroviários, terrestres e aéreos. Também vamos pesquisar os meios capazes de levar o homem ao espaço.
Tome o seu assento, pois nosso veículo já vai partir! Bom passeio!
OBJETIVOS:
  • Conhecer os meios de transporte  mais primitivos, até os mais atuais, explorando as amplas possibilidades de trabalho que o tema traz, como: a evolução da tecnologia, inventores que se destacaram os tipos de transportes, a importância em nossas vidas, conscientização dos meios de segurança, etc.
  • Promover a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas atividades pedagógicas;
  • Explorar e vivenciar experiências sensoriais e corporais através de situações lúdicas, registrando através de diversas linguagens, a fim de ampliar o conhecimento de si, do outro e do mundo, bem como suas capacidades e limitações;
  • Vivenciar no cotidiano situações que favoreçam a construção da estrutura lógico-matemática.
·         Observar alguns meios de transporte  utilizados. Entender a importância dos transportes para o funcionamento da cidade.
  • Compreender a evolução dos meios de transporte.
1º dia
O projeto inicia através de uma conversa em roda, levantar os conhecimentos prévios das crianças sobre os meios de transporte  (vocês sabem quais são os meios de transporte  existentes em nosso bairro? quais os meios de transportes vocês usam para passear e vir á escola?…). A partir dessa conversa, as crianças levarão para casa um questionário para realizar uma pesquisa sobre os meios de transportes que sua família usa para trabalhar, passear…
Montar um gráfico através da pesquisa realizada com as crianças. Expor o gráfico dentro da classe e vamos comparar com dos amigos da outra turma.( se tiver)
Mostrar a diferença do meio de transporte antigo e atual através de gravuras.
2° dia
Falar e mostrar através de gravuras meios de transportes terrestres.
Trabalhar com letras, sílabas e palavras relacionadas aos meios de transportes terrestres.
Explorar a utilidade de cada transporte;
Observação e imitação dos sons emitidos pelos transportes;
Realizar brincadeiras que envolvam transportes, com passeio de motoca, trenzinho, etc.;
Colorir desenhos ou construir relacionados ao transporte terrestre.
Leitura relacionada ao tema

3° dia
Falar sobre os meios de transportes aquáticos ou marítimos.
Trabalhar com letras, sílabas e palavras relacionadas aos meios de transportes aquáticos
Apresentação de formas geométricas como auxílio para a construção de transportes;
Jogos de roda e brincadeiras que utilizem o corpo como forma de expressão de transportes;
Colorir desenhos
4º dia 
Falar sobre os meios de transportes aéreos .
Trabalhar com letras, sílabas e palavras relacionadas aos meios de transportes aéreos.
Colorir desenhos
Leitura relacionada ao tema
5° dia
Falar sobre os sinais de trânsito ( semáforo)
Confecção de Cartazes com os três tipos de transportes: terrestre, marítimo e aéreo.
Ouvir música (tem no cd que foi distribuído o ano passado)
Brincadeiras livres com meios de transportes.



0 comentários:

Postar um comentário