Tema: A criança e os órgãos
dos sentidos
O que
o aluno poderá aprender com este projeto:
- Conhecer a história de Chapeuzinho
Vermelho;
- Compreender os cinco sentidos do corpo
humano através da história de Chapeuzinho;
- Explorar os cinco sentidos;
- Estimular a linguagem oral e escrita.
Uma abordagem para o
professor
Ouvir histórias desde
cedo proporciona às crianças familiaridade com os gêneros narrativos, como o
conto. Nas narrativas dos contos de fadas há sempre uma intervenção mágica para
a resolução dos conflitos. Seja pela presença de personagens como fadas,
bruxas, e seus objetos mágicos, seja pela simples impossibilidade real do
desfecho, como abrir a barriga do lobo e encontrar a avó e a Chapeuzinho
Vermelho com vida. O significado simbólico desses elementos mágicos permite às crianças
lidar indiretamente com dilemas humanos – a vida e a morte, o bem e o mal, etc.
Além disso, é possível abordar diferentes conteúdos da educação infantil, como
o uso dos cinco sentidos do corpo humano, por exemplo. No conto Chapeuzinho
Vermelho, através de um diálogo entre Chapeuzinho e o lobo, é possível explorar
essa temática. Veja:
(...) Chapeuzinho não se
conteve de curiosidade, e perguntou:
- É prá te olhar melhor,
minha netinha.
- Mas, vovó, por que
esse nariz tão grande?
- É prá te cheirar
melhor, minha netinha.
- Mas, vovó, por que
essas mãos tão grandes?
- São para te acariciar
melhor, minha netinha.
(A essa altura, o lobo
já estava achando a brincadeira sem graça, querendo comer logo sua sobremesa.
Aquela menina não parava de perguntar...)
- Mas, vovó, por que
essa boca tão grande? - Quer mesmo saber? É prá te comer!!! (...).
O uso dos cinco sentidos do corpo humano é a
temática central deste projeto. Mas, abordaremos também o prazer que a escuta
dos contos de fadas causa nos pequenos leitores. Além disso, abordaremos as
diferentes versões da história de Chapeuzinho Vermelho. ( se tiver)
Estratégias
Como os alunos poderão
atingir os objetivos propostos:
Através da exploração e compreensão dos cinco
sentidos do corpo humano, contextualizados na história trabalhada.
Como o professor irá
ativar esse processo:
O professor irá ativar esse processo através
de diferentes atividades, de
experiências e observações demonstrando curiosidade e capacidade de
formulação de perguntas e hipóteses.
Atividade 1: Explorando
o uso dos cinco sentidos do corpo humano.
1. Estimule nas crianças o sentido da
audição. Coloque diferentes estilos musicais para as crianças escutarem, ensinar
e cantar a musica da história de Chapeuzinho. Pela estrada a fora...(audição)
Faça
às crianças os seguintes questionamentos:
- Por que Chapeuzinho desconfiou da voz do lobo?
- O som da voz do lobo e o som da voz da
Vovozinha se parecem? Por quê?
- Os sons das músicas que ouvimos são parecidos?
- Por que gostamos de alguns sons e de outros
não?
- Como o som é produzido?
- Quais são os sons produzidos?
- Quem produz?
.
2. O olfato tem grande
influência no paladar. ( Usar alimentos da cesta de Chapeuzinho Vermelho)
Pergunte às crianças: "O cheiro de um alimento também mostra se ele é
gostoso ou não?". Vende os olhos de cada uma das crianças e solicite que
elas adivinhem os alimentos através do olfato. Caso elas não consigam poderão
experimentar estes alimentos utilizando o paladar.
Faça
algumas perguntas para as crianças pensarem sobre o assunto, como por exemplo:
- "Como sentimos o gosto dos
alimentos?"
- "Qual órgão do nosso corpo é
responsável por isso?"
3. Para explorar o tato,
construa com as crianças da turma uma "Caixa das Experimentações".
Diga que a mãe de Chapeuzinho fez para ela brincar.
Materiais:
1 caixa de sapato ou
outra qualquer: Coloque dentro:
Pedras;
Algodão;
Lixa;
Sementes;
Areia;
Terra;
Tampas de garrafa;
Tinta guache de diversas
cores.
Faça uma abertura na
tampa e coloque cada criança para tocar nos objeto e falar sobre suas
sensações.
4. Brincadeira: "De
olhos vendados". Nessa brincadeira, as crianças terão a possibilidade de
identificar como as pessoas cegas ou com pouca visão se relacionam com o mundo.
Essa atividade deve ser realizada em dupla. Utilize as vendas da atividade
sobre olfato e paladar para vendar os olhos de uma criança; a outra será o guia
que ajudará o colega a passear pela sala. Converse com as crianças sobre essa
experiência.
Outras
Atividades:
Em
anexo várias sugestões de atividade bem interessantes e próprias para a
Educação Infantil e também para serem xerografadas ou mimeografadas.
A
história pode ser contada com fantoches ou dedoches.
Construção
de cartazes.
Trabalhar
com as letras, vogais ou consoantes
Trabalhar
com os numerais
Trabalhar
coordenação motora fina e grossa.
4 comentários:
Amei o projeto!
Meu 😍
Meu 😍
Muito bom, Amei!!
Postar um comentário