quinta-feira, 16 de maio de 2013

Projeto A criança e os órgãos dos sentidos- 2013


Tema: A criança e os órgãos dos sentidos

 

O que o aluno poderá aprender com este projeto:

  • Conhecer a história de Chapeuzinho Vermelho;
  • Compreender os cinco sentidos do corpo humano através da história de Chapeuzinho;
  • Explorar os cinco sentidos;
  • Estimular a linguagem oral e escrita.

 

Uma abordagem para o professor

Ouvir histórias desde cedo proporciona às crianças familiaridade com os gêneros narrativos, como o conto. Nas narrativas dos contos de fadas há sempre uma intervenção mágica para a resolução dos conflitos. Seja pela presença de personagens como fadas, bruxas, e seus objetos mágicos, seja pela simples impossibilidade real do desfecho, como abrir a barriga do lobo e encontrar a avó e a Chapeuzinho Vermelho com vida. O significado simbólico desses elementos mágicos permite às crianças lidar indiretamente com dilemas humanos – a vida e a morte, o bem e o mal, etc. Além disso, é possível abordar diferentes conteúdos da educação infantil, como o uso dos cinco sentidos do corpo humano, por exemplo. No conto Chapeuzinho Vermelho, através de um diálogo entre Chapeuzinho e o lobo, é possível explorar essa temática. Veja:

(...) Chapeuzinho não se conteve de curiosidade, e perguntou:

- Vovó, a senhora está tão diferente: por que esses olhos tão grandes?

- É prá te olhar melhor, minha netinha.

- Mas, vovó, por que esse nariz tão grande?

- É prá te cheirar melhor, minha netinha.

- Mas, vovó, por que essas mãos tão grandes?

- São para te acariciar melhor, minha netinha.

(A essa altura, o lobo já estava achando a brincadeira sem graça, querendo comer logo sua sobremesa. Aquela menina não parava de perguntar...)

- Mas, vovó, por que essa boca tão grande? - Quer mesmo saber? É prá te comer!!! (...).

O uso dos cinco sentidos do corpo humano é a temática central deste projeto. Mas, abordaremos também o prazer que a escuta dos contos de fadas causa nos pequenos leitores. Além disso, abordaremos as diferentes versões da história de Chapeuzinho Vermelho. ( se tiver)

Estratégias

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Através da exploração e compreensão dos cinco sentidos do corpo humano, contextualizados na história trabalhada.

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor irá ativar esse processo através de diferentes atividades, de  experiências e observações demonstrando curiosidade e capacidade de formulação de perguntas e hipóteses.

Atividade 1: Explorando o uso dos cinco sentidos do corpo humano.

1. Estimule nas crianças o sentido da audição. Coloque diferentes estilos musicais para as crianças escutarem, ensinar e cantar a musica da história de Chapeuzinho. Pela estrada a fora...(audição)

Faça às crianças os seguintes questionamentos:

  • Por que Chapeuzinho desconfiou da voz do lobo?
  • O som da voz do lobo e o som da voz da Vovozinha se parecem? Por quê?
  • Os sons das músicas que ouvimos são parecidos?
  • Por que gostamos de alguns sons e de outros não?
  • Como o som é produzido?
  • Quais são os sons produzidos?
  • Quem produz?

.

2. O olfato tem grande influência no paladar. ( Usar alimentos da cesta de Chapeuzinho Vermelho) Pergunte às crianças: "O cheiro de um alimento também mostra se ele é gostoso ou não?". Vende os olhos de cada uma das crianças e solicite que elas adivinhem os alimentos através do olfato. Caso elas não consigam poderão experimentar estes alimentos utilizando o paladar.

 Faça algumas perguntas para as crianças pensarem sobre o assunto, como por exemplo:

  • "Como sentimos o gosto dos alimentos?"
  • "Qual órgão do nosso corpo é responsável por isso?"

3. Para explorar o tato, construa com as crianças da turma uma "Caixa das Experimentações". Diga que a mãe de Chapeuzinho fez para ela brincar.

Materiais:

1 caixa de sapato ou outra qualquer: Coloque dentro:

Pedras;

Algodão;

Lixa;

Sementes;

Areia;

Terra;

Tampas de garrafa;

Tinta guache de diversas cores.

Faça uma abertura na tampa e coloque cada criança para tocar nos objeto e falar sobre suas sensações.

4. Brincadeira: "De olhos vendados". Nessa brincadeira, as crianças terão a possibilidade de identificar como as pessoas cegas ou com pouca visão se relacionam com o mundo. Essa atividade deve ser realizada em dupla. Utilize as vendas da atividade sobre olfato e paladar para vendar os olhos de uma criança; a outra será o guia que ajudará o colega a passear pela sala. Converse com as crianças sobre essa experiência.

Outras Atividades:

Em anexo várias sugestões de atividade bem interessantes e próprias para a Educação Infantil e também para serem xerografadas  ou mimeografadas.

A história pode ser contada com fantoches ou dedoches.

Construção de cartazes.

Trabalhar com as letras, vogais ou consoantes

Trabalhar com os numerais

Trabalhar coordenação motora fina e grossa.

 

4 comentários:

Postar um comentário