quinta-feira, 16 de maio de 2013

Projeto moradia 2013


Tema: Minha casa, minha vida!

Justificativa:

Este projeto tem como finalidade explorar o tema moradia com atividades voltadas aos conteúdos de natureza e sociedade, matemática e português de uma forma a envolver arte como ponte de iniciativa nas realizações das atividades.

A criança terá fácil assimilação ao conteúdo apresentado pelo fato de ser mostrado e demonstrado de forma lúdica os objetivos a serem atingidos. Através de um trabalho interdisciplinar, percebemos a importância de este tema ser discutido com maior ênfase para que o aluno valorize a moradia como lugar de grande importância em sua vida, onde muitos infelizmente não têm onde morar vivendo sem abrigo ou em lugares que favorecem ao perigo.

Objetivos específicos: 

  • Reconhecer e comparar os tipos de moradias.
  • Compreender a importância de se ter uma moradia.
  • Conhecer variedades de moradias.
  • Conhecer vários tipos de moradias.

v  Sugestões para iniciar o projeto:

O que sabemos:

Moramos em uma casa.
Moramos com “pai e mãe”, “mãe”, “mamãe”, “mamãe e vovó”...
Nossa casa tem parede, porta, janela, etc.

Queremos saber:

Se todas as casas são iguais.

Os materiais utilizados na construção das casas
Contação de histórias que destaquem a importância da família e da casa onde moram.
“Cachinhos Dourados” Os Três Porquinhos”, “Quero Casa Com Janelas”, “A Branca de Neve”, “João e Maria”.
Conversar informalmente sobre a casa onde moram, deixando que falem sobre ela.
Descrever o que tem em cada cômodo da casa.
Atividade gráfica: Colorir a figura de uma casa.Observar na figura as formas geométricas como: o quadrado e o triângulo.
Desenhar na lousa várias figuras, com a forma do quadrado para que também percebam essa forma no ambiente.
Pintura com tinta guache amarela ou outra cor dentro da figura de um quadrado.
Colar palitos sobre a figura de um quadrado ou outro material.
Construção com pedacinhos de papel – tema lugar para se morar – moradia.
Cantar musicas que falam de casas.(em anexo)
“Fui morar numa casinha” e “A casa” (Vinícius de Moraes).
Assistir o DVD – “Os Três Porquinhos”.

Dobradura da casinha( modelo em anexo)

Usar a casinha do pátio para brincar de fantoches


ÁREAS DO CONHECIMENTO –

Língua Portuguesa:

- Linguagem oral
- Linguagem escrita (contato)
- Ampliação do vocabulário

Matemática:

- Cores
- Noção espacial
- Formas
- Noção de tamanho



– AVALIAÇÃO –

- Observação da criança.
- Anotações – registro.
- Trabalhos realizados pelas crianças.
- Diálogo com as crianças e seus familiares

 

MÚSICAS:

 

Casinha Torta

 

Quem mora na casa torta, quem mora?

Quem mora na casa torta, quem mora?

Um gato que usa sapato e tem retrato no quarto..

Uma florzinha pequenininha de sainha curtinha...

Um elefante com rabinho de barbante..

Um papel de óculos e chapéu..

Um botão que toca violão...essa não!!!

Um pente com dor de dente, um pente com dor de dente!

Quem mora na casa quem??

Invente depressa alguém faça janela e porta na minha casinha torta


A Casa do Zé
Bia Bedran

Pra entrar na casa do Zé
Tem que bater o pé
Pra entrar na casa do Zé
Tem que bater o pé
Lê lê a, agora já posso entrar
Lê lê a, agora já posso entrar

Mas você tem que bater palmas também
Mas você tem que bater palmas também
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Lê lê a, agora já posso entrar
Lê lê a, agora já posso entrar

Mas você tem que dá um pulinho também
Mas você tem que dá um pulinho também
Dá um pulinho...
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Lê lê a, agora já posso entrar
Lê lê a, agora já posso entrar

Mas você tem que dá uma rodada também
Mas você tem que dá uma rodada também
Dá uma rodada... dá um pulinho...
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Lê lê a, agora já posso entrar
Lê lê a, agora já posso entrar

Mas você tem que dá uma rebolada também
Mas você tem que dá uma rebolada também
Dá uma rebolada... dá uma rodada... dá um pulinho...
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Lê lê a, agora já posso entrar
Lê lê a, agora já posso entrar

Mas você tem que abraçar o colega também
Mas você tem que abraçar o colega também
Abraçar o colega... dá uma rebolada... dá uma rodada... dá um pulinho...
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Bater palma, bater o pé, para entrar na casa do Zé
Lê lê a, agora já posso entrar
Lê lê a, agora já posso entrar
Oh! Seu Zé, primeiro vou me organizar.

 
























 

 

 

1 comentários:

Postar um comentário