Projeto: Estimulando os Hábitos de Higiene Pessoal na Educação Infantil
v
Resumo
v
Os hábitos de higiene pessoal devem ser
ensinados às crianças desde cedo, a fim de desenvolver sua conscientização
e para que sejam capazes de cuidar do
próprio corpo de forma a promover sua
saúde e auto-estima.
v
Público
alvo
Alunos da educação
infantil
v
Área
de Conhecimento
- Artes
- Saúde
- Ciências
- Língua Portuguesa
-Metemática
v
Conteúdo
Saúde e Higiene Pessoal
v
Objetivo
Geral
Ensinar hábitos e
práticas de higiene para as crianças da educação infantil incentivando-as a
conhecer e a cuidar do próprio corpo.
v
Objetivos
Específicos
- Ensinar as crianças a
identificar as partes do corpo;
- Ensinar e estimular
os hábitos de higiene pessoal;
- Demonstrar a importância
dos cuidados com o corpo e da higiene para a saúde;
- Favorecer a auto-estima
da criança;
- Identificar e promover
a utilização dos objetos de higiene pessoal.
v
Justificativa
Segundo aspectos
contidos nos PCNs (2001), na infância, os alunos podem verificar que, sob
orientação de um adulto, são capazes de cuidar da sua higiene. Ressalta-se
ainda que, é na infância que se dá inicio
a tomada de consciência acerca do esquema geral do corpo. Neste contexto, com
embasamento nos conteúdos de ciências naturais contidos nos PCNs, pretende-se trabalhar aspectos que envolvem a
formação a cerca da higiene pessoal em crianças da educação infantil.
v
Metodologia
Os alunos assistirão vídeos
sobre higiene. Serão apresentadas músicas para conhecimento do próprio corpo e
da higiene corporal. Os alunos participarão de atividades e brincadeiras com
brinquedos e objetos de higiene pessoal. Será realizado um teatro com
fantoches. Durante o projeto há momentos de conversa sobre o tema, com a
participação da turma.
v
Recursos
- Folhas de papel
- Giz de cera e lápis
de cor
- Brinquedos
- Objetos de higiene
pessoal
- Fantoches
- Livros de histórias
infantis
- Músicas
- Vídeo
v
Avaliação/Resultados
A avaliação será
processual, com observações e registros no caderno de planejamento e diário de
classe sempre visando o desenvolvimento da aprendizagem e formação infantil.
v Desenvolvimento das
atividades
§ Contar história sobre higiene do corpo. Sugestão de livro: “Vamos
escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola.
§
Conversar com as crianças sobre a
importância de tomar banho, pentear os cabelos, usar roupas limpas, lavar as
mãos ao usar o banheiro e antes das refeições,
escovar os dentes, etc. Verificar através da conversa, os conhecimentos
prévios dos alunos e os conceitos apreendidos.
§
Músicas e brincadeiras
§
Apresentação de músicas sobre o tema
§
Sugestão de música:
§ O sapo não lava o pé (Conhecimento popular)
§ Ratinho Escovando Os Dentes - Rá-Tim-Bum (Hélio
Ziskind)
§ Ratinho Tomando Banho - Rá-Tim-Bum (Hélio Ziskind)
§
Brincar com as crianças utilizando
bonecas e bonecos. Aproveitar a brincadeira para ensinar os alunos a utilizar adequadamente os objetos de higiene
pessoal (escova de dente, sabonete, toalha, escova de cabelo, cotonete, etc.)
§
Vídeos e atividades
§
Pedir que os alunos identifiquem e coloram,
colem, recortem desenhos que envolvam objetos de higiene pessoal (sugestão de
desenhos em anexo)
§
Teatro de fantoches e conversa
§
Trabalhar com as letras da palavra
higiene ou as vogais ou a letra H
§
Trabalhar com traçado dos numerais
§
Trabalhar com oralidade
§
Trabalhar com coordenação motora grossa
e fina
§
Convidar se possível secretária de
saúde para fazer palestra sobre higiene bucal e aplicação de flúor.
0 comentários:
Postar um comentário