quinta-feira, 16 de maio de 2013


Projeto: Estimulando os Hábitos de Higiene Pessoal na Educação Infantil
 
 
v Resumo
 
v Os hábitos de higiene pessoal devem ser ensinados às crianças desde cedo, a fim de desenvolver sua conscientização e  para que sejam capazes de cuidar do próprio corpo de forma a promover sua  saúde e auto-estima.
 
 
v Público alvo
 
Alunos da educação infantil
 
 
v Área de Conhecimento
 
- Artes
- Saúde
- Ciências
- Língua Portuguesa
-Metemática
 
 
v Conteúdo
 
Saúde e Higiene Pessoal
 
 
v Objetivo Geral
 
Ensinar hábitos e práticas de higiene para as crianças da educação infantil incentivando-as a conhecer e a  cuidar do próprio corpo.
 
 
v Objetivos Específicos
 
- Ensinar as crianças a identificar as partes do corpo;
- Ensinar e estimular os hábitos de higiene pessoal;
- Demonstrar a importância dos cuidados com o corpo e da higiene para a saúde;
- Favorecer a auto-estima da criança;
- Identificar e promover a utilização dos objetos de higiene pessoal.
 
 
v Justificativa
 
Segundo aspectos contidos nos PCNs (2001), na infância, os alunos podem verificar que, sob orientação de um adulto, são capazes de cuidar da sua higiene. Ressalta-se ainda que,  é na infância que se dá inicio a tomada de consciência acerca do esquema geral do corpo. Neste contexto, com embasamento nos conteúdos de ciências naturais contidos nos PCNs,  pretende-se trabalhar aspectos que envolvem a formação a cerca da higiene pessoal em crianças da educação infantil.
 
 
v Metodologia
 
Os alunos assistirão vídeos sobre higiene. Serão apresentadas músicas para conhecimento do próprio corpo e da higiene corporal. Os alunos participarão de atividades e brincadeiras com brinquedos e objetos de higiene pessoal. Será realizado um teatro com fantoches. Durante o projeto há momentos de conversa sobre o tema, com a participação da turma.
 
 
v Recursos
 


- Folhas de papel
- Giz de cera e lápis de cor
- Brinquedos
- Objetos de higiene pessoal
- Fantoches
- Livros de histórias infantis
- Músicas
- Vídeo


 

 

v Avaliação/Resultados

 

A avaliação será processual, com observações e registros no caderno de planejamento e diário de classe sempre visando o desenvolvimento da aprendizagem e formação infantil.


 

v Desenvolvimento das atividades

 

 

§  Contar história sobre higiene do corpo. Sugestão de livro: “Vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola.

 

§  Conversar com as crianças sobre a importância de tomar banho, pentear os cabelos, usar roupas limpas, lavar as mãos ao usar o banheiro e antes das refeições,  escovar os dentes, etc. Verificar através da conversa, os conhecimentos prévios dos alunos e os conceitos apreendidos.

 

§  Músicas e brincadeiras

§  Apresentação de músicas sobre o tema

§  Sugestão de música:

§  O sapo não lava o pé (Conhecimento popular)

§  Ratinho Escovando Os Dentes - Rá-Tim-Bum (Hélio Ziskind)

§  Ratinho Tomando Banho - Rá-Tim-Bum  (Hélio Ziskind)

§  Brincar com as crianças utilizando bonecas e bonecos. Aproveitar a brincadeira para ensinar os alunos  a utilizar adequadamente os objetos de higiene pessoal (escova de dente, sabonete, toalha, escova de cabelo, cotonete, etc.)   

§  Vídeos e atividades

§  Pedir que os alunos identifiquem e coloram, colem, recortem desenhos que envolvam objetos de higiene pessoal (sugestão de desenhos em anexo)

§  Teatro de fantoches e conversa

§  Trabalhar com as letras da palavra higiene ou as vogais ou a letra H

§  Trabalhar com traçado dos numerais

§  Trabalhar com oralidade

§  Trabalhar com coordenação motora grossa e fina

§  Convidar se possível secretária de saúde para fazer palestra sobre higiene bucal e aplicação de flúor.

 

0 comentários:

Postar um comentário