Tema:
Eu e minha identidade/ Circo
Trabalhar a identidade das crianças é uma ótima maneira de iniciar as atividades pedagógicas pois, ajuda as mesmas a perceberem que elas tem uma história de vida e são parte atuante no mundo em que vivem.
Trabalhar a identidade das crianças também é importante para nós professores que conseguiremos obter informações significativas a respeito delas.
Objetivo Geral:
Criar situações que favoreçam a construção da identidade das crianças, como parte do mundo, bem como analisar as diferenças entre eles e os colegas.
Objetivos Específicos:
v Conhecer
a história de seu nome e seu significado;
v Identificar
os costumes de sua família e do grupo em que está inserido;
v Identificar
suas preferências;
v Desenvolver
a imaginação e a criatividade;
v Construção
do eu e do outro;
v Estimular
o hábito da leitura;
v Desenvolver
a coordenação motora ampla;
v Desenvolver
a coordenação motora fina;
v
Trabalhar as diferenças
v Identificar
formas geométricas
v Estabelecer
relação entre numeral e quantidade;
v Apropriar
progressivamente da imagem corporal.
Desenvolvimento
ou sugestão de atividades:
§ Roda
de conversa (o nome de cada um, as características, as diferenças entre as
pessoas...),
§ Dinâmica
do espelho na caixinha ou outro espelho que a escola tenha.
§ Trabalhos
diversos (colorir, recortar, colar...)
§ Meu
tamanho, minha mão, meu pé, quantos anos tenho, autorretrato.
§ Brincadeiras
(músicas e jogos)
§ Painel
da turma
§ Confecção
de crachás
§ Trabalhando
a letra inicial do nome de cada um
§ Colagem
de palitos de picolé conforme a idade
§ Carimbo
da mão com tinta
§ Medindo
a altura com barbante
Culminância:
Exposição do painel com fotos ou desenhos dos alunos
e a história do nome de cada um.
0 comentários:
Postar um comentário