INÍCIO DAS AULAS
ADAPTAÇÃO ESCOLAR
Ao chegar à escola, a criança terá que se adaptar a um ambiente totalmente novo, diferente e isso envolve muitos sentimentos relacionados à separação, tanto por parte da criança como por parte da mãe. Esse processo, apesar de necessário, e um tanto doloroso para ambos, mas na maioria das vezes é superado em relativamente pouco tempo.
A criança ainda está muito ligada à
mãe. Por isso, se ela confiar na escola e nas professoras, sentirá segurança no
momento da separação e, esse sentimento será transmitido à criança, que
suportará melhor a nova situação.
No entanto, é importante colocar que
esse é um período bastante particular, que varia de criança para criança e que
deve ser avaliado individualmente.
Além disso, o ínício das aulas é um período onde se torna
necessário muita atenção, cuidado e dedicação dos educadores, pois recebemos
crianças oriundas de várias comunidades: algumas já trazem vivência de creche,
algumas de outras unidades de ensino, outro município, etc. E por isso, devemos
nos preocupar em tornar a primeira semana de aula em um momento especial para
que os pequeninos se sintam num ambiente prazeroso e acolhedor.
Para facilitar o processo de adaptação
da criança ao ambiente escolar,
sugerimos algumas dicas:
§ O fato da criança chorar na hora da separação é frequente e nem sempre
significa que ela não queira ficar na escola;
§ Sempre que possível, é benéfico que seja a mãe a entregar a criança à
educadora, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é
recomendável deixar a educadora com o encargo de retirar a criança do colo da
mãe;
§ Nunca saia “escondida” do seu filho. Despeça-se naturalmente.
§ A sala é um espaço que deve ser respeitado e a sua presença nela, além
de dificultar a compreensão da separação, fará com que as outras crianças
“reclamem” a presença das respectivas mães/pais.
§ Lembre-se que a equipe dos Maternais trabalha com crianças em grupo,
procurando distribuir a sua atenção entre todas as crianças;
§ O período de
adaptação varia de criança para criança, é único e deverá ser respeitado;
§ Poderão ocorrer algumas alterações na criança durante o período de
adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos, falta de
apetite, etc.)
Objetivos:
© Conhecer a escola como um ambiente
onde todos têm algo a oferecer;
© Despertar o gosto pela escola e pela frequência
as aulas;
© Promover atividades lúdicas de
conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
© Conhecer os direitos e deveres de
alunos, professores e demais funcionários da escola.
© Adaptar a criança ao ambiente
escolar.
© Objetivos:
© Conhecer a escola como um ambiente
onde todos têm algo a oferecer;
© Despertar o gosto pela escola e pela
freqüência as aulas;
© Promover atividades lúdicas de
conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
© Conhecer os direitos e deveres de
alunos, professores e demais funcionários da escola.
© Adaptar a criança ao ambiente
escolar.
ATIVIDADES
A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRIMEIRA SEMANA
¨ Acolhida e apresentação da professora
e dos alunos.
¨ Conhecendo a Sala de aula, a
professora e os colegas.
¨ Confecção do crachá de identificação
dos alunos.
¨ Atividades diversificadas: Modelagem
com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre
com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
¨ Aprendendo as músicas da rotina.
¨ Conhecendo a escola: o banheiro, o refeitório e a direção.
¨ Atividades iniciais de rotina:
Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da
Novidade;
¨ Planejamento do dia.
¨ Conversa sobre a escola, suas
dependências e funções.
¨ Roda de Leitura ou uma contação de
histórias
¨ Conversa sobre a visita à Escola,
sobre os funcionários ...
¨ Músicas diversificadas.
¨ Roda de Leitura: Uma poesia sobre a
escola
¨ Avaliação do dia e preparação par a a
saída. ( Na medida de possível adaptação das crianças, deverá ser feita todos
os dias.)
0 comentários:
Postar um comentário