quinta-feira, 16 de maio de 2013

Projeto de Adaptação escolar 2013


INÍCIO DAS AULAS

ADAPTAÇÃO ESCOLAR


Ao chegar à escola, a criança terá que se adaptar a um ambiente totalmente novo, diferente e isso envolve muitos sentimentos relacionados à separação, tanto por parte da criança como por parte da mãe. Esse processo, apesar de necessário, e um tanto doloroso para ambos, mas na maioria das vezes é superado em relativamente pouco tempo.

A criança ainda está muito ligada à mãe. Por isso, se ela confiar na escola e nas professoras, sentirá segurança no momento da separação e, esse sentimento será transmitido à criança, que suportará melhor a nova situação.

No entanto, é importante colocar que esse é um período bastante particular, que varia de criança para criança e que deve ser avaliado individualmente.

Além disso, o ínício das aulas é um período onde se torna necessário muita atenção, cuidado e dedicação dos educadores, pois recebemos crianças oriundas de várias comunidades: algumas já trazem vivência de creche, algumas de outras unidades de ensino, outro município, etc. E por isso, devemos nos preocupar em tornar a primeira semana de aula em um momento especial para que os pequeninos se sintam num ambiente prazeroso e acolhedor.

Para facilitar o processo de adaptação da criança  ao ambiente escolar, sugerimos algumas dicas:

 

§ O fato da criança chorar na hora da separação é frequente e nem sempre significa que ela não queira ficar na escola;

 

§ Sempre que possível, é benéfico que seja a mãe a entregar a criança à educadora, colocando-a no chão e incentivando-a a ficar na escola. Não é recomendável deixar a educadora com o encargo de retirar a criança do colo da mãe;

 

§ Nunca saia “escondida” do seu filho. Despeça-se naturalmente.

 

§ A sala é um espaço que deve ser respeitado e a sua presença nela, além de dificultar a compreensão da separação, fará com que as outras crianças “reclamem” a presença das respectivas mães/pais.

 

§ Lembre-se que a equipe dos Maternais trabalha com crianças em grupo, procurando distribuir a sua atenção entre todas as crianças;

 

§ O período de adaptação varia de criança para criança, é único e deverá ser respeitado;

 

§ Poderão ocorrer algumas alterações na criança durante o período de adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos, falta de apetite, etc.)


Objetivos:

©   Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;

©     Despertar o gosto pela escola e pela frequência as aulas;

©     Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;

©     Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.

©     Adaptar a criança ao ambiente escolar.

©     Objetivos:

©     Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;

©     Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;

©     Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;

©     Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.

©     Adaptar a criança ao ambiente escolar.

 

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRIMEIRA SEMANA

¨     Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.

¨     Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.

¨     Confecção do crachá de identificação dos alunos.

¨     Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.

¨     Aprendendo as músicas da rotina.

¨     Conhecendo a escola: o banheiro, o refeitório e a direção.

¨     Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade;

¨     Planejamento do dia.

¨     Conversa sobre a escola, suas dependências e funções.

¨     Roda de Leitura ou uma contação de histórias

¨     Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários ...

¨     Músicas diversificadas.

¨     Roda de Leitura: Uma poesia sobre a escola

¨     Avaliação do dia e preparação par a a saída. ( Na medida de possível adaptação das crianças, deverá ser feita todos os dias.)

 

 

0 comentários:

Postar um comentário