terça-feira, 20 de agosto de 2013

Projeto meios de Transporte para Educação Infantil 2013


“Meios de transporte e trânsito: Educação é a solução!”

Justificativa:


Faz-se necessário que os crianças  conheçam a importância dos meios de transporte em nossa vida e se conscientizem para a educação no trânsito. Muitos acidentes poderiam ser evitados se valorizássemos mais a criança e se conseguíssemos fazer com que desde pequenos compreendam e respeitem as regras de trânsito.

 Dar condições, através da aprendizagem, as crianças e seus responsáveis, de efetuarem deslocamentos seguros no meio circulante, são informações necessárias para o exercício da cidadania, pois despertam nas crianças o respeito às normas básicas de circulação, mesmo em Varzedo com pouco fluxo de carros. Esses recursos podem contribuir muito para o desenvolvimento de futuros cidadãos mais responsáveis e cientes de sua contribuição na vida da sociedade.

Objetivos:


• Identificar a origem dos meios de transportes;

·        Conhecer os meios de transporte aquático, terrestre e aéreo e saber diferenciá-los.

·        Identificar as cores do sinal e o significado de cada uma

·        Desenvolver a imaginação e a criatividade

·        Conhecer os animais usados como meio de transporte

• Reconhecer os agentes da circulação (pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e passageiros) e a responsabilidade de cada um na divisão e na organização do espaço viário;

• Conscientizar os alunos sobre a importância de todos os meios de transporte;
• Valorizar as contribuições dos profissionais que trabalham na área de trânsito;
• Conhecer os meios de transporte e locomoção, suas diferenças e semelhanças;
• Conhecer os meios de transportes antigos;

• Conhecer e interpretar as sinalizações básicas, a infra-estrutura e a organização do sistema de trânsito tornando essas informações funcionais e significativas na conquista de maior segurança no seu dia a dia.

 

Sugestões de Atividades

*Conversa na rodinha

* Perguntar aos alunos o que sabem sobre os meios de transporte e sobre o transito;
* Pesquisa sobre os meios de transporte;

* Trabalhar o significado das placas e dos sinais de transito;

* Confeccionar alguns meios de transporte com sucata;

* Cartaz: Meios de transporte antigos e atuais;

* Explorar a utilidade de cada transporte;

* Simular o transito de uma cidade e brincando aprender sobre as regras de circulação;

*Trabalhar com a classificação dos meios de transportes: aéreo, aquático e terrestre;

*Promover rodas de conversas sobre os meios de transporte existentes. *Diferenciar os meios de transporte motorizados, dos animais que servem de transporte.

*Através das fichas dadas pelo professore vamos separar os meios de transporte usados na água (aquáticos), no ar (aéreo)  e no chão (terrestre).

*Trabalhar com a letra Tt;

*Trabalhar com a família silábica;

*Desenho livre sobre o assunto;

*Trabalhar com os numerais, revisando de 0 a 6; Sempre relacionando o numeral a quantidade e trabalhando material concreto.

*Inserir sempre e diariamente no planejamento uma atividade de coordenação motora ampla;

*Revisar as vogais estudadas;



























 

Pauta para Conselho de Classe 2º Bimestre 2013 em Educação Infantil


Pauta do Conselho de Classe

Item 1 – Auto avaliação do professor:

Relato breve

Como colocou em prática as linhas de ação comuns propostas no bimestre:
Em que avançou, que dificuldades teve;

Que inovações na metodologia ou avaliação conseguiu pôr em prática;
A que causas atribuíram o sucesso ou a falha nas tentativas que fez;
Item 2 – Análise diagnóstica das turmas:

A análise das turmas deve apontar causas, ou ao menos, sugerir hipóteses de causas dos problemas que o grupo apresenta, para que se possam propor ações concretas ou atitudes que podem produzir as modificações desejadas.
Item 3 – Linhas de ação ou ações concretas:
Definir o que vamos fazer em decorrência das necessidades apontadas na Análise da Turma.
Item 4 – Alunos para serem alertados e/ou encaminhados para acompanhamento especial:
Problemas disciplinares;
Frequência às aulas;
Dificuldades de relacionamento com a classe;
Pouco interesse e dedicação;
Dificuldades de aprendizagem;          

Textos para formação de Professores da Educação Infantil 2013


POR ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS: O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO       INFANTIL

Trabalhar na Educação Infantil requer práticas significativas, que promovam uma aprendizagem efetiva, propiciando resultados satisfatórios na vida das crianças, desse modo, exige-se uma postura dinâmica no processo de ensino aprendizagem, procurando ter sempre como princípio conhecer os interesses e necessidades de cada criança, para que dessa forma possa ser desenvolvida uma prática educativa adequada, sempre observando que a relação educação/infância deve ser um processo cultural, na qual a educação, por meio dos métodos, didáticas e técnicas coerentes faça com que a criança desenvolva relações de respeito mútuo, justiça, solidariedade, igualdade e autonomia, para poder futuramente atuar na sociedade.

O Ensinar e Aprender na Educação Infantil.

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, como é assim definida pela LDB 9.394/96, momento em que ocorre o desenvolvimento das primeiras aprendizagens, as crianças estão começando a descobrir o mundo e compreender certas ações. Possibilitar a elas práticas condizentes com suas realidades e a inserção em ambiente propiciado para essas aprendizagens é uma meta a ser atingida. Assim, propor o convívio com outras crianças sob orientação dos adultos contribui para o desenvolvimento de habilidades e é uma forma de as crianças estarem construindo seus próprios percursos e a partir deles iniciarem o desenvolvimento da autonomia. Nesse sentido:

Piaget, Vygotsky e Wallon tentaram mostrar que a capacidade de conhecer e aprender se constrói a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio. As teorias sociointeracionistas concebem, portanto, o desenvolvimento infantil como um processo dinâmico, pois as crianças não são passivas, meras receptoras das informações que estão à sua volta. [...]. (FELIPE, 2001, P.27).

As situações que envolvem interação entre as crianças e o meio social são bastante prazerosas e reveladoras de aprendizagens, pois as crianças nessa faixa etária correspondente de 0-5 anos de idade, desenvolvem as relações de compreensão, através de práticas dinâmicas no convívio com outras crianças. Assim, o saber se desenvolve a partir da reconstrução do que é compartilhado: é nesse ambiente que a criança vivencia experiências e descobertas e cada momento é importante para o desenvolvimento da aprendizagem.

Segundo o RCNEI (1998), cabe às instituições de Educação Infantil, oferecer às crianças condições para aprendizagens que decorram de brincadeiras e de situações pedagógicas intencionais e orientadas por adultos. Assim, as ações educativas devem propiciar às crianças a aquisição de conhecimentos, levando em consideração que a aprendizagem nessa fase deve ser construída em um ambiente propício à sua faixa etária, através de atividades que envolvam brincadeira, jogos, enfim, atividades que promovam interação entre as crianças.

Dessa forma, a rotina das crianças na Educação Infantil se define como instrumento construtivo, pois permite o desenvolvimento de aprendizagens além de desempenhar um papel socializador. Nesse sentido Barbosa e Horn (2001), afirmam que:

O cotidiano da Escola Infantil tem de prever momentos diferenciados que certamente não se organizarão da mesma forma para crianças maiores e menores. Diversos tipos de atividades envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos: o horário da chegada, a alimentação, higiene, o repouso, as brincadeiras – os jogos diversificados, os livros de histórias, as atividades coordenadas pelos adultos. (BARBOSA e HORN, 2001 p. 68).

Então, como se pode ver acerca do posicionamento das autoras, a rotina proporciona às crianças momentos de alegria, amizade, curiosidade e socialização. E essas atividades realizadas diariamente estimulam o desenvolvimento das crianças em seus aspectos pessoal, social e intelectual. E é nesse ambiente que o ensinar e aprender acontece.

Nesse contexto, a definição do trabalho do professor como transmissor de saberes, envolve muito mais que isso, envolve um olhar reflexivo no sentido de se pensar formas de responder às expectativas das crianças e colocá-las no centro do processo educativo, promover a aprendizagem em um ambiente próprio, com interação entre as mesmas, para que se desenvolvam conhecimentos a partir de suas próprias ações, dessa forma, o professor tem o papel de mediar o processo de aprendizagem das crianças.

Mensagem para reunião Pedagógica 2013


            A árvore das Novas Relações

      

Oi! Tudo bem? Saia de casa só pelo gosto de caminhar. Sorria para todos. Faça um álbum de família. Conte estrelas. Telefone para os seus amigos. Diga : gosto muito de você! . Converse com Deus. Volte a ser criança. Pule corda. Apague de vez a palavra rancor. Diga sim. Dê uma boa risada! Leia um livro. Peça ajuda. Corra. Cumpra uma promessa. Cante uma canção. Lembre o aniversário de seus amigos. Ajude algum doente. Pule para se divertir. Mude de penteado. Seja disponível para escutar. Deixa seu pensamento viajar. Retribua um favor. Termine aquele projeto. Quebre uma rotina. Tome um banho de espuma. Escreva uma lista de coisas que lhe dão prazer. Faça uma visita. Sonhe acordado. Desligue o televisor e converse. Permita-se errar. Retribua uma gentileza. Escute os grilos. Agradeça a deus pelo Sol. Aceite um elogio. Perdoe-se... Deixe que alguém cuide de você. Demonstre que está feliz. Faça alguma coisa que sempre desejou. Toque a ponta dos pés. Olhe com atenção uma flor. Só por hoje, evite dizer não posso. Cante no chuveiro. Viva intensamente cada minuto de Deus. Inicie uma tradição familiar. Faça um piquenique no quintal. Não se preocupe. Tenha a coragem das pequenas coisas. Ajude um vizinho idoso. Afague uma criança. Reveja fotos antigas. Escute um amigo. Feche os olhos e imagine as ondas do mar. Brinque com seu mascote. Permita-se brilhar. Dê uma palmadinha nas suas próprias costas. Torça pelo seu time. Pinte um quadro. Cumprimente um novo vizinho. Compre um presente para você mesmo. Mude alguma coisa. Delegue tarefas. Diga bem vindo a quem chegou. Permita que alguém o ajude. A-gra-de-ça! Saiba que não está só. Decida-se a viver com ‘paixão’: sem ela nada de grande se consegue Conserve esta árvore diante de si durante o restante do Ano. Ela garante boa saúde, excelentes relações pessoais, rápido crescimento pessoal e comunitário e uma eternidade feliz. Vamos acreditar!

           

Sugestão de Rotina para uma Creche


8:00hs- Chegada das Crianças

8:20hs- Café

8:45hs ou 9:00hs-Acolhida: Oração, cantar e rodinha, todos os dias(vamos lembrar da importância da rodinha)

9:20hs-1ª atividade(coordenação motora grossa ou fina, lógico matemática ou natureza e sociedade, artes, etc)

10:30hs-2ª atividade(coordenação motora grossa ou fina, lógico matemática ou natureza e sociedade, artes, etc )

11:25hs- Almoço (cantar músicas referentes a comidas antes de ir ou no trenzinho)

12:10hs- hora da soneca

13:20hs- despertar (limite máximo para despertar da soneca 13:25hs)

13:25hs-3ª atividade- lúdica orientada, brincadeiras, atividades físicas, histórias, parque  a critério do professor, porém com objetivo e registrada no planejamento. (pátio da escola ou sala multiuso)

14:30hs- Hora do lanche (cantar músicas referentes a lanches antes de ir ou no trenzinho)

15:00hs- 4ª  atividade(coordenação motora grossa ou fina, lógico matemática ou natureza e sociedade, artes, música, movimento, etc)

15:45hs- Preparar para o banho

16:20hs- Janta

16:50hs-Saída

Esta rotina deve ser seguida e incluída no planejamento. Neste segundo semestre estarei verificando as atividades com maior intensidade e o planejamento. Lembrando que tudo isso será necessário para uma aprendizagem significativa e de qualidade para nossas crianças.

O professor se constitui na ponte mais importante da passagem do mundo infantil para o mundo adulto, pois junto com os pais, eles são responsáveis pelo encorajamento ao crescimento e independência das crianças e por influenciar na formação do caráter, da personalidade e dotá-las de valores e conhecimentos, não só pedagógicos, mas também preparar para a convivência na sociedade. A prática educacional deve despertar os alunos e direcioná-los para caminhos mais solidários, considerando suas relações em convívio com a sociedade. É necessário que esses profissionais tenham compromisso ético ao dar limites à criança, não as expondo a situações constrangedoras. Todas devem receber tratamento igualitário já que a Educação Infantil é local de desenvolvimento, portanto é um espaço de liberdade de expressão das crianças.

Gostaria de lembrar ainda que nossas crianças ficam nesse espaço 8 horas de suas vidas e que, aqui é o espaço que elas tem para aprenderem o que realmente ensinamos.

Já estudamos sobre a rotina no espaço escolar da educação infantil. Qualquer dúvida vocês tem em mãos textos referentes a esse assunto e também podem me procurar.

 

 

Atividades para 7 de setembro 2013