terça-feira, 20 de agosto de 2013

Textos para formação de Professores da Educação Infantil 2013


POR ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS: O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO       INFANTIL

Trabalhar na Educação Infantil requer práticas significativas, que promovam uma aprendizagem efetiva, propiciando resultados satisfatórios na vida das crianças, desse modo, exige-se uma postura dinâmica no processo de ensino aprendizagem, procurando ter sempre como princípio conhecer os interesses e necessidades de cada criança, para que dessa forma possa ser desenvolvida uma prática educativa adequada, sempre observando que a relação educação/infância deve ser um processo cultural, na qual a educação, por meio dos métodos, didáticas e técnicas coerentes faça com que a criança desenvolva relações de respeito mútuo, justiça, solidariedade, igualdade e autonomia, para poder futuramente atuar na sociedade.

O Ensinar e Aprender na Educação Infantil.

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, como é assim definida pela LDB 9.394/96, momento em que ocorre o desenvolvimento das primeiras aprendizagens, as crianças estão começando a descobrir o mundo e compreender certas ações. Possibilitar a elas práticas condizentes com suas realidades e a inserção em ambiente propiciado para essas aprendizagens é uma meta a ser atingida. Assim, propor o convívio com outras crianças sob orientação dos adultos contribui para o desenvolvimento de habilidades e é uma forma de as crianças estarem construindo seus próprios percursos e a partir deles iniciarem o desenvolvimento da autonomia. Nesse sentido:

Piaget, Vygotsky e Wallon tentaram mostrar que a capacidade de conhecer e aprender se constrói a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio. As teorias sociointeracionistas concebem, portanto, o desenvolvimento infantil como um processo dinâmico, pois as crianças não são passivas, meras receptoras das informações que estão à sua volta. [...]. (FELIPE, 2001, P.27).

As situações que envolvem interação entre as crianças e o meio social são bastante prazerosas e reveladoras de aprendizagens, pois as crianças nessa faixa etária correspondente de 0-5 anos de idade, desenvolvem as relações de compreensão, através de práticas dinâmicas no convívio com outras crianças. Assim, o saber se desenvolve a partir da reconstrução do que é compartilhado: é nesse ambiente que a criança vivencia experiências e descobertas e cada momento é importante para o desenvolvimento da aprendizagem.

Segundo o RCNEI (1998), cabe às instituições de Educação Infantil, oferecer às crianças condições para aprendizagens que decorram de brincadeiras e de situações pedagógicas intencionais e orientadas por adultos. Assim, as ações educativas devem propiciar às crianças a aquisição de conhecimentos, levando em consideração que a aprendizagem nessa fase deve ser construída em um ambiente propício à sua faixa etária, através de atividades que envolvam brincadeira, jogos, enfim, atividades que promovam interação entre as crianças.

Dessa forma, a rotina das crianças na Educação Infantil se define como instrumento construtivo, pois permite o desenvolvimento de aprendizagens além de desempenhar um papel socializador. Nesse sentido Barbosa e Horn (2001), afirmam que:

O cotidiano da Escola Infantil tem de prever momentos diferenciados que certamente não se organizarão da mesma forma para crianças maiores e menores. Diversos tipos de atividades envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos: o horário da chegada, a alimentação, higiene, o repouso, as brincadeiras – os jogos diversificados, os livros de histórias, as atividades coordenadas pelos adultos. (BARBOSA e HORN, 2001 p. 68).

Então, como se pode ver acerca do posicionamento das autoras, a rotina proporciona às crianças momentos de alegria, amizade, curiosidade e socialização. E essas atividades realizadas diariamente estimulam o desenvolvimento das crianças em seus aspectos pessoal, social e intelectual. E é nesse ambiente que o ensinar e aprender acontece.

Nesse contexto, a definição do trabalho do professor como transmissor de saberes, envolve muito mais que isso, envolve um olhar reflexivo no sentido de se pensar formas de responder às expectativas das crianças e colocá-las no centro do processo educativo, promover a aprendizagem em um ambiente próprio, com interação entre as mesmas, para que se desenvolvam conhecimentos a partir de suas próprias ações, dessa forma, o professor tem o papel de mediar o processo de aprendizagem das crianças.

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