POR ENTRE
TEORIAS E PRÁTICAS: O DESENVOLVIMENTO DA
EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalhar na Educação Infantil requer práticas
significativas,
que promovam uma aprendizagem efetiva, propiciando resultados satisfatórios na
vida das crianças, desse modo, exige-se uma postura dinâmica no processo de
ensino aprendizagem, procurando ter sempre como princípio conhecer os
interesses e necessidades de cada criança, para que dessa forma possa ser
desenvolvida uma prática educativa adequada, sempre observando que a relação
educação/infância deve ser um processo cultural, na qual a educação, por meio
dos métodos, didáticas e técnicas coerentes faça com que a criança desenvolva
relações de respeito mútuo, justiça, solidariedade, igualdade e autonomia, para
poder futuramente atuar na sociedade.
O Ensinar
e Aprender na Educação Infantil.
A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, como é
assim definida pela LDB 9.394/96, momento em que ocorre o desenvolvimento das
primeiras aprendizagens, as crianças estão começando a descobrir o mundo e compreender
certas ações. Possibilitar a elas práticas condizentes com suas realidades e a
inserção em ambiente propiciado para essas aprendizagens é uma meta a ser
atingida. Assim, propor o convívio com outras crianças sob orientação dos
adultos contribui para o desenvolvimento de habilidades e é uma forma de as
crianças estarem construindo seus próprios percursos e a partir deles iniciarem
o desenvolvimento da autonomia. Nesse sentido:
Piaget, Vygotsky e Wallon tentaram mostrar que a capacidade de
conhecer e aprender se constrói a partir das trocas estabelecidas entre o
sujeito e o meio. As teorias sociointeracionistas concebem, portanto, o
desenvolvimento infantil como um processo dinâmico, pois as crianças não são
passivas, meras receptoras das informações que estão à sua volta. [...].
(FELIPE, 2001, P.27).
As situações que envolvem interação entre as crianças e o meio
social são bastante prazerosas e reveladoras de aprendizagens, pois as crianças
nessa faixa etária correspondente de 0-5 anos de idade, desenvolvem as relações
de compreensão, através de práticas dinâmicas no convívio com outras crianças.
Assim, o saber se desenvolve a partir da reconstrução do que é compartilhado: é
nesse ambiente que a criança vivencia experiências e descobertas e cada momento
é importante para o desenvolvimento da aprendizagem.
Segundo o RCNEI (1998), cabe às instituições de Educação
Infantil, oferecer às crianças condições para aprendizagens que decorram de
brincadeiras e de situações pedagógicas intencionais e orientadas por adultos.
Assim, as ações educativas devem propiciar às crianças a aquisição de
conhecimentos, levando em consideração que a aprendizagem nessa fase deve ser
construída em um ambiente propício à sua faixa etária, através de atividades
que envolvam brincadeira, jogos, enfim, atividades que promovam interação entre
as crianças.
Dessa forma, a rotina das crianças na Educação Infantil se
define como instrumento construtivo, pois permite o desenvolvimento de
aprendizagens além de desempenhar um papel socializador. Nesse sentido Barbosa
e Horn (2001), afirmam que:
O cotidiano da Escola Infantil tem de prever momentos
diferenciados que certamente não se organizarão da mesma forma para crianças
maiores e menores. Diversos tipos de atividades envolverão a jornada diária das
crianças e dos adultos: o horário da chegada, a alimentação, higiene, o
repouso, as brincadeiras – os jogos diversificados, os livros de histórias, as
atividades coordenadas pelos adultos. (BARBOSA e HORN, 2001 p. 68).
Então, como se pode ver acerca do posicionamento das autoras,
a rotina proporciona às crianças momentos de alegria, amizade, curiosidade e
socialização. E essas atividades realizadas diariamente estimulam o
desenvolvimento das crianças em seus aspectos pessoal, social e intelectual. E
é nesse ambiente que o ensinar e aprender acontece.
Nesse contexto, a definição do trabalho do professor como
transmissor de saberes, envolve muito mais que isso, envolve um olhar reflexivo
no sentido de se pensar formas de responder às expectativas das crianças e
colocá-las no centro do processo educativo, promover a aprendizagem em um
ambiente próprio, com interação entre as mesmas, para que se desenvolvam
conhecimentos a partir de suas próprias ações, dessa forma, o professor tem o
papel de mediar o processo de aprendizagem das crianças.
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