terça-feira, 20 de agosto de 2013

Sugestão de Rotina para uma Creche


8:00hs- Chegada das Crianças

8:20hs- Café

8:45hs ou 9:00hs-Acolhida: Oração, cantar e rodinha, todos os dias(vamos lembrar da importância da rodinha)

9:20hs-1ª atividade(coordenação motora grossa ou fina, lógico matemática ou natureza e sociedade, artes, etc)

10:30hs-2ª atividade(coordenação motora grossa ou fina, lógico matemática ou natureza e sociedade, artes, etc )

11:25hs- Almoço (cantar músicas referentes a comidas antes de ir ou no trenzinho)

12:10hs- hora da soneca

13:20hs- despertar (limite máximo para despertar da soneca 13:25hs)

13:25hs-3ª atividade- lúdica orientada, brincadeiras, atividades físicas, histórias, parque  a critério do professor, porém com objetivo e registrada no planejamento. (pátio da escola ou sala multiuso)

14:30hs- Hora do lanche (cantar músicas referentes a lanches antes de ir ou no trenzinho)

15:00hs- 4ª  atividade(coordenação motora grossa ou fina, lógico matemática ou natureza e sociedade, artes, música, movimento, etc)

15:45hs- Preparar para o banho

16:20hs- Janta

16:50hs-Saída

Esta rotina deve ser seguida e incluída no planejamento. Neste segundo semestre estarei verificando as atividades com maior intensidade e o planejamento. Lembrando que tudo isso será necessário para uma aprendizagem significativa e de qualidade para nossas crianças.

O professor se constitui na ponte mais importante da passagem do mundo infantil para o mundo adulto, pois junto com os pais, eles são responsáveis pelo encorajamento ao crescimento e independência das crianças e por influenciar na formação do caráter, da personalidade e dotá-las de valores e conhecimentos, não só pedagógicos, mas também preparar para a convivência na sociedade. A prática educacional deve despertar os alunos e direcioná-los para caminhos mais solidários, considerando suas relações em convívio com a sociedade. É necessário que esses profissionais tenham compromisso ético ao dar limites à criança, não as expondo a situações constrangedoras. Todas devem receber tratamento igualitário já que a Educação Infantil é local de desenvolvimento, portanto é um espaço de liberdade de expressão das crianças.

Gostaria de lembrar ainda que nossas crianças ficam nesse espaço 8 horas de suas vidas e que, aqui é o espaço que elas tem para aprenderem o que realmente ensinamos.

Já estudamos sobre a rotina no espaço escolar da educação infantil. Qualquer dúvida vocês tem em mãos textos referentes a esse assunto e também podem me procurar.

 

 

0 comentários:

Postar um comentário