8:00hs- Chegada das Crianças
8:20hs- Café
8:45hs ou 9:00hs-Acolhida:
Oração, cantar e rodinha, todos os dias(vamos lembrar da importância da
rodinha)
9:20hs-1ª atividade(coordenação
motora grossa ou fina, lógico matemática ou natureza e sociedade, artes, etc)
10:30hs-2ª atividade(coordenação
motora grossa ou fina, lógico matemática ou natureza e sociedade, artes, etc )
11:25hs- Almoço (cantar músicas
referentes a comidas antes de ir ou no trenzinho)
12:10hs- hora da soneca
13:20hs- despertar (limite máximo
para despertar da soneca 13:25hs)
13:25hs-3ª atividade- lúdica
orientada, brincadeiras, atividades físicas, histórias, parque a critério do professor, porém com objetivo e
registrada no planejamento. (pátio da escola ou sala multiuso)
14:30hs- Hora do lanche (cantar
músicas referentes a lanches antes de ir ou no trenzinho)
15:00hs- 4ª atividade(coordenação motora grossa ou fina,
lógico matemática ou natureza e sociedade, artes, música, movimento, etc)
15:45hs- Preparar para o banho
16:20hs- Janta
16:50hs-Saída
Esta
rotina deve ser seguida e incluída no planejamento. Neste segundo semestre
estarei verificando as atividades com maior intensidade e o planejamento.
Lembrando que tudo isso será necessário para uma aprendizagem significativa e
de qualidade para nossas crianças.
O professor se constitui na ponte mais importante
da passagem do mundo infantil para o mundo adulto, pois junto com os pais, eles
são responsáveis pelo encorajamento ao crescimento e independência das crianças
e por influenciar na formação do caráter, da personalidade e dotá-las de valores
e conhecimentos, não só pedagógicos, mas também preparar para a convivência na
sociedade. A prática educacional deve despertar os alunos e direcioná-los para
caminhos mais solidários, considerando suas relações em convívio com a
sociedade. É necessário que esses profissionais tenham compromisso ético ao dar
limites à criança, não as expondo a situações constrangedoras. Todas devem
receber tratamento igualitário já que a Educação Infantil é local de
desenvolvimento, portanto é um espaço de liberdade de expressão das crianças.
Gostaria
de lembrar ainda que nossas crianças ficam nesse espaço 8 horas de suas vidas e
que, aqui é o espaço que elas tem para aprenderem o que realmente ensinamos.
Já
estudamos sobre a rotina no espaço escolar da educação infantil. Qualquer
dúvida vocês tem em mãos textos referentes a esse assunto e também podem me
procurar.
0 comentários:
Postar um comentário