PROJETO ATIVIDADE DO
PAI COM A FAMÍLIA
DURAÇÃO: duas semanas ( de 29/07 a 09 de agosto).
PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil.
JUSTIFICATIVA:
No segundo domingo
de agosto comemoramos o Dia dos Pais. Durante toda a semana, estaremos
desenvolvendo uma série de atividades, para que os alunos focalizem no seu PAI:
suas virtudes, seus valores, seu trabalho, seu lazer. É necessário despertar na
criança sentimentos de amor e gratidão para com seu PAI. O Projeto deve ser bem
trabalhado, principalmente porque antes de compreender a organização social, a
criança deve compreender a organização familiar.
OBJETIVOS:
· Levar a criança a
demonstrar sua gratidão ao papai, homenageando-o com respeito e ternura;
· Saber citar o nome
do pai, sua profissão, local de trabalho;
· Descrever a figura
do pai oralmente, em textos e através de desenhos;
· Reconhecer as preferências
do pai em casa: diversão, comida, etc…;
· Desenvolver
interesse em colaborar com a família;
· Compreender a
importância de viver harmoniosamente no lar.
ATIVIDADES A SEREM
DESENVOLVIDASEM SALA DE AULA:
· Colagens;
· Recortes com
tesoura e manual;
· Como é o papai em casa:
· Formar cenas
familiares utilizando recortes, colagens e modelagens (massa de modelar);
· Estimular os
alunos a falar sobre o pai;
· Escrever ou
desenhar uma mensagem para o papai;
· Comentar o papel
que cada membro desempenha na família: o pai, a mãe, os filhos;
· Entrevistas com o
papai, para que ele fale de sua profissão, seu time de futebol, suas
preferências;
· Fazer um mural e
desenhos mostrando cenas de recreação da família;
Música dia dos pais;
Personagens da família,
enfocando a figura masculina; (fantoches)
· Linguagem oral
e escrita: levar a classe a fazer uma mensagem coletiva para o PAPAI, onde
o professor transcreve-a para um mural e os alunos fazem a ilustração com
desenhos apropriados;
· HORA DAS NOVIDADES:
O PAPAI – COMO É O SEU DIA:
Associar com expressão corporal, mostrando o
PAI, fazendo a barba, almoçando, fazendo algum trabalho doméstico,
divertindo-se;
· Dramatização de
uma situação familiar – (Pode-se pedir à criança que leve uma roupa do pai para
fazer dramatização);
· Pedir a uma
criança que faça de conta que é o pai e as outras a entrevistam;
· Descrever fatos da
vida familiar;
· Improvisar, numa
caixa, um cineminha e ir projetando as cenas, pedindo às crianças para
descrevê-las.
-Atividades
xerografadas (Anexo)
-Trabalhar com as
letras que compõe a palavra PAI
-Trabalhar com o
número 7 ou outro número que a turma esteja aprendendo.
-Confeccionar
cartõezinhos para o pai
0 comentários:
Postar um comentário