segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Projeto Folclore 2013

 
Data: de 11 a 22 de agosto
 
Justificativa
Sabendo que o Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade, torna-se de fundamental importância o seu trabalho como pratica pedagógica nas unidades escolares.
O folclore é de valor integral na cultura. Merece ser estudado e valorizado sobre todos os aspectos, intelectuais, artísticos, educacionais, técnicos e recreativos.                               
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Folclore... conjunto de usos, costumes, folguedos, artes, técnicas, lendas, mitos, provérbios e adivinhações que expressam as maneiras de pensar, sentir e agir do povo.            
 
Objetivos gerais:
 Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula.
 Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Objetivos específicos:
 Conceituar a palavra Folclore;
Descobrir as principais manifestações folclóricas do nosso país e da nossa cidade;
Valorizar a cultura popular;
Desenvolver a oralidade;
Ver e ouvir poesias dramatizadas pela professora;
Entrar em contato com as características do texto poético (musicalidade, ritmo, diagramação);
Participar de atividades que envolvam histórias, parlendas, brincadeiras e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o Folclore.
Estimular e desenvolver o gosto pela música e dança da cultura popular;
 Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
Procedimentos:
Conhecer os seguintes mitos ou seres:
a) Saci-pererê
b) Mula sem cabeça
c) O Curupira
d) Lobisomem
 
ESTRATEGIAS:
a) Roda de conversa:
levantamento do conhecimento prévio das crianças a cerca do assunto
b) Dobraduras
c) Cartaz para a apresentação de cada personagem
d) Desenhos
e) Pintura
f) Livrinhos dos Mitos  ou álbum do Folclore (anexo) (confeccionados pelas crianças)
Trabalhar com a letra F
Trabalhar com a palavra Folclore
Trabalhar com vogais
Trabalhar com os numerais (sempre trabalhando com material concreto) relacionando à quantidade a identificação do numeral.
Trabalhar com coordenação motora ampla (conforme atividades sugeridas no texto estudado)
Trabalhar com trava língua (anexo)
Atividades xerografadas(anexo)




































0 comentários:

Postar um comentário