Data: de 11 a 22 de agosto
Justificativa
Sabendo
que o Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua
nacionalidade, torna-se de fundamental importância o seu trabalho como pratica pedagógica
nas unidades escolares.
O folclore é de valor integral na
cultura. Merece ser estudado e valorizado sobre todos os aspectos,
intelectuais, artísticos, educacionais, técnicos e recreativos.
Promover o desenvolvimento
integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho
educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado.
Folclore... conjunto de usos, costumes, folguedos, artes, técnicas, lendas,
mitos, provérbios e adivinhações que expressam as maneiras de pensar, sentir e
agir do povo.
Objetivos
gerais:
Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que
nos cerca, com a sala de aula.
Participar de atividades que envolvam histórias,
brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua
comunidade e de outros grupos.
Objetivos
específicos:
Conceituar a palavra Folclore;
Descobrir as principais manifestações folclóricas do nosso
país e da nossa cidade;
Valorizar a cultura popular;
Desenvolver a oralidade;
Ver e ouvir poesias dramatizadas pela professora;
Entrar em contato com as características do texto poético
(musicalidade, ritmo, diagramação);
Participar de atividades que envolvam histórias, parlendas,
brincadeiras e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o
Folclore.
Estimular e desenvolver o gosto pela música e dança da
cultura popular;
Produzir trabalhos artísticos,
utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção,
desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e
criação;
Procedimentos:
Conhecer os
seguintes mitos ou seres:
a) Saci-pererê
b) Mula sem
cabeça
c) O Curupira
d) Lobisomem
ESTRATEGIAS:
a) Roda de
conversa:
● levantamento do
conhecimento prévio das crianças a cerca do assunto
b) Dobraduras
c) Cartaz para
a apresentação de cada personagem
d) Desenhos
e) Pintura
f) Livrinhos dos
Mitos ou álbum do Folclore (anexo) (confeccionados
pelas crianças)
Trabalhar com
a letra F
Trabalhar com
a palavra Folclore
Trabalhar com
vogais
Trabalhar com
os numerais (sempre trabalhando com material concreto) relacionando à
quantidade a identificação do numeral.
Trabalhar com
coordenação motora ampla (conforme atividades sugeridas no texto estudado)
Trabalhar com
trava língua (anexo)
Atividades
xerografadas(anexo)
0 comentários:
Postar um comentário