COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA OU GROSSA
Este tipo de coordenação permite a criança dominar o corpo no espaço,
controlando os movimentos mais rudes.
Na coordenação motora grossa verificamos o uso de
grupos de músculos maiores e o desenvolvimento de habilidades como correr,
pular, chutar, subir e descer escadas, que podem ser desenvolvidas a partir de
um plano sistemático de exercícios e atividades esportivas. Quando se tem
déficit nessas habilidades, verificamos dificuldades, por parte principalmente
de crianças, em praticar atividades esportivas, o que acaba gerando baixa
autoestima.
É possível observar a coordenação motora de um
indivíduo desde pequeno. A criança responde aos estímulos de várias formas e
cabe ao professor, nos primeiros anos, trabalhar a motricidade da criança. Ao
aprender a pintar dentro de espaços delimitados a criança já começa a
desenvolver sua coordenação, à medida que ela for sendo alfabetizada, aumentará
a sua capacidade motora.
Todo ser
humano pode se beneficiar de brincadeiras, tanto pelo aspecto lúdico, quanto
pelo aspecto da aprendizagem.
Brincando
desenvolvemos várias capacidades, exploramos e refletimos sobre a realidade, a
cultura na qual vivemos, incorporamos e, ao mesmo tempo, questionamos regras e
papeis sociais.
A
incorporação de brincadeiras na prática pedagógica desenvolve diferentes
atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens.
Exemplos de atividades que podem ser realizadas diariamente na
escola.
1. Andar livremente, batendo palmas;
2. Andar para frente;
3. Andar de costas;
4. Andar com as mão na cabeça ou na cintura;
5. Andar na ponta dos pés;
6. Andar encostando um pé à frente do outro;
Estes
requerem a discriminação visual:
7. Andar sobre diferentes tipos de linhas traçadas
no chão (retas e curvas) ou sobre o contorno de figuras geométricas, letras ou
numrais;
8. Andar, com as pernas abertas, sobre uma corda
esticada no chão;
Agora,
também, a discriminação auditiva:
9. Andar procurando seguir determinado ritmo, que
poderá variar do mais lento ao mais rápido (utilizar palmas, batidas do pé,
músicas etc para marcar o ritmo);
10. Andar aos pares ou trios, de mãos dadas,
seguindo em estímulo auditivo (música,por exemplo); cessando o estímulo, as
duplas ou trios param. Repetir várias vezes.
11.Descrever objetos apalpando com olhos fechados;
12.Mostrar o objeto, fechar os olhos, dar um objeto diferente
para reconhecer e depois entregar o certo;
13.Modelar areia molhada no parquinho;
14.Copiar modelos de formas simples;
15.Enfiamento de macarrão e contas grandes;
16.Prender pregadores na beira da caixa, fazendo brincadeira.
Colocam e depois tiram (de 2 em 2);
17.Recortar livremente figuras com a mão;
18.Recortar figuras usando uma mão com apoio e rasgando com a
outra;
19.Recortar pedacinhos de papel ou TNT colorido e colar
livremente;
20.Rasgar tiras de jornal ou revistas para fazer corrente
(elos);
21.Amassar papel (jornal) com uma Mão e depois as duas mãos e
abrir, 22.Desenhar com tinta guache;
23.Dobrar folhas ao meio na horizontal e vertical;
24.Dobrar a folha ao meio e passar canetinha, lápis cera ou
pintura a dedo na marca que ficou – mostrar que ficaram 2 partes, podendo fazer
dois tipos de trabalho um em cada lado;
25.Passar água de um copo para outro;
26.Passar água de um prato para o outro;
27.Pescaria com peixes na areia;
28.Passar caroços de feijão de um recipiente para outro com os
dedos em pinça;
29.Abrir e fechar zíper;
30.Abrir e fechar recipientes com rosca;
31.Abrir e fechar cadeado;
32.Abotoar e desabotoar botões;
33.Ocupar os espaços da caixa de ovo com objetos pequenos
(grãos, tampinhas);
34.Este mesmo exercício colocando uma bolinha azul e uma
vermelha em sequencia;
35.Imitar gestos feitos pela professora, com as mãos:
36.Abrir e fechar os dedos;
37. Andar por cima de letras e números;
38. Brincar com bolas de tamanhos diferentes;
0 comentários:
Postar um comentário