quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dramatizações para a Páscoa- 2014

A História do Coelhinho Branco
Era uma vez um coelhinho branco que vivia numa toca na floresta.
Um dia saiu com uma cesta para ir à horta buscar couves para fazer um caldinho para o seu jantar, mas quando voltou viu que a porta da sua casa estava fechada, e ele tinha-a deixado aberta! Bateu, e ouviu uma voz grossa que vinha lá de dentro a perguntar:
- Quem és tu?
- Eu sou o Coelhinho Branco e fui à horta buscar couves para fazer um caldinho. E tu, quem és?
- Eu sou a Cabra Cabrês, que te salta em cima e te faz em três!
O Coelhinho Branco ficou cheio de medo e pensou: «o que é que eu faço? Não posso voltar para casa pois está lá a Cabra Cabrês que me salta em cima e me faz em três. Só me resta ir pedir ajuda a um amigo.»
E foi o que fez. Andou, andou pelos campos fora até encontrar o Cão:
- Olá, o que se passa, Coelhinho Branco, que tens um ar tão triste? - perguntou-lhe o Cão.
- Cão, ajuda-me. Fui à horta buscar couves para fazer um caldinho, mas quando voltei para casa estava lá a Cabra Cabrês que me salta em cima e me faz em três! Ajuda-me, Cão!
- A Cabra Cabrês! Ai, eu não vou lá que tenho muito medo dela!
O Coelhinho Branco ficou ainda mais triste. Só tinha vontade de chorar, mas como tinha de conseguir voltar a entrar em casa, continuou a pensar: «o Cão não me pôde ajudar, mas tenho de encontrar uma amigo que possa. Já sei! Vou procurar o Boi. Ele é grande e forte, e de certeza vai-me
ajudar a fazer fugir a Cabra Cabrês que me salta em cima e me faz em três.»
E lá andou até encontrar o Boi:
- Que tens, Coelhinho Branco, que estás tão triste? – disse-lhe o Boi.
- Boi, Boi, podes-me ajudar? Já pedi ajuda ao Cão, mas ele não me pôde ajudar: é que fui à horta buscar couves para fazer um caldinho, mas quando voltei para casa estava lá a Cabra Cabrês que me salta em cima e me faz em três! Não sei o que fazer!
- A Cabra Cabrês! Ai, eu não vou lá que ela é muito má! Desculpa Coelhinho Branco, mas eu tenho muito medo!
O Coelhinho branco estava mesmo a ficar muito triste e não sabia o que havia de fazer.
Continuou a pensar no assunto: «fui ao Cão, mas ele não me pôde ajudar. Fui ao Boi, que é grande e forte, mas ele também tem medo da Cabra Cabrês que me salta em cima e me faz em três! A que outro amigo poderei pedir ajuda?»
E o Coelhinho Branco depois de muito pensar foi ter com o Gato:
- Olá! Que tens, Coelhinho Branco, que estás tão triste? – perguntou-lhe o Gato.
- Gato, ajuda-me! Já pedi ajuda ao Cão, mas ele não me ajudou.
Também pedi ajuda ao Boi, mas nem ele me ajudou. E depois pensei em ti que és meu amigo: eu fui à horta buscar couves para fazer um caldinho, mas quando voltei para casa estava lá a Cabra Cabrês que me salta em cima e me faz em três! Podes ir lá comigo?
- A Cabra Cabrês, que te salta em cima e te faz em três? Desculpa mas não, eu não vou lá que tenho medo!
O Coelhinho Branco ficou tão triste, tão triste, que se sentou numa pedra e começou a chorar:
Nisto passou uma formiga que lhe perguntou:
- Que tens, Coelhinho Branco, porque choras tanto?
E o Coelhinho Branco respondeu:
- Fui à horta buscar couves para fazer um caldinho, mas quando voltei para casa estava lá a Cabra Cabrês que me salta em cima e me faz em três! Já pedi ajuda ao Cão, ao Boi e ao Gato, mas nenhum me quis ajudar. Estou tão triste pois não sei o que fazer.
- Não te preocupes, Coelhinho Branco, eu vou lá contigo!
E partiram os dois a correr de volta para a toca do nosso amigo.
Mal lá chegaram, o Coelhinho Branco perguntou:
- Quem está ai?
- Estou eu, a Cabra Cabrês, que te salto em cima e te faço em três! E tu quem és?
Nesse momento, a formiga deu um grande salto, enfiou-se pelo buraco da fechadura e exclamou:
- Eu sou a Formiga Rabiga, que te salto em cima e te furo a barriga!
Dentro da casa ouviu-se um grande reboliço e muitos berros da Cabra Cabrês, que acabou por abrir a janela, saltar dali e fugir depressa pelos campos a fora.
O Coelhinho Branco agradeceu à formiga Rabiga, que o tinha livrado da Cabra Cabrês, e convidou-a para comerem juntos o caldinho de couves que ele fez com os legumes que tinha ido buscar à horta para o seu jantar.  

O COELHINHO QUE NÃO QUERIA ESTUDAR

personagens: Coelhinho Juquinha, coelhinhos irmãos de Juquinha, tio Coelho, pássaro mensageiro, coelhinha e vários animaizinhos da floresta.
*Caracterizar as crianças; escolher um narrador.
Na floresta, todos os filhotes de animais iam à escola. Só um ficava em casa, o coelhinho Juquinha.
- Aprender a ler? Para que? Eu não preciso disso, posso muito bem encontrar cenouras sem saber ler. Eu vou é me divertir.
Todos os animaizinhos tinham ido à escola, Juquinha resolveu distrair-se e pensou:
- Vou à casa do tio Coelho ouvir histórias.
Juquinha chegou à casa do tio Coelho, bateu... Chamou... Chamou, ninguém respondeu. Tio Coelho tinha deixado um aviso na porta, mas Juquinha não sabia ler e pensou:
- Com certeza tio Coelho foi fazer alguma visita. Vou embora.
Aborrecido por não ter encontrado o tio em casa, e cansado de tanto andar, Juquinha com surpresa avista o tio.
- Estou vindo de sua casa, tio Coelho. Que pena o senhor ter ido fazer visita justamente hoje.
- Fazer visitas? Você não leu o aviso que coloquei na porta?
Juquinha ficou muito desapontado e não respondeu. Tio Coelho se lembrou de que ele não sabia ler e explicou:


- Pois o aviso dizia: volto já, sente-se e espere um pouco.
- Ah! Então é isso que os avisos dizem. Pois já sei, agora aprendi.
No dia seguinte Juquinha foi à casa do senhor João de Barro conversar um pouco. Seu João de Barro não estava. Mas, bem embaixo de sua casa, havia uma cadeira com um aviso.
- Agora, já sei ler avisos. Senhor João de Barro volta já, vou sentar e esperar um pouco. Que horror! Sujei-me todo de tinta, por que não me avisaram?
Um pássaro mensageiro que passava disse: 
- Que é isto, Juquinha? Você não viu o aviso sobre a cadeira? Ah! Você não sabe ler, não é? Este papel na cadeira diz: tinta fresca.
- Como eu me enganei, mas agora eu não me engano mais. Já sei tudo sobre avisos.
Juquinha foi embora. Quando ele chegou em sua casa, viu a caixa do correio aberta. Dentro dela havia um papel.
- Já sei, não devo chegar perto da caixa, ela foi pintada de novo, aquele papel diz: tinta fresca. Vou passar bem longe.
No dia seguinte, Juquinha notou um movimento diferente. Parecia que estava acontecendo alguma coisa fora do comum. Havia muitos animaizinhos passando na rua. Eles não tinham ido à escola, carregavam doces, balas, bombons e salgados. Juquinha resolveu ir ver aonde eles iam e começou a acompanhá-los às escondidas. Os animais estavam parando no meio da floresta. Debaixo de uma árvore, colocavam os doces, salgados e bebidas.
- Um piquenique! E não me convidaram!
A coelhinha sua amiga viu Juquinha chorando e lhe perguntou:
- Por que você está chorando, Juquinha?
- Eu não fui convidado para o piquenique, ninguém se lembrou de mim.
- Lembraram sim, Juquinha. Eu vi o carteiro colocando o convite na caixa do correio de sua casa.
- Então aquilo era um convite? Pensei que fosse um aviso sobre tinta fresca.
- Ora Juquinha, que vergonha! Você precisa aprender a ler.
- Então eu fui convidado para o piquenique, que bom! Pensei que eles tinham se esquecido de mim, eu preciso aprender a ler, preciso aprender a ler. Amanhã mesmo eu vou começar. Serei o primeiro a chegar à escola.

Deixe o CD iniciar. Toda a turminha já arrumada para a páscoa deve estar à frente.

__Você sabe quem vem ali? Você sabe quem vem ali? É o seu coelho trazendo um presentinho para mim. Você sabe qual é o presente? É um ovo de chocolate cheio de ovinhos dentro que todos vocês que são meus amigos vão comer comigo!

Repetir com coreografia.

Entra uma criança vestida de coelho carregando uma cestinha

__Feliz Páscoa! Feliz Páscoa!

**Você pode, de fato, colocar as lembrancinhas de páscoa na cesta e realizar a entrega logo após a música. Se achar que isso fará com que a turminha fique agitada, então apenas deixe entrar o coelhinho para desejar feliz páscoa e em seguida cantem a música do coelho..."De olhos vermelhos"...



Dramatização de Páscoa: O COELHINHO GULOSO



Narrador: Coelhudo era um coelhinho muito comilão. Ele adorava roubar as cenouras dos outros coelhinhos enquanto eles estavam dormindo.


Entra o coelhudo, vai até um coelhinho que se encontra dormindo no cantinho, perto de uma árvore, rouba sua cenoura e sai correndo. Se esconde e começa a comer a cenoura.

Narrador:Então, o Coelhito, que estava desconfiado de Coelhudo porque somente as cenouras dos outros coelhinhos desapareciam e as dele não, decidiu lhe pregar uma peça.

Adivinhem o que ele fez!
O que vocês acham que o Coelhito fez para o orelhudo parar de roubar as cenouras, criançada????

Entra uma criança vestida de Coelhito. Deita para dormir, pega a própria cenoura e enche de... (mostrar para o público um vidro exageradamente grande escrito PIMENTA ou com desenho de uma pimenta) pimenta!!! Coloca pimenta dentro. Põe a cenourinha de lado, fecha os olhinhos e dorme...

Coelhudo entra devagarinho, pé ante pé... Chega pertinho do amiguinho, rouba sua cenoura e sai. Assim que morde a cenoura...

__Ai! Ai! Aiiiii minha boca está pegando fogoooooooo águaaaaaa águaaaaaa por favor!!!!!

Todos os coelhinhos da floresta vem correndo. Coelhito traz um copo de água para Orelhudo, que bebe com voracidade.

___Está vendo, orelhudo? Isto é que dá pegar as coisas dos outros! Nunca deve pegar aquilo que não lhe pertence, entendeu bem? Isso é muito feio!

__É mesmo! É mesmo! (chorando e esfregando a boquinha com as mãos) nunca mais vou pegar as cenouras dos amigos coelhinhos, vou comer as minhas!!! Desculpe amiguinho pelo que eu fiz, foi muito feio!! Prometo nunca mais pegar o que não me pertence!

Narrador: E assim, Orelhudo aprendeu sua lição. Nunca mais iria pegar aquilo que não é se
 “A toca de chocolate e a família do coelho Pascoal – uma família especial”
Os coelhos entram cantando a música:
Chegou à Páscoa
A Páscoa chegou, oh, oh,
E com ela eu vou, oh, oh,
Ganhar aquele ovo gostoso – bis
Que só de pensar
Fico meio bobo
E eu bem que mereço,
Do coelho esse presentão
Estudei bastante,
Fui comportado
Pro papai e pra mamãe
Não fiz malcriação
Venha coelho amigo
Vamos juntos comemorar
A Páscoa, festa tão linda,
Que sempre vou adorar.
Narrador
Era uma vez, uma toca, feitinha de chocolate, no meio de um lindo bosque, onde morava o Senhor Pascoal, um coelho muito especial, a Dona Coelha que se chamava Ninota e os seus filhotes: Fofinho e Fofona.
A mãe coelha cuidava deles com muito carinho e na toca de chocolate, cada um tinha sua tarefa:
* D. Ninota fazia deliciosos ovos de chocolate.
* Fofinho por ser muito forte, carregava a cesta de ovos de Páscoa, sem derrubar nenhum. E era aquele que passava entre os galhos de árvores mais apertados para entregar os ovinhos de Páscoa, sem deixar que nenhum se quebrasse.
* Fofona era responsável por colocar os ovos nos lugares mais altos e criava muitos esconderijos para os ovos da Páscoa.
(Enquanto o narrador for descrevendo cada um dos coelhos, de um em um, vão para frente e dizem: “Eu sou especial”, “eu sou o máximo”, “eu sou demais”).
Narrador: Assim, durante a Páscoa, ninguém ficava sem receber ovos de Páscoa.
Todos recebiam: Os que moravam em lugares altos, baixos e apertados para chegar.
Narrador: Um dia Dona Ninota falou:
D. Ninota: Meu primo Nino esta vindo passar um tempo conosco.
Isso é muito bom! Vai ser mais um coelhinho para nos ajudar.
Fofinho: Onde mora o Tio Nino?
D. Ninota: Ele mora atrás das colinas e mandou avisar que trará muitos ovinhos coloridos.
D. Ninota: vamos arrumar a toca para esperar o primo Nino.
(eles arrumam a casa)
D. Ninota: A casa ficou linda!
Fofona: Vamos preparar uma música para receber o tio Nino, pessoal?
Todos: É vamos.
Fofinho: Vamos, crianças?
(Cantam a música)
Páscoa
Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim ? Um ovo, dois ovos, três ovos assim ! Um ovo, dois ovos, três ovos assim ! Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm ? Azul, amarelo e vermelho também ! Azul, amarelo e vermelho também ! Coelhinho da Páscoa, com quem vais dançar? Com esta menina que sabe cantar ! Com esta menina que sabe cantar ! Coelhinho maroto, porque vais fugir? Em todas as casas eu tenho que ir ! Em todas as casas eu tenho que ir ! D. Ninota: Olhem! Lá vem o primo Nino.
Primo Nino: Olá, pessoal!
Todos: Olá, primo Nino!
Fofona: Primo Nino, preparamos uma canção para você.
Vamos cantar, pessoal?
(Cantam a música)
Fofinho: Mamãe, primo Nino usa óculos.
Ele não vai poder nos ajudar com os ovos da Páscoa. Quando ele pular, ira derrubar os óculos, e, além disso, já esta velhinho.
Fofona: Fofinho, primo Nino ficou triste.
Não fique triste primo Nino.
D. Ninota: O primo Nino não pode pular muito rápido por causa dos óculos e porque já está velhinho. Porém, ele sabe pintar ovinhos da páscoa como ninguém.
Todos: É?
Primo Nino: É sim. Eu sei pintar ovos de todas as cores e se vocês quiserem, eu ensino pra vocês também.
Todos: Que bom! Eu quero! Eu quero!
Narrador: Então, o primo Nino ensinou a todos, como pintar lindos ovos da Páscoa.
E nunca naquele bosque, tivera ovos tão diferentes.
É assim que a Páscoa acontece: com muito amor, fraternidade e aceitando as diferenças
Todos cantam a música:
O coelho bota ovo
O coelho é o símbolo da páscoa
Mas o ovo de onde é que ele vem?
Se a páscoa não tem pato nem galinha
E nem gema esse ovo tem
O ovo simboliza nova vida
Uma esperança de renovação
O coelho nos traz a fertilidade
E o desejo de uma grande união
O que importa mesmo é o chocolate
Crocante, branco ou marrom.
Mas o ovo fica muito mais gostoso
Quando vem recheado de bombom.
(Todos se abraçam felizes)

Personagens: Coelho e menina

Coelho: entra cantando, saltitando, muito feliz.
Menina: Olá coelhinha, por que está tão contente?
Coelho: Ué, você não sabe? Hoje é o meu dia!
Menina: Parabéns!!!!Não sabia que hoje é o seu aniversário!
Coelha: Quem foi que lhe disse que hoje é o meu aniversário?
Menina: Ué, você mesmo acabou de dizer, que hoje é o seu dia.
Coelho: Como você é bobinha (rindo) Então não sabe que hoje é o dia da páscoa?
Eu sou famoso, muitas pessoas me colocam em lojas, vitrines e até passo na televisão dizendo que hoje é o meu dia.
Menina: Claro que eu sei que hoje é a páscoa, mas não é o seu dia.
Coelho: Claro que é o meu dia, todos sabem disso, as crianças também sabe..só você que está por fora.Você não vê tv,é?
Menina: Eu tenho é pena de você que acham que a páscoa é do coelho. Eu não sei quem inventou essa história de que a páscoa é pra ganhar ovos e dar presentes...
Coelho: Eu também não sei,mas eu gosto porque eu fiquei muito famoso!
Menina: As pessoas não tem direito de trocar a pessoa que realmente é importante na páscoa por uma coisa quer nem existe,por exemplo: coelho coloca ovo?
Coelho:É verdade,eu não coloco ovo,muito menos de chocolate....mas olha,que é essa pessoa que você está falando que é importante na páscoa/
Menina: Essa pessoa é Jesus Cristo!!
Coelho: Quem?????
Menina: Jesus Cristo,o perfeito filho de Deus que morreu numa cruz....
Coelho: Mas porque Ele morreu na cruz?O que Ele fez?
Menina: Ele não fez nada de mal....Deus(seu pai) O enviou para o mundo para cumprir um plano muito especial.Ele veio ao mundo para salvar o pecador....Ele,que não tinha pecado algum sofreu,morreu numa cruz por nossos pecados....
Coelho: Coitadinho...está morto sem ter feito nada....
Menina: Mas calam coelhinho,a Bíblia diz em I Coríntios 15:3 e 4(mostra a bíblia) que Cristo Morreu por nosso pecados,foi sepultado,mas ao terceiro dia Ele ressuscitou
Coelho Ele ressus..oq? O que é isso?
Menina: Ele ressuscitou....ressuscitar é voltar é viver.Jesus não está morto,Ele reviveu.E mora no ce, .mas também pode morar no seu coração.
Coelho: Puxa,eu nunca ouvi falar de Jesus!!!!
Menina: Você não é o único coelhinho..tem muitas pessoas que ainda não conhecem as boas novas da salvação.Sabe,o inimigo não quer que conheçamos o verdadeiro significado da páscoa,não quer que ninguém conheça a Jesus,nosso Único Salvador.
Coelho: Mas porque?
Menina: Porque Jesus veio ao mundo para nos salvar,nos tirar do pecado..e um dia ele virá lado céu para nos buscar pra morar com Ele.Sabe o céu é um lugar muito especial que Deus preparou para todas aqueles queO amam e O aceitam....A biblia diz que lá no céu não tem choro,não tem escuridão,ninguém se machuca....é um lugar muito especial onde as ruas são de ouro,os muros de cristais...um lugar lindo!!!feito pra mim e pra todos aqueles que vivem na verdade....
Coelho: Éeeeeeeeeeeeeee verdade?????? Sabe, eu sou o coelhinho da páscoa e,já que você falou em verdade,eu quero te contar um grande segredo meu...
Menina: Conte coelhinho..pode falar....
Coelho: Existe muitos coelhinhos por aí,mas eu sou um coelhinho diferente porque sou um coelhinho da páscoa......mas eu escondo uma coisa...
Eu não sou um coelho(vai tirando a roupa de coelho),sou uma pessoa que se veste de coelho e que dá ovos de chocolate pra as crianças...e eu quero ir morar no céu com Jesus como você também vai.....Será que eu posso ir?
Menina: Claro que sim,a bíblia diz que todos podem morar no céu se aceitar a Cristo como seu Único e Verdadeiro Salvador.Você quer que Jesus habita no seu coração e faça dele morada para sempre?
Coelho: Eu quero sim...
Menina: Então,faça comigo esta oração: “Senhor,eu te recebo como meu Salvador,faça morada no meu coração,habite nela para sempre...eu creio que o Senhor morreu numa cruz meus pecados,por isso ofereço a minha vida como agradecimento do te amor.Em nome de Jesus,amém!”
Menina: Sabe,quando aceitamos a Jesus passamos a fazer parte da família de Deus..eu vou ler aqui na bíblia um versículo que nos prova isso( João 1::12),então você agora é filho de Deus...
Coelho: Mas me diz,o que o coelhinho tem a ver com a páscoa?
Menina: Nada....na páscoa comemoramos a morte e a ressurreição de Cristo, e devemos comemorara assim até que Jesus venha nos buscar.
Coelho: Tive uma idéia!!!!!!Vou contar esta mesma história que você me contou para todas as pessoas que conheço.
Menina: Isso mesmo!!!! A bíblia dia que devemos ir por todo mundo e pregar o evangelho a todos...E olha..vou te dá um presente.Você gosta de presente???
Coelho: Gosto,gosto muito!!!!!
Menina: (pega na bolsa uma bíblia embrulhada para presente),então o coelho abre..
Coelho: O que é isso?
Menina: Uma bíblia,é através dela que você conhece cada vez mais a Deus...ela é a Palavra de Deus...sempre que você precisar a bíblia tem a palavra certa pra você!
Coelho: Poxa,muito obrigada!!Vou ler com muito carinho...
Menina: Bom...agora preciso ir...vou á Escola Dominical
Coelho: Escola de que?
Menina: (rsrsrs) Escola Bíblica Dominical,é lá que aprendemos juntos com nossos irmão a conhecer cada vez mais a Palavra de Deus...inclusive foi lá que aprendi esta historia que acabei de te contar.
Coelho: Nossa..(meio envergonhado)será que posso ir com você???/
Menina: Claro que sim,você será muito bem vindo!!!!Vamos!!!
Coelho: Eeeeeeeeeeeeeeeeeeba!!!!!!!!
To muito feliz!!!!!! Sou filho de Deus!!!!!E você que quer ser feliz como eu estou é só aceitar a Cristo como seu Salvador,assim como eu fiz!!!! E lembre-se do verdadeiro significado da páscoa, heim...Tchau amiguinhos...

Narrador: Assim como o coelhinho,muitas pessoas não sabem o verdadeiro sentido da páscoa, acreditam em coelhinhos da páscoa,ovinho,essas coisa...mas louvamos a Deus porque existem muitos cristão que se prontificam a pregar o evangelho e compartilhar com as pessoas sobre o amor e Deus para conosco enviando seu único filho para morrer numa cruz e nos dá a salvação....Então ,assim como aquela menina convidou ao coelhinho para fazer parte da família de Deus ,eu hoje também quero lhe convidar par fazer parte da nossa família, e entrar no reino de Deus como a menina contou....(fazer o apelo inspirado no Espírito Santo de Deus)
É claro que todos nós gostamos de chocolates e doces que ganhamos na páscoa, mas muitas pessoas estão deixando Jesus Cristo de lado e se lembrando apenas do “coelhinho”,porque comemoramos a páscoa com doces se o que aconteceu foi algo sofrido e doloroso pra Cristo? Sabe,esse negocio de coelho e chocolates foi criado apenas como uma forma de algumas lojas ganhar dinheiro, e mesmo sem perceber acabamos no envolvendo com essas tradições de comer chocolates e doces....não é pecado comer essas coisas na páscoa,mas nós não podemos nos esquecer que Jesus Cristo é a nossa páscoa

A PÁSCOA DO BRONCOLINDO
(Sony Barbutti )
BRON – Oi, Turma! Eu sou o Broncolindo. Eu gosto de dar broncas, mas sou muito lindo. Vocês sabem que a Páscoa está chegando, né! E eu tive uma idéia muito legal. Vou correndo contar para minha mãe. Vocês querem saber?
NARRADOR – Enquanto isso na casa do Broncolindo ...
BRON - Mãe! Mãe! Aonde você está?
MÃE – Estou aqui, Broncolindo. (aparecendo em cena)O que aconteceu?
BRON – Mãe, mãe, a gente pode comprar um coelho, pode?
MÃE – Comprar um coelho pra que, meu filho?
BRON – Mãe, se a gente comprar um coelho, a gente vai ter um monte de ovo de chocolate! A páscoa vai ser legal de mais!
MÃE – Que idéia é essa, menino? Onde já se viu, coelho colocar ovo de chocolate?
BRON – (todo confiante) É sim mãe. Na páscoa os coelhos dãoovos de chocolate! A senhora nunca viu na televisão, nos supermercados... aparece em todos os lugares. Até na escola tem um mural. Aí mãe, se a gente comprar um coelho, a gente vai comer um montão de ovos de chocolate, né!
MÃE – (sorrindo) Não é assim, meu filho. Primeiro que os coelhos não colocam ovos como a galinha e os passarinhos...
BRON – (interrompe decepcionados) Não mãe? Então porque o coelho aparece junto com os ovos de chocolate?
MÃE – Os coelhos e os ovos são símbolos da Páscoa...(Bron interrompe eufórico)
BRON – Eu sei, eu sei. A professora já ensinou que símbolo é uma coisa que representa uma outra coisa. Igual no sinal de trânsito, o vermelho é pro carro parar. (com ar de inteligente)Viu, como eu sei?
MÃE – Muito bem, garoto esperto! Agora presta atenção. Páscoa é a festa que comemora a ressurreição de Cristo. Mas a Páscoa com ovos e coelhos é uma outra história. (Interrompe)
BRON – Conta mãe, conta. Eu gosto de ouvir história.
MÃE – O ovo é o símbolo da vida. Representa o nascimento, a renovação. Há muito tempo atrás, as pessoas comemoravam a Páscoa dando presentes uns aos outros. Só que na Alemanha depois da guerra faltava comida. E para as crianças não ficarem sem presentes, os adultos pintaram ovos de galinha com cores bem vivas e colocaram os ovos na floresta. Na manhã de Páscoa, mandaram as crianças procurarem os presentes na floresta. Quando chegaram lá viram a surpresa. Elas quiseram saber quem havia levado os ovos para lá. Como por todo lado que andavam, encontravam coelhinhos que haviam nascido naquela época. Então as crianças pensaram: “São estes coelhinhos que trazem e escondem os ovinhos...” E foi assim que os meninos e meninas passaram a acreditar que os coelhinhos faziam parte da história dos ovos de Páscoa.
BRON – Ué, mas se eram ovos de galinha que as crianças pensaram que eram de coelho, por que agora na Páscoa são ovos de chocolate?
MÃE – Os bombons só foram criados muito tempo depois, no século XX. Bem, certamente alguém aproveitou pra ganhar dinheiro e criou o ovo de chocolate.
BRON – Ainda bem! Porque o ovo de chocolate é muito, mas muito mais gostoso que o ovo de galinha!
MÃE – É meu filho, mas infelizmente na Páscoa as pessoas pensam em chocolate, bombons, brinquedinhos que vêm dentro dos ovos... e se esquecem de comemorar a Páscoa. A Páscoa é comemorada para lembrar que Cristo morreu e tornou a viver. E que agora nós podemos ter vida em Cristo aceitando Jesus como salvador, vivendo de acordo com a sua Palavra – a Bíblia.
BRON – Então mãe, não precisa mais comprar um coelho para mim não. Ele não bota ovo de chocolate mesmo. Agora eu sei que o mais importante é a gente viver a Páscoa lembrando que devemos viver o que Cristo ensinou.
MÃE – Isso mesmo, meu filho.
BRON – Viu crianças, eu estava enganado. Páscoa não é ovo de chocolate. Se vocês forem espertos assim como eu, vão comemorar a Páscoa lembrando que Jesus Cristo é o real sentido da Páscoa.
Bom, agora eu tenho que ir, Feliz Páscoa para todos vocês!
MÃE – Feliz Páscoa e não deixem de viver o que Cristo ensinou.

Os dois se despedem e saem

0 comentários:

Postar um comentário