Projeto Páscoa
O presente
projeto pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as
crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa,
mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial.
JUSTIFICATIVA:
Proporcionar as crianças o entendimento (o
vivenciar) o significado da Páscoa.
OBJETIVOS:
v Entender o significado da Páscoa;
v Diferenciar o sentido espiritual do comercial;
v Propor as boas ações, a solidariedade.
v Conhecer a origem da Páscoa.
v Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos
pessoas melhores.
v
SUGESTÃO
DE ATIVIDADES:
v Dramatização;
v Confecção de bombons (trabalhar a receita);
v Memorização de quadrinhas, coro falado, etc.
v Cantar músicas referentes ao tema;
v Trabalhar com sucata
v Confecção de cartazes;
v Recorte e colagem;
v Dobraduras
v Produção de Textos coletivos;(importante)
v Conversas informais;
v Leitura de quadrinhas, poesias;
v Escrita espontânea;
v Leitura de história sobre o tema;
v Cores;
v Tamanho: Maior e menor
v Modelagem
v Desenho e pintura
v Contar histórias: oralmente, em cartaz, filme,
cd’s, etc.
v Conversa informal, em rodinhas, sobre o
conhecimento prévio das crianças em relação à páscoa: o que é páscoa; por que
comemoramos a páscoa; por que gostamos de dar e ganhar ovos de chocolate para
comemorar a páscoa; o que significa o ovo de páscoa; etc.
v Brincadeiras: coelhinho sai da toca, registro
escrito da brincadeira; imitação de animais, etc
v Cuidar do coelhinho (de pelúcia )
v Estudar os símbolos e confeccionar a máscara
v Trabalhar com a letra P
v Trabalhar com os números 1 e 2
v Pintura facial
Bibliografia:
COLEÇÃO NANA NENÊ – UMA HISTÓRIA PARA CADA DIA. MÊS
DE MARÇO E ABRIL.
COLEÇÃO: O DIA-A-DIA DO PROFESSOR VOLUME 1-4
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria
da Educação Fundamental.
Referencial
Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF. Vol.3, 1998
0 comentários:
Postar um comentário