Corpo e Órgãos dos
Sentidos
Data:31/03 a 08/04
SENTIDOS
Nosso contato com
o mundo é feito através dos nossos sentidos. Os 5 sentidos ajudam o nosso corpo
a perceber tudo o que nos rodeia. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um
deles?
Tudo que sentimos com o nariz fica sob-responsabilidade do olfato. O cheirinho de terra depois da chuva, o bolo assando no forno, o cheiro do remédio e muitos outros.
E tudo que enxergamos: as cores, as distâncias, os tamanhos, os livros e as histórias ficam por conta dos nossos olhos.
Tudo que sentimos com o nariz fica sob-responsabilidade do olfato. O cheirinho de terra depois da chuva, o bolo assando no forno, o cheiro do remédio e muitos outros.
E tudo que enxergamos: as cores, as distâncias, os tamanhos, os livros e as histórias ficam por conta dos nossos olhos.
Tudo que ouvimos:
a música, os passarinhos, o cachorro latindo, o caminhão passando na rua, a
mamãe chamando pra vir almoçar, etc.
É tudo que podemos
tocar com as mãos e com a pele. É com o tato que sentimos se algo é áspero ou
liso, duro ou macio, quente ou frio.
É responsável por
todos os gostos que sentimos pela boca, através da língua. O doce, o salgado, o
amargo, o picante, se está frio ou quente.
Justificativa:
Iremos estudar os órgãos do
sentido (paladar, olfato, tato, audição e visão) que são imprescindíveis para a
sobrevivência do ser. Além de proporcionar o conhecimento e compreensão do
conteúdo, a intenção também será de mostrar o valor que devemos dar aos órgãos
e a importância de respeitar o próximo.
Objetivo Geral:
Realizar um apanhado geral dos assuntos
relacionados ao corpo humano, como cuidados com o corpo, higiene e órgãos dos
sentidos.
Objetivos Específicos:
- Identificar os órgãos dos sentidos;
- Compreender a importância dos cuidados com o
corpo;
- Conscientizar e promover a boa higiene;
- Valorizar os órgãos dos sentidos;
- Diferenciar as partes do corpo;
- Desenvolver a psicomotricidade;
- Estimular a criatividade.
Recursos:
- Desenho;
- Colagem;
- Brincadeiras;
- Músicas;
- Literatura infantil;(histórias)
- Pesquisa;
- Atividades escritas;
- Recortes.
Sugestão de atividades:
Trabalhar o saco
surpresa com objetos de vários tamanhos, texturas e formas diferentes
estimulando a percepção e observação.
Cantar: Música dos sentidos (melodia Terezinha de Jesus)
Meus olhinhos são pra ver,
Meu nariz para cheirar,
minha boca para comer
Meus ouvidos para escutar.
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos,
Pro amigo eu abraçar.
Cantar: Música dos sentidos (melodia Terezinha de Jesus)
Meus olhinhos são pra ver,
Meu nariz para cheirar,
minha boca para comer
Meus ouvidos para escutar.
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos,
Pro amigo eu abraçar.
Trabalhar com
material concreto cada sentido
Assistir vídeos (
DVD anexo)
Realizar experiências
com os sentidos
Trabalhar com o
número 2 relacionando ao corpo e os sentidos
Contar história de
Chapeuzinho vermelho
Algumas atividades desenvolvidas com o maternal nesse
momento deverão ser feitas coletivamente.
Confeccionar grandes cartazes com os órgãos dos
sentidos.
Com um grande boneco colar o olho, a boca, o ouvido, as mãos, e o
nariz.
Utilizar músicas infantis, cds e brincadeiras que
envolvam o tema.
Bolinhas de sabão, comidas para degustação, mãos
para sentir as diversas texturas, e cheirinhos de olhos vendados.
Referência
Bibliográfica
- BRASIL. Ministério da Educação e do
Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular para
a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF. Vol.3, 1998
- http://www.centrorefeducacional.com.br/froebel.html
0 comentários:
Postar um comentário