quarta-feira, 23 de abril de 2014

Sugestões de atividades com crianças de 2 a 3 anos-2014

Sugestões de atividades com crianças de 2 a 3 anos

As crianças de 2 e 3  anos são muito alegres e quando possuem um lápis e um papel se divertem bastante.


• As tintas de dedo são as preferidos. Com as mãos sobre o papel estão prontas para pintar com muita alegria. Papéis mais grossos são os indicados, como também maiores.
• Gostam também de construir suas próprias casinhas. Feitas de caixa de papelão com portas e janelas de abrir e fechar. Os móveis também podem ser construídos com caixinhas. Elas mesmas podem pintá-las.
 • As crianças podem fazer colares de diversos materiais
• No segundo ano de vida podem também começar a cantar. Cantem juntos! Elas aprendem rapidamente.
• De às crianças instrumentos musicais simples e fáceis de fazer manualmente. Esses podem ser uma tampa de panela, uma colher que proporciona ritmos como também os instrumentos rítmicos industrializados: tambor, chocalho flauta, etc.

* * Desenvolvimento da fala * *


• Com brinquedos simples o desenvolvimento das crianças pode ser estimulado. Pode-se sempre perguntar: “Onde está...?” Com essa indagação feita sobre diversos materiais e móveis existentes na sala, ou em um livro, você ajuda a elas a aprender o nome dos objetos de entorno e a conhecer o mundo à sua volta.
 • Ainda que a criança não compreenda o sentido da palavra ela apreende o sentido da língua, coisas e relações observando e vivenciando.
•Como outra brincadeira, você pode apontar perguntar-lhe:
- Aonde está seu nariz?
... Sua orelha... sua cabeça... seu braço... sua boca?
E assim ela vai aprender brincando.
 • Nessa idade um bom brinquedo para a criança é um livro de capa e folhas duras. Ali elas podem folhear, sentir e você pode esclarecê-las sobre cada figurinha que esteja ali. (Na creche tem alguns e outros de plásticos também)Incentive smpre o cuidado e explique como manusear esses livros.
 • Para que a linguagem se desenvolva converse com ela e deixe que ela converse com outras crianças. Logo verá como falará mais e cada dia mais corretamente. Conte historinhas para elas. Gostarão de ouvir e pedirão que as repita. Você verá que um dia elas já terão até mesmo decorado a historinha e quando você a contar ela a irá complementar. 

Música com materiais simples.
Caixa de ovos, latas de bebida, colheres, pauzinhos ou hastes de madeira, etc. Podem transformar- se em instrumentos musicais. Use a criatividade!
Enchendo objetos
Dê para as crianças diferentes latinhas, copos de iogurte vazios, papelões, garrafas de plásticos, etc. Elas poderão encher esses objetos com areia, e no verão brincar no parque ou também utilizando água. Comece você mesmo demonstrando como se pode construir uma  torre, uma montanha, etc. com areia, logo elas estarão fazendo o mesmo.

Conhecendo as formas
Recorte  as caixas de papelão (de produtos caseiros) ou caixas de sapato diferentes formas: círculo, triângulo, retângulo, etc. .
Dê para as crianças cortiça, bloquinhos de madeira para montar, pedaços de papéis grossos e peça- as para que as coloquem nos buraquinhos (de diferentes formas) das caixas.

Rolos de papel higiênico
Dê a elas alguns rolos de papel higiênicos vazios ou rolos de papel de cozinha (alumínio, toalha) e elas poderão brincar com eles, fazendo- os rolar, apertando-os, o mais forte consegue até rasgá-los, podem também pisar em cima !
Se as crianças forem um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com tinta de dedo ou ainda colar papeizinhos coloridos que podem ser rasgados em cima ( não se preocupe com a bagunça)
Painéis de textura
Numa cartolina cole uma lixa de papel, folha de alumínio, tecido, algodão, botões, cortiça, formando dois painéis. Deixem as crianças sentir as diferentes texturas.
Você pode escondê-las sobre um pano e as  crianças maiorezinhas poderão pelo tato adivinhar o que é .

Cobra de pano
Costure uma cobra comprida, feita de retalhos de tecido e encha- as com algodão. As crianças irão gostar muito de apalpá-la com a mão. Você poderá utilizar outros materiais para enchê-la.
Recipiente com tampas (vasilhas de margarina, copo de requeijão plásticos)
Você poderá também encher um potinho essas vasilhas com , arroz, pedrinhas. Depois, é só fechar bem e para segurança lacre- a com auxilio de fita isolante ou crepe. (instrumentos)
Papelão
Pode- se pintar um papelão com tintas de dedo. Uma caixa de papelão pode virar uma casinha. É só cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa deverá ser grande.
Com papelão a criança maiorzinha poderá ensaiar recortes (com tesoura sem ponta) e poderá fazer estrelas, ovos de páscoa ( para servirem de móbiles após serem pintados), etc .
Lembre- se que quando elas trabalharem com tinta de dedo, devem usar uma roupa velha ou
um avental ( podemos tentar fazer de TNT)  e o chão ou mesa devem estar protegidos com jornal.
 Aprendendo a guardar os brinquedos
Deixe as crianças guardar os brinquedos que utilizaram na aula. Elas podem pô-los em uma caixa de papelão vazia. Podem por: bolas de papel, algodão, bolinhas, etc . Quando tudo estiver dentro todo mundo canta uma musica e se houver tempo coloca- se tudo no  chão novamente e de novo começam a guardar e depois a cantar.

Espelho de papel alumínio
Você pode colar uma folha de papel alumínio na parede para que as crianças  olhem para seu reflexo. Os pequeninos gostam de se mirar no espelho. .
Travesseiros de balões
Colocar dentro de algumas fronhas alguns balões cheios e pedir para as crianças deitarem e colocarem a cabeça, rolar por cima e depois estourar ( com certeza será uma grande festa).

Brincadeira na areia
Quando estiverem no parque , dê à crianças forminhas, regadores, água e colheres e deixe- as brincar à vontade. Pode ser também latas, garrafas pet cortadas, vasilhas de margarina, etc.
 Rasgar e colar
Deixe as crianças rasgarem diferentes tipos de papéis: Jornais, papéis transparentes, coloridos, dourados e depois colarem sobre uma cartolina ou papel.

Tecido e lã
Colar restos de tecidos de diferentes formas e tamanhos (posso conseguir). Para se colar lã é necessário uma destreza maior, pois a  criança precisará firmá-la com a ajuda outros dedos para que se fixe no papel.

Caixas de ovos vazias
São também boas para que as  crianças  rasguem  ou também poderão brincar de colocar materiais dentro da caixinha de ovos: papéis amassados, cortiças, etc. Tome porém, cuidado para que não levem objetos pequenos na boca.
 Rasgar e cortar
Catálogos velhos ou jornais podem ser um ótimo material para que as crianças brinquem de rasgar. Quando são maiores podem exercitar-se em cortar as figuras. (lembre- se com tesoura sem ponta)
Areia e cola
A areia pode ser muito bem misturada com a cola, com isso aplicar essa mistura em latinhas e em  ima enfeitar com conchinhas do mar, milho, feijão  etc. .
 Navio de puxar
Com uma caixa de ovos podemos construir um navio de puxar. Com isso as crianças podem pintá-lo com tinta de dedo. Ponha um barbante em uma extremidade e o barquinho está pronto.
Aventuras para crianças pequeninas
Um túnel para as crianças engatinharem por dentro pode ser feito  com papelões grandes, cartolinas, diferentes tipos de tapetes, diferentes tipos de travesseiros , lençóis.etc.
Experimente você primeiro mostrar para elas como devem agir para brincarem e elas aprenderão rápido. Engatinhar embaixo do túnel, cantar rolar, etc.


Mãos a obra!

0 comentários:

Postar um comentário