quarta-feira, 23 de abril de 2014

Projeto Higiene para Educação Infantil 2014

Projeto Higiene para Educação Infantil


INTRODUÇÃO
         A faixa etária correspondente as crianças da Educação Infantil envolve a conquista de uma certa autonomia, desta forma consolidar os hábitos de higiene faz-se necessário também no âmbito escolar.
         Assim, busca-se neste projeto trabalhar a higiene corporal, especificando a necessidade de lavar as mãos, escovar os dentes, cuidar dos cabelos e das unhas, bem como de se tomar banho diariamente.
JUSTIFICATIVA
         O referido tema será abordado devido à necessidade de se retomar e consolidar os hábitos de higiene das crianças visando-lhes proporcionar o gosto por estar limpo e ter uma imagem agradável de si mesmo e para com os outros.
OBJETIVO GERAL
  • Promover e consolidar hábitos de higiene.
OBJETIVOS ESPECÍCICOS
  • Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora para pintura e colagem.
  • Estimular a atenção e a concentração.
  • Apresentar a importância da escovação dos dentes sempre após as refeições.
  • Conceituar a relevância dos cuidados com: nariz, orelhas, unhas e cabelos para a manutenção da saúde e promoção do bem estar.
  • Consolidar o conceito de se tomar banho diariamente.
Atividades:
1-Mostrar para as crianças um molde de uma boca de adulto, dizer os nomes dos dentes e suas funções. Perceber diferenças e semelhanças.

2-Atividade oral:  Observar o dente do colega e responder às perguntas. Elabore as perguntas.
3- Artes: Pintura com escova de dente.
4- Atividade em folha: Desenhar como os dentes ficarão se não cuidarmos
deles.
5-Atividade em folha: objetos que usamos para escovar os dentes. Colorir.

6-Atividades sobre a escovação dos dentes
A partir de uma dramatização com fantoches e uma atividade para colorir trabalhar a importância de se escovar os dentes sempre após as refeições. As crianças podem colorir a atividade com tinta guache utilizando pincel ou o dedo, com giz de cera ou lápis colorido. Espera-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de coordenação motora e percepção visual.
7-Atividade sobre lavar as mãos
Antes de colorir uma atividade ilustrativa sobre o tema, as crianças deverão ser conduzidas ao banheiro para uma explicação demonstrativa de “como lavar as mãos corretamente”. A atividade poderá ser colorida utilizando giz de cera. Espera-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de coordenação motora, percepção visual e percepção sensorial.
8-Atividade sobre cuidados com as orelhas
Será utilizada como fonte ilustrativa a atividade para colorir, a fim de se realizar a explicação de como é a maneira correta de se fazer a higiene das orelhas, frisando que não se deve introduzir hastes flexíveis (cotonetes) para isso, mas sim nos utilizarmos de uma toalha preferencialmente após o banho. Posteriormente a isso as crianças colorirão a atividade com giz de cera, tinta guache, lápis de cor, canetinhas coloridas ou cola colorida. Espera-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de coordenação motora, percepção visual e percepção sensorial.
9-Atividade sobre cuidados com a imagem pessoal
Iniciar-se-á a abordagem do tema a partir do reconhecimento das crianças de sua própria imagem no espelho, em seguida elas serão penteadas, “maquiadas” (se possível) e arrumadas para que se percebessem com uma imagem mais agradável e para compreenderem a necessidade de tais cuidados. Posteriormente deverá ser realizada uma atividade de colorir a fim de consolidar o conceito trabalhado, os materiais utilizados podem ser giz de cera, tinta guache, lápis de cor, canetinhas coloridas ou cola colorida. Espera-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de coordenação motora, percepção visual e percepção sensorial.
10-Atividade de consolidação dos conceitos trabalhados ao longo do projeto
Será realizada uma atividade de colorir e ligar, a fim de consolidar o conceito trabalhado, ou seja, hábitos de higiene. Os materiais utilizados podem ser giz de cera, tinta guache, lápis de cor, canetinhas coloridas ou cola colorida. Espera-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de coordenação motora, percepção visual e percepção sensorial.
11-  Sugestão de músicas:
  O sapo não lava o pé (Conhecimento popular)
  Ratinho Escovando Os Dentes - Rá-Tim-Bum (Hélio Ziskind)
  Ratinho Tomando Banho - Rá-Tim-Bum  (Hélio Ziskind
12-Brincar com as crianças utilizando bonecas e bonecos. Aproveitar a brincadeira para ensinar os alunos  a utilizar adequadamente os objetos de higiene pessoal (escova de dente, sabonete, toalha, escova de cabelo, cotonete, etc.)  
13-Vídeos
14-Nos CDS que foram distribuídos na Jornada pedagógica tem música sobre O corpo e sobre higiene. Verifique, aprenda e cante com suas crianças.

AVALIAÇÃO

Deve ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades,
Referencias:

Saúde Bucal infantil. Disponível em: http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/OralHealthAtAnyAge/InfantsAndChildren.cvsp?cid=BR_GoogleOC_art_infantil.
Aprender Brincando-Disponível em: 
http://professorajuce.blogspot.com/2009/03/higiene-i.html.































7 comentários:

Unknown disse...

lindo projeto

Unknown disse...

lindo projeto

Unknown disse...

Olá... Eu gostaria de saber se tem as cantigas de roda para os seus alunos aprenderem a cantar e as crianças sabem que não pode jogar lixo na rua porque lugar de lixo é no lixo, e também eu vou ensinar ao meu priminho as musiquinhas que devem ser ensinadas.
Eu sou "professorinha", e vou ensinar os meus alunos um projeto sobre o folclore e contar as lendas que não existem.
Beijinhos
Ana Gabriela

Unknown disse...

MUITO CRIATIVO, GOSTEI MUITO.

Unknown disse...

Parabéns!!

Unknown disse...

ADOREI O PROJETO TEM SUGESTÕES DE ATIVIDADES ÓTIMAS PARA SE TRABALHAR COM A CRIANÇADA.

Helloiza Alonso disse...

achei bem interessante esse projeto, vou recomendar para a nossa escola zona norte sp, mas o tema podia ser melhor dividido

Postar um comentário