Projeto Higiene para Educação Infantil
INTRODUÇÃO
A faixa etária correspondente as crianças da Educação Infantil
envolve a conquista de uma certa autonomia, desta forma consolidar os hábitos
de higiene faz-se necessário também no âmbito escolar.
Assim, busca-se neste projeto trabalhar a higiene corporal,
especificando a necessidade de lavar as mãos, escovar os dentes, cuidar dos
cabelos e das unhas, bem como de se tomar banho diariamente.
JUSTIFICATIVA
O referido tema será abordado devido à necessidade de se
retomar e consolidar os hábitos de higiene das crianças visando-lhes
proporcionar o gosto por estar limpo e ter uma imagem agradável de si mesmo e
para com os outros.
OBJETIVO GERAL
- Promover
e consolidar hábitos de higiene.
OBJETIVOS ESPECÍCICOS
- Possibilitar o desenvolvimento da coordenação
motora para pintura e colagem.
- Estimular a atenção e a concentração.
- Apresentar a importância da escovação dos
dentes sempre após as refeições.
- Conceituar a relevância dos cuidados com:
nariz, orelhas, unhas e cabelos para a manutenção da saúde e promoção do
bem estar.
- Consolidar o conceito de se tomar banho
diariamente.
Atividades:
1-Mostrar
para as crianças um molde de uma boca de adulto, dizer os nomes dos dentes e
suas funções. Perceber diferenças e semelhanças.
2-Atividade oral: Observar o dente do colega e responder às perguntas. Elabore as perguntas.
3- Artes: Pintura com escova de dente.
4- Atividade em folha: Desenhar como os dentes ficarão se não cuidarmos
deles.
5-Atividade em folha: objetos que usamos para escovar os dentes. Colorir.
6-Atividades sobre a escovação dos dentes
2-Atividade oral: Observar o dente do colega e responder às perguntas. Elabore as perguntas.
3- Artes: Pintura com escova de dente.
4- Atividade em folha: Desenhar como os dentes ficarão se não cuidarmos
deles.
5-Atividade em folha: objetos que usamos para escovar os dentes. Colorir.
6-Atividades sobre a escovação dos dentes
A partir de uma
dramatização com fantoches e uma atividade para colorir trabalhar a importância
de se escovar os dentes sempre após as refeições. As crianças podem colorir a
atividade com tinta guache utilizando pincel ou o dedo, com giz de cera ou
lápis colorido. Espera-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de
coordenação motora e percepção visual.
7-Atividade sobre lavar
as mãos
Antes de colorir uma atividade
ilustrativa sobre o tema, as crianças deverão ser conduzidas ao banheiro para
uma explicação demonstrativa de “como lavar as mãos corretamente”. A atividade
poderá ser colorida utilizando giz de cera. Espera-se por meio desta atividade
desenvolver habilidades de coordenação motora, percepção visual e percepção
sensorial.
8-Atividade sobre
cuidados com as orelhas
Será utilizada como
fonte ilustrativa a atividade para colorir, a fim de se realizar a explicação
de como é a maneira correta de se fazer a higiene das orelhas, frisando que não
se deve introduzir hastes flexíveis (cotonetes) para isso, mas sim nos
utilizarmos de uma toalha preferencialmente após o banho. Posteriormente a isso
as crianças colorirão a atividade com giz de cera, tinta guache, lápis de cor,
canetinhas coloridas ou cola colorida. Espera-se por meio desta atividade
desenvolver habilidades de coordenação motora, percepção visual e percepção
sensorial.
9-Atividade sobre
cuidados com a imagem pessoal
Iniciar-se-á a abordagem
do tema a partir do reconhecimento das crianças de sua própria imagem no
espelho, em seguida elas serão penteadas, “maquiadas” (se possível) e arrumadas
para que se percebessem com uma imagem mais agradável e para compreenderem a
necessidade de tais cuidados. Posteriormente deverá ser realizada uma atividade
de colorir a fim de consolidar o conceito trabalhado, os materiais utilizados
podem ser giz de cera, tinta guache, lápis de cor, canetinhas coloridas ou cola
colorida. Espera-se por meio desta atividade desenvolver habilidades de
coordenação motora, percepção visual e percepção sensorial.
10-Atividade de
consolidação dos conceitos trabalhados ao longo do projeto
Será realizada uma
atividade de colorir e ligar, a fim de consolidar o conceito trabalhado, ou seja,
hábitos de higiene. Os materiais utilizados podem ser giz de cera, tinta
guache, lápis de cor, canetinhas coloridas ou cola colorida. Espera-se por meio
desta atividade desenvolver habilidades de coordenação motora, percepção visual
e percepção sensorial.
11- Sugestão de
músicas:
O sapo não lava o pé (Conhecimento popular)
Ratinho
Escovando Os Dentes - Rá-Tim-Bum (Hélio Ziskind)
Ratinho Tomando Banho -
Rá-Tim-Bum (Hélio Ziskind
12-Brincar com as crianças utilizando bonecas e bonecos.
Aproveitar a brincadeira para ensinar os alunos
a utilizar adequadamente os objetos de higiene pessoal (escova de dente,
sabonete, toalha, escova de cabelo, cotonete, etc.)
13-Vídeos
14-Nos CDS
que foram distribuídos na Jornada pedagógica tem música sobre O corpo e sobre
higiene. Verifique, aprenda e cante com suas crianças.
AVALIAÇÃO
Deve ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades,
Deve ser realizada de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades,
Referencias:
Saúde Bucal infantil. Disponível em:
http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/OralHealthAtAnyAge/InfantsAndChildren.cvsp?cid=BR_GoogleOC_art_infantil.
Aprender Brincando-Disponível
em:
http://professorajuce.blogspot.com/2009/03/higiene-i.html.
7 comentários:
lindo projeto
lindo projeto
Olá... Eu gostaria de saber se tem as cantigas de roda para os seus alunos aprenderem a cantar e as crianças sabem que não pode jogar lixo na rua porque lugar de lixo é no lixo, e também eu vou ensinar ao meu priminho as musiquinhas que devem ser ensinadas.
Eu sou "professorinha", e vou ensinar os meus alunos um projeto sobre o folclore e contar as lendas que não existem.
Beijinhos
Ana Gabriela
MUITO CRIATIVO, GOSTEI MUITO.
Parabéns!!
ADOREI O PROJETO TEM SUGESTÕES DE ATIVIDADES ÓTIMAS PARA SE TRABALHAR COM A CRIANÇADA.
achei bem interessante esse projeto, vou recomendar para a nossa escola zona norte sp, mas o tema podia ser melhor dividido
Postar um comentário