PROJETO:
IDENTIDADE
E AUTONOMIA
Data:
de 06 a 21 de março
“A
educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para
assumirmos a responsabilidade por ele e, com tal gesto, salvá-lo da ruína que
seria inevitável não fosse à renovação e a vinda dos novos e dos jovens. A
educação é, também, onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para
não expulsá-las de nosso mundo e abandoná-las a seus próprios recursos, e
tampouco arrancar de suas mãos a oportunidade de empreender alguma coisa nova e
imprevista para nós, preparando-as em vez disso com antecedência para a tarefa
de renovar um mundo comum.” (ARENDT, 1972, p. 247).
Segundo o RCNEI
(Referencial para Educação Infantil), a identidade é um conceito do qual faz
parte a ideia de distinção, de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome,
seguido de todas as características físicas, do modo de agir, de pensar e da
história pessoal.
JUSTIFICATIVA
A construção da
identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A
escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família,
favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a
respeito de si e dos outros. A autoimagem também é construída a partir das
relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive.
Um
ambiente rico em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo,
promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao
mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a
estruturação da identidade, bem como de uma autoimagem positiva.
Neste âmbito, este
projeto tem como objetivo, o conhecimento global do ser humano: conhecendo seu
corpo, ampliando conceitos sobre sua identidade, descobrindo que o indivíduo
está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com
todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos,
pré - conceitos, características, valores de toda uma sociedade a qual ele está
inserido.
Consideramos que as
situações educativas que a criança vive na escola e a maneira como as
educadoras tratam essas atuações serão muito importantes na formação dos
conceitos de si mesmas.
OBJETIVO GERAL
Promover a integração
das crianças, a apropriação da escrita e da oralidade e valorização do seu nome
próprio, bem como no resgate da dignidade e da cidadania, através do
fortalecimento da identidade, da cultura, e do restabelecimento da autoestima é
o objetivo geral deste projeto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø Proporcionar ao aluno a apropriação de sua
identidade;
Ø Conhecer a história e o significado de seu nome;
Ø Desenvolver a autonomia, a autoconfiança e autoestima
da criança;
Ø Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
CONTEÚDOS POR EIXOS
CONTEMPLADOS
Todos os sete Eixos que
norteiam o currículo da Educação Infantil serão contemplados, são eles, a
saber:
Identidade e Autonomia e
Movimento
v Reconhecimento
progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração,
das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
v Expressão
de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem
oral.
Natureza e Sociedade:
v Participação
em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções.
Artes Visuais:
v Exploração
e manipulação de materiais, como lápis e pincéis de diferentes texturas e
espessuras, carimbo com batatas, etc.; de meios, como tintas, água, areia,
terra, argila etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel,
papelão, parede, chão, caixas, madeiras etc.
Linguagem Oral e
Escrita:
v Uso da
linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar
desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de
interação presentes no cotidiano.
v Participação
em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos,
poemas, parlendas, trava-línguas, etc.
v Participação
em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da leitura e da
escrita.
v Observação
e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em
quadrinhos etc.
Música:
v Exploração,
expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, e materiais
sonoros diversos.
v Interpretação
oral de músicas e canções diversas.
v Participação
em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Matemática:
v Utilização
da contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos,
brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais
as crianças reconheçam essa utilização como necessária.
v Manipulação
e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a
existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa
descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades
associativas: empilhar, rolar, encaixar
etc.
ESTRATÉGIAS
v Contação
de histórias por meio de diferentes meios (livros, fantoches, etc);
v Cantigas
de roda nos diferentes momentos estabelecidos na rotina diária; ( Atirei o pau no gato, não)
v Atividades
com imagens
v Atividades
com diversos objetos sonoros
v Construção
de brincadeiras;
v Sessão
cineminha;
v Brincadeiras
e cantigas que incluem diferentes formas de contagem: “a galinha do vizinho
bota ovo amarelinho; bota um, bota dois, bota três, bota quatro, bota cinco,
bota seis, bota sete, bota oito, bota nove e bota dez”; “um, dois feijão com
arroz; três, quatro, feijão no prato; cinco, seis, feijão inglês; sete, oito,
comer biscoito; nove, dez, comer pastéis”.
v Propor sistematicamente brincadeiras em grupos, integrando as crianças através
de conversa em rodinhas, a fim de possibilitar o conhecimento e a aproximação
das crianças.
v Organizar atividades individuais como criação e confecção de crachás, a
partir de desenho e cartaz para a identificação da criança.
v Trabalhar a percepção do corpo a partir de observações sistemáticas, no
espelho, do rosto, dos cabelos, das partes do corpo, da altura, etc.
v Estabelecer observações em duplas acerca das diferenças e semelhanças
entre os demais colegas, buscando construir o conceito do eu e do outro.
v Fazer gráficos de altura com tiras de jornal, após as observações no
espelho, procurando estabelecer as diferenças e as semelhanças de tamanho entre
as crianças..
v Fazer um desenho de corpo inteiro, incentivando a criança a reproduzir a
sua autoimagem; para isso, disponibilizar a ela diversos materiais como: tinta,
pincéis, papel colorido, etc.
v Na classe: nomear todos os objetos e móveis ali presentes.
Em “rodinha” iniciar me maneira descontraída e atrativa uma
dinâmica – O
Professor apresenta uma caixa, com tampa, decorada
da maneira que achar mais atraente a seus alunos e dentro de suas possibilidades
– Podendo ser caixa de sapatos, de
madeira, de vime, de qualquer outro artigo que tenha consumido, ou até mesmo um pequeno baú.
• O professor apresenta a caixa dizendo que dentro
dela tem o que existe de mais precioso,
de mais importante, um verdadeiro tesouro.
• Propõe, então, uma brincadeira onde cada um terá
que olhar o que tem dentro da caixa, ver
qual é este tesouro e manter segredo – Um a um devem olhar e voltar ao lugar sem poder contar o que viu –
Esta é a regra da brincadeira:
Manter segredo.
• Dentro da caixa deve conter um espelho, bem no
fundo, do tamanho exato da mesma. No
momento em que a criança for olhar o tesouro verá refletida sua própria imagem.
• A professora deve ficar atenta a cada reação
individual ao deparar-se com a própria
imagem. É fundamental criar um clima de muito interesse provocando sempre: Qual será este tesouro?
• Após todos terem visto sua imagem refletida dentro
da caixa e terem tido as mais diferentes
reações, cuidando sempre para que não falem enquanto todos não olharem, abrir então o debate, a conversa
informal.
• O que vocês viram dentro da caixa? Descobriram o
tesouro?
• Aproveitar cada resposta dos alunos,
orientando-os quando necessário, mas propiciando
que se expressem.
• A conversa deve fluir até o ponto em que o professor
perceber que os alunos perceberam que
eles são o tesouro – cada um deles – por isso não poderiam contar o segredo – pois todos somos únicos –
Ninguém é igual a ninguém.
Após a realização da Dinâmica do Tesouro,
ainda em círculo, sentados de forma confortável, provocar os alunos para que
observem seus próprios corpos e façam comparações: __ Quem é mais alto? Quem é
mais baixo? Quem tem a mesma altura?
__Quem tem cabelos loiros? Quem tem cabelos castanhos? Quem tem cabelos pretos? __ Quem é negro? Quem é
moreno? Quem é branquinho?
__ Quem tem olhos azuis? E castanhos? __ Quem é
menino? Quem é menina?
E assim propor que se agrupem de diferentes formas:
Exemplo:
__Vamos juntar todas as crianças que tem cabelo bem
curtinho do lado esquerdo em pé e todas
as crianças que tem cabelos compridos do lado direito sentadas.
__Vamos juntar os meninos de um lado e as meninas
do outro.
__ Agora vão pular só as crianças que tem olhos
azuis ou verdes.
Assim, o
professor pode ir brincando, criando diferentes situações de acordo com a sua turma, sempre tendo como objetivo que façam
comparações a partir das diferenças e
semelhanças existentes no próprio corpo e no corpo dos amigos.
Concluir a atividade quando não houver mais
interesse da turma.
AVALIAÇÃO
A avaliação será
contínua ao longo do processo, levando-se em consideração, as atividades
desenvolvidas, a interação dos pequenos com as mesmas e com o grupo e o
desenvolvimento destes quanto aos objetivos propostos. Será utilizado a competências
e habilidades que se encontram no diário
de classe.
REFERÊNCIAS
BRASIL. REFERENCIAIS
CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL – RCNEI,
Ministério da Educação. Secretária da Educação Fundamental – 3. ed. Brasília :
Secretaria, 2001..
LDB, Lei 9394 –
24 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional.
Brasília: Ministério da Educação, 1996.
VYGOTSKY, L. S. A
formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos
superiores. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
8 comentários:
Muito obrigado pela dica!
Muito obrigado pela dica!
Amei,
Parabéns! Gostei de todo projeto, vou usar para completar minha proposta já em andamento sobre identidade com a turminha do Maternal II. Obrigada!
Eu amei, devo usa-lo para apoiar as crianças num jardim-de-infancia na minha cidade dentro da cadeira de Didática em Educação de Infância, do curso que frequento.
amei <3
amei seu blog, sou estudante e me trouxe conhecimento passar por aqui. bjnhos
ótima abordagem, também fazemos assim na escola particular zona norte parabéns pelo lindo blog
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